Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, cuja responsabilidade principal é do poder público.
Com base no texto acima, podemos pensar que a avaliação é um processo importante para todas as ações e processos educativos. Nesse caso, marque a alternativa que representa a concepção de avaliação progressista.
-
A É um “certo modo” de ver o mundo imbricado somente sob a responsabilidade do professor e traz para as ações reflexos de nossa cultura e de nossas práticas vividas individualmente, impregnadas pela lógica da classificação e da seleção.
-
B A avaliação é um processo que acontece de forma individual, coletiva e institucional e, por isso, necessita estar em regime de permanente troca, respeitando os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e política.
-
C Privilegia o uso das notas escolares que colocam os avaliados em uma situação classificatória tendo como única desculpa a cultura meritocrática naturalizada pelo uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados.
-
D É uma prática que, de modo geral, é bastante comum de as pessoas entenderem que não se pode avaliar sem que os estudantes recebam uma nota pela sua produção, já que comumente, para o senso comum, ela é sinônimo de medida e produção.
-
E A avaliação é uma das atividades que ocorre isolada do processo pedagógico e exclui ações que implicam a formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos é isolada de um processo distante de ações educativas.