Questões de Avaliação de Serviços de Informação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Julgue o item que se segue.


Para escolher um método de estudo dos usuários, é essencial, em primeiro lugar, avaliar as necessidades da unidade de informação e os objetivos da pesquisa. Questionário, entrevista e técnica de Delphi são três métodos comuns de coleta de dados que empregam perguntas e dependem da disponibilidade de tempo, assim como os métodos de análise documentária (diários, análise de conteúdo, análise de citações, documentos de biblioteca). No entanto, eles têm vantagens sobre o método de observação, que requer um observador bem treinado e pode levar a distorções ou focar em um aspecto nem sempre relevante. 

  • Certo
  • Errado

Os serviços de informação estão investindo cada vez mais recursos na modernização de suas práticas gerenciais, na melhoria de seus processos e na capacitação de seus colaboradores, visando principalmente oferecer produtos e serviços mais adequados a seus usuários, otimizando ao máximo os recursos disponíveis, sem perder naturalmente o padrão de qualidade planejado.
No que se refere à gestão da qualidade em unidades de informação, e sobre o padrão de qualidade de uma biblioteca, assinale a alternativa incorreta.

  • A Os modelos utilizados no Brasil para a gestão da qualidade em unidades de informação são as Normas Regulamentadoras (NR) e o Programa 5S, visando a relevância, captação, organização, armazenamento e utilização da informação.
  • B Segundo a NBR ISO 9000, gestão da qualidade é o conjunto de atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização, no que diz respeito à qualidade em conformidade com as exigências dos clientes presentes e futuros.
  • C A gestão da qualidade deve ser parametrizada pelas necessidades dos seus clientes, fundamentada na identificação de requisitos de qualidade do produto ou serviço, no estabelecimento de um planejamento para que esse padrão seja atingido e na constante busca pela melhoria em todos os seus aspectos, visando à satisfação dos clientes.
  • D A gestão da qualidade é a combinação de estratégias, sistemas de gerenciamento, métodos e ferramentas da qualidade para tornar a organização apta a competir em qualidade e por meio da qualidade, a partir da contínua melhoria do desempenho para manutenção da vantagem competitiva.

A avaliação de serviços de informação requer definição prévia dos objetivos e metas da unidade de informação

PORQUE

a preocupação com a qualidade dos serviços e produtos e com a satisfação dos usuários refletirá no estabelecimento de políticas de desempenho.

A respeito do enunciado acima é correto afirmar que

  • A a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • B a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • C ambas as afirmativas são falsas.
  • D ambas as afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
  • E ambas as afirmativas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira.

Analise a afirmação a seguir, indicando os produtos e serviços que completam a frase como verdadeiros (V), e os que não a completam como falsos (F).

Considerando o ambiente de informação e trabalho bibliográfico em rede, avalie se os serviços e produtos bibliográficos se ampliaram, abarcando novos temas de interesse para o campo da Bibliografia, tais como:

I. busca e sistemas de informação federados.
II. sistema de coleta de metadados e inteligência coletiva.
III. preservação digital e arquitetura da informação.

Está correto o que se apresenta em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Com relação ao marketing da informação e à gestão da qualidade do atendimento, julgue o item.


Quanto à prestação de serviços, as funções desempenhadas pelas redes de bibliotecas estão relacionadas a: acesso compartilhado a conteúdos eletrônicos (revistas e bases de dados); acesso a catálogos virtuais e a centros de recursos de aprendizagem; empréstimo entre bibliotecas; serviços de informação e referência virtual; e suporte para atendimento aos públicos com necessidades especiais.

  • Certo
  • Errado