Questões de Atualidades no Turismo (Turismo)

Limpar Busca

Diversos fatores influenciam a tomada de decisão para a escolha em conhecer um destino turístico. Podemos citar condições econômicas, promoção e divulgação do destino, acessibilidade ao destino, infraestrutura do local e, nos dias atuais, muito fortemente, as tendências sociais. Em uma pesquisa de demanda turística realizada pelo Observatório de Turismo de Minas Gerais, publicada em 2022, a principal motivação entre os entrevistados na cidade de Divinópolis foi:

  • A Eventos.
  • B Compras.
  • C Religião e peregrinação.
  • D Visita a amigos e parentes.

Conforme o Observatório Nacional do Turismo (2023), do Ministério do Turismo, no ano de 2020, mais de 2 milhões de turistas internacionais vieram ao Brasil. Contudo, houve uma redução de 66,2% em relação ao ano de 2019, em que foram recebidos mais de 6 milhões de turistas de outros países. Essa queda ocorreu devido às consequências da crise sanitária, que impossibilitou o fluxo turístico em nível mundial. Quais foram os três principais países emissores de turistas internacionais para o Brasil no ano de 2020, ocupando, respectivamente, o primeiro, o segundo e o terceiro lugares?

  • A China, Espanha e Irã.
  • B México, Suécia e China.
  • C Japão, China e Panamá.
  • D Canadá, Cuba e Espanha.
  • E Argentina, Estados Unidos e Chile.

Em 2020, mais de 1 milhão de pessoas estavam trabalhando de maneira formal no setor de turismo, e recebiam uma remuneração média de R$ 1.648,76, conforme dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). Qual região teve o maior número de empregos formais no setor do turismo em 2020?

  • A Centro-Oeste.
  • B Norte.
  • C Nordeste.
  • D Sudeste.
  • E Sul.

De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), as Atividades Características do Turismo (ACTs) no Brasil são componentes que representam a maior parte dos gastos dos turistas. São ACTs, EXCETO:

  • A Agência de viagem.
  • B Cultura e lazer.
  • C Aluguel de transporte.
  • D Transporte aquaviário, aéreo e terrestre.
  • E Destino turístico.

Apesar da grande quantidade de belezas naturais e culturais presentes no Brasil, somente em meados da década de 2000 foi estabelecido o primeiro plano de marketing para a promoção de uma imagem padronizada do país para o turismo internacional. Esse plano ficou conhecido como

  • A Plano Marechal Rondon.
  • B Plano Aquarela.
  • C Plano Tupi Guarani.
  • D Plano Canarinho.
  • E Plano pra Frente Brasil.