Questões de Áudio (Comunicação Social)

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Criador de um programa pioneiro na Rádio Philips, em 1932, no Rio de Janeiro, o pernambucano Ademar Casé oferecerá um espaço publicitário a Albino, dono da padaria Bragança, em Botafogo, Zona Sul do Rio mas não despertara um naco do entusiasmo lusitano. Firmou-se, porém, um acordo: se ele gostasse de um anúncio especialmente criado para o negócio, assinaria um contrato de publicidade. O encarregado foi o caricaturista Antônio Nássara. O produto ficou o seguinte refrão: “Oh Padeiro desta Rua. // Tenha sempre na lembrança // Não me traga outro Pão que não seja o Pão Bragança. 2X 
Disponível em: http://www.encurtador.com.br/gmwz5. Acesso em: 23 jan. 2023.
O formato radiofônico que levou para história esse episódio do rádio brasileiro foi:

  • A Rich Media: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa com objetivo de envolver o público e, assim, criar conhecimento e lembrança da sua marca.
  • B Spot – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado pela na tríade: locução, música de fundo e efeitos sonoros.
  • C Jingle – formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, formado por uma música de curta duração, geralmente sua letra trabalha com as características identificadas pelo produto, serviço ou empresa.
  • D Slider: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa, cuja principal característica é o call to action, ou chamada para ação, que leva o usuário a outra atividade.
  • E Pop-up: formato de característica comercial com a função de divulgar um produto, serviço ou empresa cuja caraterística, pensado pelo norte-americano Ethan Zuckerman com objetivo de chamar a atenção do usuário.

Os diretores e os produtores da área audiovisual devem estar atentos à estrutura interna ideal de um estúdio de gravação de rádio ou de TV. É necessário seguir alguns parâmetros específicos para que a gravação não seja comprometida. Uma das consequências da falta desses cuidados é a produção de um som conhecido por “ruído branco”. Assinale a alternativa que apresenta uma fragilidade no estúdio de forma a favorecer a ocorrência do ruído branco.

  • A Paredes revestidas de materiais isolantes.
  • B Porta maciça e com fechamento hermético.
  • C Ausência de janelas com acesso ao exterior.
  • D Piso com carpete ou macio e material absorvente.
  • E Condicionador de ar comum, do tipo residencial.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada corretamente ao termo técnico “sonora” em um roteiro de áudio.

  • A Efeito sonoro
  • B Intervalo entre blocos
  • C Depoimento de um entrevistado
  • D Trilha musical instrumental
  • E Qualquer música inserida

Ao planejar a plástica de programa, produtor e operador devem

  • A sempre usar músicas com letras, a qualquer momento, mesmo na hora em que o locutor estiver falando.
  • B montar uma trilha única (a mesma música) durante toda a transmissão do programa; outros efeitos são desaconselhados.
  • C pensar que, assim como a entonação e o ritmo de locução, os ruídos e efeitos podem acrescentar algo ao que está sendo transmitido num programa de variedades.
  • D considerar que, num programa de variedades, a voz do locutor é apenas um dos aspectos sonoros da transmissão, não devendo nunca ficar mais alta do que os efeitos sonoros e as trilhas da atração.
  • E lembrar que rádio é áudio, logo não é necessário formar imagens para os ouvintes por intermédio de efeitos sonoros.

Ao editar uma entrevista, o jornalista deve

  • A pensar na mensagem que quer passar, mesmo que para isso seja necessário deturpar um pouco a sonora do entrevistado.
  • B não eliminar gaguejadas e períodos de silêncio para não tirar a espontaneidade da sonora.
  • C retirar choros e gargalhadas em nome da neutralidade.
  • D escolher as sonoras de modo que elas sejam tão opinativas quanto for possível; o enredo e o contexto devem estar no texto do editor.
  • E repetir na sonora a informação que está no texto.