Questões de Auditoria de Conformidade (Auditoria)

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O processo de trabalho na auditoria tem início com a elaboração da programação anual de atividades definida pelos gestores em decorrência do plano de saúde. Sobre funcionamento e tipos de auditoria, assinale a afirmativa correta.

  • A A auditoria direta é voltada para apurar denúncias ou atender demais demandas não planejadas
  • B Na operacionalização compartilhada, a participação dos técnicos envolve mais de um componente do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
  • C A auditoria integrada é realizada com a participação de técnicos do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) e de outros órgãos de controle interno e externo.
  • D A auditoria de conformidade examina a legalidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à sua jurisdição quanto ao aspecto assistencial, contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial.

Em relação aos tipos e à execução da auditoria, julgue o próximo item. 


O objetivo de uma auditoria de conformidade é avaliar se atividades, transações financeiras e informações cumprem as normas que regem a entidade auditada. 

  • Certo
  • Errado

Assinale a opção que indica o tipo de auditoria que avalia se os atos, os procedimentos e as operações realizadas por uma entidade pública estão de acordo com as normas, as leis, os regulamentos, os contratos e as políticas aplicáveis.

  • A de Contas.
  • B Financeira.
  • C Operacional.
  • D de Qualidade.
  • E de Conformidade.

Durante a execução de uma auditoria de conformidade, a equipe de auditoria registrou, em determinado papel de trabalho, as seguintes informações:

I. indicação da documentação obtida durante a auditoria para respaldar as opiniões e as conclusões da equipe;

II. indicação da medida a ser proposta ao gestor para corrigir as irregularidades identificadas.

Essas informações devem constar, respectivamente, dos campos (ou colunas) do seguinte papel de trabalho:

  • A Causas e provas. / Da matriz de responsabilização.
  • B Critérios e evidências. / Da matriz de planejamento.
  • C Evidências e propostas de encaminhamento. / Da matriz de achados.
  • D Critérios e possíveis achados. / Do plano de auditoria.
  • E Objeto e proposta de encaminhamento. / Da matriz de monitoramento.

Durante a execução de uma auditoria de conformidade, a equipe de auditoria registrou, em determinado papel de trabalho, as seguintes informações:

I. indicação da documentação obtida durante a auditoria para respaldar as opiniões e as conclusões da equipe;
II. indicação da medida a ser proposta ao gestor para corrigir as irregularidades identificadas.

Essas informações devem constar, respectivamente, dos campos (ou colunas) do seguinte papel de trabalho:

  • A Causas e provas. / Da matriz de responsabilização.
  • B Critérios e evidências. / Da matriz de planejamento.
  • C Evidências e propostas de encaminhamento. / Da matriz de achados.
  • D Critérios e possíveis achados. / Do plano de auditoria.
  • E Objeto e proposta de encaminhamento. / Da matriz de monitoramento.