Os serviços de informação estão investindo cada vez mais recursos na modernização de suas práticas gerenciais, na melhoria de seus processos e na capacitação de seus colaboradores, visando principalmente oferecer produtos e serviços mais adequados a seus usuários, otimizando ao máximo os recursos disponíveis, sem perder naturalmente o padrão de qualidade planejado.
No que se refere à gestão da qualidade em unidades de informação, e sobre o padrão de qualidade de uma biblioteca, assinale a alternativa incorreta.
- A Os modelos utilizados no Brasil para a gestão da qualidade em unidades de informação são as Normas Regulamentadoras (NR) e o Programa 5S, visando a relevância, captação, organização, armazenamento e utilização da informação.
- B Segundo a NBR ISO 9000, gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade em conformidade com as exigências dos clientes presentes e futuros.
- C A gestão da qualidade deve ser parametrizada pelas necessidades dos seus clientes, fundamentada na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria em todos os seus aspectos, visando à satisfação dos clientes.
- D A gestão da qualidade é a combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e por meio da qualidade, a partir da contínua melhoria do desempenho para manutenção da vantagem competitiva.