Questões de Avaliação da Satisfação do Cliente (Nutrição)

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Com relação à avaliação, diagnóstico e acompanhamento nutricional, analise as afirmativas a seguir e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.


(   ) Especificamente para lactentes, crianças e adolescentes utiliza-se a verificação dos índices peso / idade, peso / estatura, estatura / idade, IMC / idade para classificação do estado nutricional.


(   ) A avaliação nutricional de crianças e adolescentes deve ser realizada comparando-se os valores encontrados com o padrão de referência, por meio da verificação do Escore Z. Preconizam-se como padrão-ouro internacional as curvas de crescimento da OMS.


(   ) Na impossibilidade de aferição da estatura em crianças, adultos e idosos, no caso dos cadeirantes e acamados, pode-se estimar o valor da medida.


(   ) As pregas cutâneas e os perímetros são utilizados para avaliação de adequação do estado nutricional, sobretudo em indivíduos acamados, pois, nesses casos, a possibilidade de aferição do peso e da estatura ou a qualidade da aferição pode estar comprometida.


Assinale a sequência correta.

  • A F F F F
  • B V V V V
  • C V F V F
  • D F V F V

A análise sensorial de alimentos é a área da Ciência dos Alimentos que fornece informações importantes acerca da aceitação de um produto pelo consumidor final e para o(a) ____________ de produtos e processos. São qualidades __________ aquelas relacionadas ao gosto, ao odor, à aparência, à __________ e a todo estímulo sensorial empregado para reconhecer o alimento ou preparação.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A controle de custos – objetivas – embalagem
  • B marketing – de inocuidade – fabricação
  • C controle de qualidade – organolépticas – textura
  • D fabricação – palatáveis – aparência
  • E consumidor – organolépticas – cor
A avalição sensorial das preparações serve como instrumento importante para corrigir falhas no planejamento e na execução do serviço, bem como para melhorar sua qualidade. Ela deverá ser feita com base no conhecimento prévio do perfil de comensais, estado nutricional e número prévio de refeições habitualmente consumidas por dia. Acerca dessa avaliação, considere as seguintes variáveis:
1. Tipo de cliente. 2. Tipo de falhas. 3. Técnica de preparo. 4. Tempo da avaliação. 5. Higiene ambiental.
Entre as variáveis que determinam maior e menor aceitação das preparações e consequentemente do cardápio, a(s) mais comum(ns) são:
  • A 2 apenas.
  • B 3 e 5 apenas.
  • C 1, 2 e 4 apenas.
  • D 1, 3, 4 e 5 apenas.
  • E 1, 2, 3, 4 e 5.

Indicadores são importantes para avaliar a qualidade dos cuidados prestados aos clientes e podem ser representados por taxas ou coeficientes, índices ou número absoluto, ou mesmo um fato. Pode-se definir corretamente taxa ou coeficiente como sendo

  • A o número de vezes que o evento será medido em um determinado período de tempo.
  • B a relação entre dois números ou razão entre determinados valores.
  • C o número resultante de uma atividade, ação ou resultado de um processo.
  • D o número de vezes que um fato ocorreu, dividido pelo número de vezes que ele poderia ter ocorrido, multiplicado por uma base e definido no tempo e no espaço.
  • E o valor definido como objetivo a ser alcançado em um determinado processo.