Questões de Auditoria de Imagem (Comunicação Social)

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As auditorias de cultura organizacional são fundamentais para avaliar o nível de aceitação da organização em relação aos públicos estratégicos. Entre os conceitos correntes na área, é correto afirmar:

  • A a análise da comunicação, realizada do ponto de vista do paradigma funcionalista, visa entender as distorções que ocorrem na organização devido a interesses de quem ocupa poder decisório.
  • B a auditoria deve abranger a análise da organização; os objetivos e as metas não atingidos e os planos estruturados para o futuro da administração.
  • C a auditoria, do ponto de vista do paradigma crítico, preocupa-se com o tangível e com o mensurável, le-vando em conta a eficiência e a eficácia das práticas comunicacionais.
  • D no paradigma interpretativo, o levantamento de dados segue o rigor dos padrões internacionais da pesquisa científica.
  • E na relação entre a organização e o consultor, no modelo denominado prescritivo, o consultor realiza o diagnóstico e a intervenção.

Segundo Kotler e Keller (2019), fazer uma seleção de mídia significa encontrar o meio mais eficaz em termos de custo para oferecer o número e o tipo de exposições desejados ao público-alvo. A respeito dos efeitos de tais exposições sobre a conscientização do público, é correto afirmar que "o valor qualitativo de uma exposição em determinado veículo" refere-se:

  • A ao impacto.
  • B à frequência.
  • C à exposição.
  • D à cobertura.
  • E ao convencimento.

Ao adquirir um produto, o cliente avalia o grau de satisfação por meio da apreciação dos atributos do item adquirido, considerando-se como desejados aqueles em que os atributos do produto

  • A atendem à expectativa básica do cliente, sem grandes contentamentos ou descontentamentos, com oferta do mínimo esperado.
  • B surpreendem as expectativas dos clientes com benefícios não esperados.
  • C ultrapassam os básicos indispensáveis, ou seja, os essenciais que o cliente espera do produto.
  • D são ofertados ao cliente quando ele não os espera, mas que ele os aprecia quando são oferecidos.

O termo churn no marketing de serviços é relacionado com:

  • A clientes especiais.
  • B perda de clientes.
  • C publicação interna.
  • D criação de um serviço.
  • E campanha publicitária.

Pode-se considerar que existam três etapas para a formulação de um plano estratégico de comunicação, o qual servirá de instrumento ao planejamento organizacional: pesquisa e construção de diagnóstico, planejamento estratégico e gestão estratégica.


Nesse ordenamento, a gestão é considerada a terceira etapa, dentre outros motivos, porque

  • A identifica a missão e os valores institucionais.
  • B analisa os ambientes interno e externo.
  • C estabelece filosofias e políticas institucionais.
  • D implementa o plano global de comunicação.
  • E determina objetivos e metas de comunicação.