Questões de Atividade Física, Recreação e Lazer (Educação Física)

Limpar Busca

Leia o texto a seguir.

As festas esportivas e as olimpíadas dos trabalhadores aconteciam sem o uso do cronômetro, fitas métricas e tabelas de resultados, e ao contrário, exploravam os exercícios lúdicos, as atividades de grupo e acentuavam gestos simbólicos de solidariedade. Esse movimento chegou ao ponto de criar uma organização internacional socialista da cultura corporal e a realizar três grandes olimpíadas de trabalhadores.

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. 4ª edição. Ijuí. Editora UNIJUÍ, 2011, p. 94.


Ao trazer os dados sobre a organização de trabalhadores, Bracht (2011) sustenta a possibilidade e a necessidade de que a classe trabalhadora seja

  • A criadora e aperfeiçoadora das produções da indústria do esporte.
  • B reforçadora e incapaz de contrapor à instituição esportiva.
  • C distribuidora dos bens sociais, especialmente os culturais.
  • D reprodutora e consumidora ativa da indústria cultural.
  • E produtora da própria cultura, lazer e esporte.

A realização de atividade física gera um amplo conjunto de estímulos em nosso organismo. Em estudos realizados sobre a frequência cardíaca, observou-se que ela se eleva a níveis significativamente mais altos do que os de repouso. Essa elevação da frequência cardíaca pré-exercício é conhecida como:

  • A Resposta antecipatória ao estímulo.
  • B Resposta prévia ao estímulo.
  • C Tensão pré-treino.
  • D Resposta ao estímulo prévio.
  • E Efeito pré-treino.

Analise as seguintes afirmativas sobre Atividade Física não Escolar e marque verdadeiro (V) ou falso (F).
( ) A prática regular de atividade física não escolar está associada apenas a benefícios físicos, como melhoria da aptidão cardiovascular e aumento da força muscular. ( ) Atividades físicas não escolares podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde mental, contribuindo para a redução do estresse e da ansiedade. ( ) As atividades físicas não escolares são geralmente menos eficazes na promoção da socialização em comparação com as atividades realizadas no ambiente escolar. ( ) Programas de atividade física não escolar, como caminhadas em grupo e aulas de dança, podem ser uma estratégia eficaz para combater o sedentarismo e promover a adesão a um estilo de vida ativo.


A sequência correta é:

  • A F-V-F-V.
  • B F-V-V-F.
  • C V-F-V-F.
  • D V-F-F-V.

Sobre as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a prática de exercícios e atividades físicas que crianças e adolescentes devem fazer, assinalar a alternativa CORRETA.

  • A Fazer, pelo menos, uma média de 20 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, e a maior parte dessa atividade física deve ser anaeróbica.
  • B Fazer, pelo menos, uma média de 60 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, e a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
  • C Fazer, pelo menos, uma média de 90 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, e a maior parte dessa atividade física deve ser aeróbica.
  • D Fazer, pelo menos, uma média de 40 minutos por dia de atividade física de moderada a vigorosa intensidade, ao longo da semana, e a maior parte dessa atividade física deve ser anaeróbica.

Sobre os benefícios dos exercícios físicos, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.
( ) Elevam os níveis de HDL e diminuem os níveis de LDL no sangue. ( ) Diminuem os níveis de pressão arterial. ( ) Tendem a aumentar a quantidade de tecido adiposo. ( ) Reduzem a sensibilidade à insulina

  • A C - C - E - C.
  • B E - C - E - E.
  • C E - E - C - C.
  • D C - C - E - E.