Questões de Assessoria de imprensa (Jornalismo)

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A comunicação que ocorre no âmbito interno das organizações deve ser planejada estrategicamente. Sempre pensada como uma via de mão dupla, a comunicação interna visa informar os funcionários deixando claro porque algumas decisões são tomadas. Além disso, se bem planejada, ela promove a integração entre as áreas e se constitui em um agente humanizador das relações de trabalho. A comunicação interna possui dois canais: o formal e o informal. São canais formais:

  • A Rádio peão, rumor, e-mails e murais.
  • B Informação não verídica, boato, documentos e intranet.
  • C Documentos, memorandos, e-mails, murais, jornais internos e intranet.
  • D Telefone, e-mails, rádio peão, boato e intranet.

O media training, também conhecido como treinamento de imprensa, visa preparar os porta-vozes de organizações, com o objetivo de aperfeiçoar sua capacidade de se relacionar com os jornalistas, seja para dar entrevistas em eventos ou em encontros de relacionamento ou, ainda, a qualquer momento em que são procurados por profissionais de veículos de comunicação. Assinale as cinco razões para participar deste treinamento.

  • A Entender porque em crise não se deve atender a imprensa, oratória, manter a postura, não falar com jornalistas a qualquer hora, conhecer os tipos de veículos de comunicação.
  • B Aprender as palavras-chave, entender os diferentes tipos de veículos, oratória, manter a postura, saber lidar com repercussões negativas.
  • C Aprender as palavras-chave, entender porque em crise não se deve atender a imprensa; usar adequadamente a voz, saber usar a indumentária correta, aprender postura corporal correta.
  • D Saber lidar com repercussões negativas, não falar com jornalistas a qualquer hora, oratória, pensar que o jornalista não publica tudo o que é dito, aprender palavras-chave.

Os meios de comunicação institucional distribuem informações e recebem notícias de diferentes plataformas.
Nesse contexto, é correto afirmar que

  • A as inovações tecnológicas tornaram os veículos institucionais autônomos e independentes, sem conexão com outros meios.
  • B o acompanhamento das redes sociais ajuda a monitorar a repercussão dos assuntos da área de interesse do veículo, o que permite tirar dúvidas dos usuários, corrigir erros e combater as fake news.
  • C as polêmicas nas redes sociais impedem que haja interação proveitosa entre os veículos de comunicação pública e os usuários.
  • D as repercussões negativas dos assuntos de interesse do veículo devem ser ignoradas. As positivas, propagadas.
  • E o clipping de notícias torna-se desnecessário.
Acerca das atribuições, da organização, da estrutura e do funcionamento da assessoria de comunicação, assinale a opção correta.
  • A Entre as atribuições do porta-voz inclui-se conceder entrevista coletiva, sendo seu direito e seu dever não deixar que o seu assessorado, por despreparo ou inadvertência, declare algo que se reverta em prejuízo organizacional.
  • B A assessoria de imprensa é responsável pela elaboração do clipping, que é definido como um conjunto de documentos de mídia impressa e, portanto, não inclui imagens e sons, analógicos ou digitais.
  • C Ao escrever para um house organ, o jornalista tem o dever de ouvir todas as pessoas físicas e jurídicas envolvidas no fato que será divulgado, sob pena de ferir o decoro profissional.
  • D Boletins e newsletters, por serem instrumentos jornalísticos exclusivos de comunicação interna, não devem ser encaminhados a públicos externos, como, por exemplo, à imprensa.
  • E A função do porta-voz não pode ser improvisada ocasionalmente, uma vez que ele deve ser uma fonte reconhecível.
No gerenciamento de uma crise, é fundamental o papel da comunicação, sob pena de danos irreversíveis para a imagem da empresa e seus produtos. Pergunta-se aqui se, na recente catástrofe ecológica no rio Doce, em Minas Gerais, as empresas envolvidas: (I) agiram rapidamente; (II) assumiram de imediato as responsabilidades, inclusive sociais, pelo ônus causado; (III) foram as primeiras a advertir para os riscos; (IV) informam rápida e permanentemente o que está sendo feito, mostrando os resultados das ações corretivas. É correto afirmar que aquelas empresas
  • A cumpriram todos os quatro pontos citados.
  • B cumpriram apenas alguns dos pontos citados.
  • C não cumpriram quaisquer dos pontos citados.
  • D não cumpriram porque há outros responsáveis pelas ocorrências.