Questões de Atendimento Bancário (Atendimento ao Público)

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Existem ações que aumentam o valor percebido pelo cliente de uma agência bancária.
Um exemplo de uma dessas ações é

  • A aumentar as vantagens funcionais em detrimento dos benefícios emocionais.
  • B igualar o custo com os benefícios propostos nas peças de comunicação.
  • C preocupar-se com o aspecto financeiro envolvido na aquisição dos produtos.
  • D reduzir o tempo de espera e os aborrecimentos no atendimento.
  • E simplificar as instalações das agências para demonstrar austeridade.

Ao longo de um mês, o gerente fez uma análise profunda de tudo que acontecia em sua agência, tendo chegado à conclusão de que o problema dos serviços prestados aos clientes da agência estava localizado exclusivamente na dimensão da qualidade denominada responsividade.
Como forma de resolver esse problema, ele precisa

  • A reduzir o retorno obtido com os serviços prestados a partir do aumento da retenção de clientes e do uso das ferramentas de comunicação.
  • B promover atividades de treinamento para os funcionários terem mais vontade de ajudar os clientes e prestarem serviços com mais rapidez.
  • C ampliar o investimento em sistemas de informática, comprar novos computadores e equipamentos de informática e realizar reformas nas instalações da agência.
  • D diminuir os custos de operação da agência como um todo a partir da redução dos clientes com baixos scores e do ciclo de vida dos produtos oferecidos.
  • E solicitar recursos à direção para a compra de novos uniformes para os funcionários, assim como aumentar a quantidade de clientes atendidos em sua agência.

Um banco que vem atuando autonomamente sem vinculação a qualquer conglomerado financeiro poderá, nesse caso, nos termos da Resolução CMN n° 4.433/2015, compartilhar ouvidoria com a seguinte instituição:

  • A Órgão autorizado a funcionar pelo Banco Central.
  • B Sociedade de capital aberto autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários.
  • C Associação de classe à qual seja filiado.
  • D Banco vinculado a qualquer grupo financeiro nacional.
  • E Sociedade especializada em relações com terceiros.

As diversas etapas da venda devem ser consideradas no planejamento dos serviços bancários.

Uma delas, a pré-venda, engloba uma série de atividades relacionadas diretamente com os escriturários, na medida em que é uma etapa planejada para

  • A definir o valor a ser cobrado pelos serviços do banco.
  • B pesquisar as necessidades e desejos dos correntistas.
  • C analisar o ambiente mercadológico no momento.
  • D aumentar o conhecimento dos produtos comercializados.
  • E levantar os fatores externos que interferem nas negociações.

O ouvidor de uma instituição financeira exerce a sua função com diligência, procurando resolver a contento todas as reclamações dos clientes, inclusive recomendando mecanismos para evitar problemas similares aos já detectados no curso da sua atividade.

Possuindo parca estrutura administrativa, acumula a resolução de problemas com a gerência de uma reduzida equipe e a elaboração de relatórios que, nos termos da Resolução CMN n° 4.433/2015, devem ser encaminhados a algumas instâncias, entre as quais o

  • A Sindicato dos Bancos
  • B Órgão de Defesa do Consumidor
  • C Banco Central
  • D Presidente do Banco
  • E Comitê de Auditoria