Questões de Avaliação e Reabilitação Vestibular (Fonoaudiologia)

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Sobre os músculos responsáveis pelo Sistema Estomatognático, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa INCORRETA.

  • A Na elevação mandibular, atuam os músculos temporal, pterigoideo medial e masseter.
  • B Quanto menor o volume do alimento, maior será a atividade do músculo obircular oral inferior.
  • C As bochechas, mais especificamente o músculo bucinador, têm o papel de retirar o alimento do vestíbulo.
  • D O abaixamento mandibular é promovido pela contração simultânea do músculo pterigoideo lateral.
  • E Os músculos supra-hioideos, principalmente os digástricos, assim como os genihioideos e milohioideos participam do movimento de abaixamento mandibular.

Paciente comparece à consulta fonoaudiológica, com história de desmaio rápido e sem internação, porém refere que está sem sensibilidade nos lábios. O profissional da fonoaudiologia avalia o paciente através de testes térmicos e de sensibilidade, além de toda estrutura orofacial e constata perda, apenas, da sensibilidade labial.
Diante disso, foi constatado que o par craniano afetado por ser responsável por essa função foi o

  • A Hipoglosso.
  • B Glossofaríngeo.
  • C Cervical.
  • D Trigêmeo.
  • E Acessório.

Sobre o desenvolvimento do sistema estomatognático no período intrauterino, observe as afirmativas abaixo:


I. A partir da terceira semana de vida intrauterina, é iniciado o processo de formação do estomodeu, que é a cavidade bucal primitiva.

II. Se a porção mandibular sofrer intercorrências, poderá resultar em malformações, como: a micrognatia, associada a pacientes como na Síndrome de Down (trissomia no cromossomo 21) ou mesmo assimetria mandibular, citada na Síndrome Goldenhar, devido à malformação dos primeiros e segundos arcos braquiais.

III. Por volta da 40ª semana gestacional, o palato primário, originando a pré-maxila, rebordo alveolar e parte interna do lábio superior.


É VERDADEIRO o que se afirma, apenas, em

  • A I e III.
  • B III.
  • C II e III.
  • D I.
  • E I e II.

O processo de follow-up é crucial para garantir o sucesso a longo prazo das intervenções fonoaudiológicas. Em relação à sua importância, assinale a alternativa que apresenta um dos desafios associados ao follow-up em tratamentos de longo prazo.

  • A O follow-up se restringe apenas à reavaliação de parâmetros fisiológicos, desconsiderando os aspectos sociais e educacionais do paciente.
  • B O follow-up foca em observar os progressos na fala, desconsiderando a necessidade de ajustes no planejamento terapêutico.
  • C O follow-up é necessário apenas para pacientes que não apresentaram evolução significativa durante o tratamento inicial.
  • D A dificuldade de realizar um follow-up eficiente está em manter a regularidade do acompanhamento, especialmente após a alta, para monitorar a continuidade dos ganhos terapêuticos no contexto social e escolar.

A avaliação psicomotora é um dos pontos a serem avaliados durante a infância pelo fonoaudiólogo. Nessa avaliação, é possível observar: motricidade fina, motricidade global, equilíbrio, esquema corporal, organização espacial, organização temporal e lateralidade.
Dos testes realizados, assinale a alternativa que NÃO faz parte da avaliação de motricidade fina.

  • A Construção de torre de madeira em blocos
  • B Fazer um nó
  • C Enfiar a agulha na linha
  • D Subir em um banco
  • E Fazer bolinhas de papel