Questões de Atualidades no Turismo (Turismo)

Limpar Busca

Conforme o Observatório Nacional do Turismo (2023), do Ministério do Turismo, no ano de 2020, mais de 2 milhões de turistas internacionais vieram ao Brasil. Contudo, houve uma redução de 66,2% em relação ao ano de 2019, em que foram recebidos mais de 6 milhões de turistas de outros países. Essa queda ocorreu devido às consequências da crise sanitária, que impossibilitou o fluxo turístico em nível mundial. Quais foram os três principais países emissores de turistas internacionais para o Brasil no ano de 2020, ocupando, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares?

  • A China, Espanha e Irã.
  • B México, Suécia e China.
  • C Japão, China e Panamá.
  • D Canadá, Cuba e Espanha.
  • E Argentina, Estados Unidos e Chile.

Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas estavam trabalhando de maneira formal no setor de turismo, e recebiam uma remuneração média de R$ 1.648,76, conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Qual região teve o maior número de empregos formais no setor do turismo em 2020?

  • A Centro-Oeste.
  • B Norte.
  • C Nordeste.
  • D Sudeste.
  • E Sul.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as Atividades Características do Turismo (ACTs) no Brasil são componentes que representam a maior parte dos gastos dos turistas. São ACTs, EXCETO:

  • A Agência de viagem.
  • B Cultura e lazer.
  • C Aluguel de transporte.
  • D Transporte aquaviário, aéreo e terrestre.
  • E Destino turístico.

Apesar da grande quantidade de belezas naturais e culturais presentes no Brasil, somente em meados da década de 2000 foi estabelecido o primeiro plano de marketing para a promoção de uma imagem padronizada do país para o turismo internacional. Esse plano ficou conhecido como

  • A Plano Marechal Rondon.
  • B Plano Aquarela.
  • C Plano Tupi Guarani.
  • D Plano Canarinho.
  • E Plano pra Frente Brasil.

Com relação ao comportamento do turista na atualidade, assinalar a alternativa CORRETA:

  • A O comportamento não sofreu muitas alterações, principalmente no que tange aos hábitos de compra e à escolha dos destinos.
  • B O comportamento do consumidor vem mudando ao longo das décadas. O turista tem mais flexibilidade em relação aos períodos de férias e lazer e está mais exigente, pois está mais bem informado sobre as opções de produtos e serviços existentes.
  • C O comportamento do turista não tem relevância sobre o produto turístico.
  • D Surgiram novas necessidades, representadas por motivações de viagens e expectativas, porém cabe ao turista se adequar às peculiaridades do local turístico.