Questões de Auguste Comte e o positivismo (Sociologia)

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Acerca dos preceitos positivistas sobre a produção do conhecimento científico, analise as alternativas a seguir como verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) Em uma visão positivista do mundo, a ciência é vista como o único caminho para se chegar à verdade e para entender e explicar os fenômenos, já que é impossível prevê-los e controlá-los.
( ) O positivismo repreende a aproximação das ciências sociais com as ciências da natureza e defende a adoção de métodos próprios e distintos dos adotados pela física, uma vez que os objetos dessas ciências são diferentes.
( ) O elemento mais importante de uma base empírica é o fato. A experimentação é uma estratégia questionável, e a neutralidade do pesquisador é uma condição indispensável.
( ) Para o Positivismo, é possível descobrir as leis e estabelecer as relações de causa e efeito que permeiam os fenômenos analisados, observando a clara dicotomia entre ciência e ação.

A sequência CORRETA é, de cima para baixo:

  • A V, F, F, V.
  • B F, V, F, F.
  • C V, V, F, F.
  • D F, F, V, V.
  • E F, F, F, V.
Na obra “Curso de Filosofia Positiva”, Auguste Comte aponta como a ciência e o espírito humano se desenvolveriam através de três diferentes estágios, o que permitiria a classificação e hierarquização das diferentes ciências, de acordo com o grau de simplicidade ou complexidade. Esta concepção se consolidou como uma das bases do chamado Positivismo. Tendo em mente a hierarquia das ciências, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, todas as ciências percorrem simultaneamente os três estágios de desenvolvimento, alcançando no ápice o conhecimento absoluto de seus objetos de estudo 
  • B Considerando o princípio de classificação, pautado simplicidade e complexidade, a física social se localizaria na base da linha hierárquica, pois, era uma ciência recém-criada que não possuía ainda uma metodologia consolidada
  • C A física social preencheria uma lacuna deixada por outras áreas no sistema das ciências de observação e, através da sua criação, seria possível estabelecer a Filosofia Positiva
  • D Direcionada à compreensão dos fenômenos sociais, a Física Social deveria voltar-se aos particularismos e singularidades, descartando as pretensões de caráter universal 
  • E No estado positivo, a imaginação e a observação dariam lugar à abstração, privilegiando a explicação das causas dos fenômenos a partir de uma conduta pautada na argumentação
Publicada no ano de 1830, a obra “Curso de Filosofia Positiva”, de Auguste Comte, foi uma das primeiras formulações daquilo que posteriormente seria a Sociologia. Um dos temas básicos abordados na obra foi a filosofia da história, cujo objetivo era demonstrar os motivos pelos quais um tipo específico de pensamento deveria prevalecer entre os homens. Diante do exposto, assinale a alternativa correta.
  • A Para Comte, a ciência e o espírito humano se desenvolveriam ao longo de três diferentes fases. A primeira fase consistiria na barbárie, passando pela fase teológica de transição, culminando no estágio mais avançado, o estado positivo 
  • B Na fase teológica, as explicações eram pautadas na crença em deuses e espíritos. Nesse estágio, os sujeitos estão convencidos do pouco conhecimento que possuíam do mundo, recorrendo às divindades na explicação dos acontecimentos 
  • C O conhecimento positivo é caracterizado pela imprevisibilidade, já que a observação se constituiria como a base da construção de conhecimento. Por isso, em tal estado há uma dissociação entre teoria e prática 
  • D No estado positivo, não haveria a busca pela causa, mas a procura das leis gerais que explicam os fenômenos sociais. Assim, o estudo da realidade deveria pautar-se nos fatos passíveis de observação
  • E Ainda que seu objetivo fosse compreender a sociedade, a física social não foi criada com a finalidade de intervir no meio social, restringindo-se a fins puramente científicos
Em sua obra “Curso de Filosofia Positiva” (1830-1842), Augusto Comte define um dos objetivos de seu trabalho: Explicar o grande fenômeno do desenvolvimento da espécie humana, isto é, descobrir o encadeamento necessário de transformações sucessivas pelo qual o Gênero humano, partindo de um estado apenas superior ao das sociedades dos grandes macacos, foi conduzido gradualmente ao ponto em que se encontra hoje.
Apud MORAES, Evaristo de (Org). Augusto Comte Sociologia. Rio de Janeiro: Ática, 1978, p. 53.
A respeito da teoria positivista do desenvolvimento social, assinale a afirmativa que indica corretamente a sequência do processo idealizada por Comte.
  • A Do estado positivo se desdobram os estados físico e teológico.
  • B Do estado teológico passa-se ao positivo e, em seguida, ao metafísico.
  • C Do estado metafísico inicial evolui-se para o teológico e o positivo.
  • D Do estado teológico passa-se ao metafísico e, deste, ao positivo.
  • E Do estado metafísico involui-se para o teológico ou para o positivo.

Assinale a afirmativa que identifica corretamente uma crítica de Max Weber à sociologia positivista.

  • A A ausência de rigor teórico.
  • B O fundamento estruturalista.
  • C A base economicista dos estágios de desenvolvimento.
  • D A carência de fundamentação científica do seu sistema.
  • E A indiferenciação entre ciências da natureza e humanas.