Questões de Avaliação e Indicadores de Qualidade na Educação (Pedagogia)

Limpar Busca

A avaliação escolar, quando utilizada de forma adequada, pode ser um instrumento valioso para o processo de ensino-aprendizagem. Entre as suas funções, destacam-se:

I. Diagnosticar as dificuldades e necessidades dos alunos.
II. Motivar os alunos para a aprendizagem
. III. Selecionar os alunos com o melhor rendimento.
IV. Identificar falhas no processo de ensino.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e III.
  • C Apenas II e IV.
  • D Apenas I, II e IV.
  • E I, II, III e IV.

A respeito do IDEB da Rede Pública do Município de Juripiranga – 2021, analise o texto, complete as lacunas e assinale a alternativa CORRETA:
No ano de 2021, o IDEB para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental na rede pública era _______e para os Anos Finais do Ensino Fundamental, de _______. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 153 e 70 de 223. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 4347 e 3102 de 5570.
https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pb/juripiranga/panorama
Assinale a alternativa CORRETA:

  • A 3,6 – 4,7
  • B 4,6 – 4,6
  • C 6,4 – 4,6
  • D 5,4 – 3,4
  • E 5,6 – 3,6

De acordo com Vasconcellos (2012), um dos aspectos básicos da tarefa educativa que a avaliação precisa abarcar corresponde ao(à):

  • A Categorização de julgamentos.
  • B Disciplinamento de aprendizes.
  • C Relacionamento interpessoal.
  • D Dirigismo conceitual.
  • E Compartimentação dos saberes.

O Art. 39 da Resolução nº 43/2023, que estabelece as Diretrizes para a Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Unidades de Ensino da Rede Municipal de Criciúma, determina que o conselho de classe será composto de acordo com a realidade da unidade de ensino e previsto no PPP. Sendo assim, quem NÃO integra o conselho de classe?

  • A Diretor da unidade de ensino.
  • B Conselheiro tutelar.
  • C Professores de turma.
  • D Orientador educacional.
  • E Professores de AEE.

Para Sanmartí (2009), a avaliação não pode ser considerada separada dos processos de ensino e aprendizagem.
Tendo como referência as ideias da autora sobre a avaliação, analise as afirmativas a seguir.

I. A atividade de avaliação pode ser descrita como um processo com as seguintes características: recolhimento de informação, análise dessa informação e emissão de um juízo sobre ela e tomada de decisão conforme o juízo enunciado.
II. A avaliação formativa é uma modalidade de aprendizagem realizada em momentos da escolarização visando atestar a aquisição de conhecimento de certos conhecimentos como também de capacidades e de atitudes relativas ao estudo; com finalidade orientadora, comparativa e seletiva.
III. A mudança no status do erro é um requisito necessário para que os alunos possam aprender a regular suas ideias e práticas, devendo o erro ser considerado normal e positivo, seja qual for o processo de aprendizagem.
IV. As modalidades de aprendizagem demandam diferentes tipos de instrumentos de avaliação e esses instrumentos devem ser escolhidos de acordo com os objetivos e com o tipo de conteúdo a ser avaliado.

Estão corretas as afirmativas

  • A I, II e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I, III e IV, apenas.
  • D I, II, III, apenas.