Questões de Atendimento e Marketing (Conhecimentos Bancários)

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Para implementar uma estratégia de Inbound Marketing, o vendedor de uma empresa oferece um material rico disponibilizado pela sua empresa ao cliente, esperando que o consumidor que recebeu o serviço sinta-se comovido com tal gentileza, a ponto de querer fechar negócio ou priorizar a empresa na contratação de um serviço só pelo sentimento de benevolência que foi criado com a ação.
Essa situação exemplifica a aplicação de um gatilho mental denominado

  • A escassez
  • B reciprocidade
  • C aprovação social
  • D autoridade e afeição 
  • E compromisso e coerência

Considerando a estrutura organizacional da Caixa Econômica Federal, a decisão final relacionada à definição das linhas estratégicas de atuação, das diretrizes empresariais, da orientação geral dos negócios e do monitoramento e da avaliação dos resultados da empresa fica a cargo da(o)

  • A Diretoria executiva
  • B Presidência
  • C Corregedoria
  • D Ouvidoria
  • E Conselho de Administração

Após o final da apresentação sobre um serviço, um profissional de venda escutou do cliente potencial as seguintes frases:
(i) “Deixe-me pensar a respeito por algum tempo.” (ii) “Tenho que falar sobre isso com meu chefe.” (iii) “Devo aguardar até o próximo período de orçamento.”
Para superar essas objeções de adiamento, a estratégia adequada a ser adotada pelo profissional de vendas é

  • A convencer o cliente da importância do problema e do valor da solução, retornando à etapa de determinação de necessidades e mudando a percepção do comprador quanto ao valor ou ao preço do serviço.
  • B confrontar o cliente, pedindo que ele repita e esclareça as objeções e dê mais informações, ou fornecer informações adicionais para esclarecer algum mal-entendido que o cliente tenha a respeito do serviço.
  • C reconhecer que seu serviço não atende ao fim específico e tentar aumentar o valor perceptível desse serviço, enfatizando aquelas necessidades importantes que podem ser atendidas.
  • D solicitar um compromisso em relação a alguma ação futura que vá impulsionar a venda, como, por exemplo, solicitar um encontro com o cliente e seu chefe, ou com quem possa ter influência sobre a decisão.
  • E encarar o potencial cliente como um oponente, criando um clima de intimidade e camaradagem, e tirar o foco da venda da questão financeira, apresentando os melhores benefícios do serviço.

Em 28 de fevereiro de 2024, o presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, afirmou que o banco está reorientando sua atuação para colocar os clientes no centro das decisões e, para tanto, está mudando suas estruturas internas em busca de um maior foco nos clientes.
Disponível em: https://exame.com/brasil/estamos-trazendo-o- -cliente-para-a-centralidade-das-nossas-decisoes-diz-presidente- -da-caixa/. Acesso em: 8 abr. 2024. Adaptado.


As organizações que adotam o clientecentrismo podem usufruir de vários benefícios, mas também precisam gerenciar desafios.
Na criação de um mindset clientocêntrico, o maior desafio é a

  • A coleta de dados demográficos para o entendimento das necessidades e dos desejos do cliente.
  • B falta de uma cultura organizacional centrada no cliente e de líderes que estimulem essa cultura e a disseminem.
  • C personalização e a customização de soluções mediante gatilhos de incentivo na primeira compra, para que o consumidor queira fornecer seus dados de cadastro.
  • D cocriação de valor com os clientes, para criar serviços ou experiências que ofereçam valor adicional.
  • E medição da satisfação e da fidelização do cliente, com o intuito de destacar áreas que necessitam de melhorias.

No setor bancário, com tanta similaridade entre os produtos e serviços ofertados, o diferencial para o cliente passa a ser a qualidade com que os serviços são prestados. Assim sendo, para um indivíduo escolher em qual banco pediria um financiamento, ele foi a uma agência bancária fortemente recomendada por amigos e, depois de longa espera em uma fila interminável, a qualidade do atendimento face a face caracterizou-se por falta de informação, mau humor e tratamento grosseiro. Diante dessa experiência, ele formou uma imagem negativa da organização e decidiu que não usará os serviços dela.
A situação descrita ilustra um exemplo de

  • A gargalo
  • B deserção
  • C incidente crítico
  • D flor de serviço
  • E momento de verdade