Criador de um programa pioneiro na Rádio Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o pernambucano Ademar Casé oferecerá um espaço publicitário a Albino, dono da padaria Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não despertara um naco do entusiasmo lusitano. Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de um anúncio especialmente criado para o negócio, assinaria um contrato de publicidade. O encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan. 2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:
- A Rich Media: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa com objetivo de envolver o público e, assim, criar conhecimento e lembrança da sua marca.
- B Spot – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado pela na tríade: locução, música de fundo e efeitos sonoros.
- C Jingle – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado por uma música de curta duração, geralmente sua letra trabalha com as características identificadas pelo produto, serviço ou empresa.
- D Slider: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, cuja principal característica é o call to action, ou chamada para ação, que leva o usuário a outra atividade.
- E Pop-up: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa cuja caraterística, pensado pelo norte-americano Ethan Zuckerman com objetivo de chamar a atenção do usuário.