Questões de Avaliação Educacional (Pedagogia)

Limpar Busca

Esse processo de avaliação é utilizado não apenas para acompanhar a aprendizagem do aluno, mas também como um instrumento para auxiliar o docente. Representa o ponto de partida/centro de uma série de interdependências com as interações nos processos de ensino e aprendizagem. Ensino, aprendizagem e avaliação são processos interligados.
Com base no trecho, assinale a opção que indica corretamente o tipo de avaliação descrita.

  • A Somativa.
  • B Formativa.
  • C Diagnóstica.
  • D Comparativa.
  • E Classificatória.

O modo de entender e encaminhar os erros dos alunos na situação de ensino-aprendizagem é diferente para cada tipo de avaliação.
Em uma situação diagnóstica, o erro é entendido como um

  • A fato irrelevante para o processo de ensino-aprendizagem, por não refletir a realidade do aluno.
  • B indicador de que o aluno falhou no aprendizado e não foi capaz de atingir os objetivos propostos.
  • C indício da necessidade de intervenção pedagógica para a superação da dificuldade específica.
  • D resultado que mostra que o aluno foi exposto à avaliação antes do momento adequado.
  • E sinal de que o aluno deverá se preparar mais até o momento da avaliação real.

A sala de aula e as práticas pedagógicas têm sido objeto de diversos diagnósticos nacionais e internacionais, como a avaliação descrita a seguir:

Esta avaliação oferece informações sobre o desempenho dos estudantes na faixa etária dos 15 anos, idade em que se pressupõe ocorra o término da escolaridade básica obrigatória, vinculando dados sobre seus backgrounds e suas atitudes em relação à aprendizagem em três domínios básicos - leitura, matemática e ciências - e nos domínios inovadores, como resolução de problemas, letramento financeiro e competência global.

O trecho descreve a modalidade avaliativa denominada

  • A Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).
  • B Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA).
  • C Prova Brasil.
  • D Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
  • E Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica – SAEB.

As avaliações somativa e formativa diferem não apenas em seus métodos, mas também nos objetivos a serem alcançados.
Assinale a opção que indica corretamente uma característica da avaliação formativa.

  • A Comporta métodos variados para o acompanhamento contínuo do desenvolvimento do aluno
  • B Possibilita uma medida clara do desempenho do aluno em relação a determinado objetivo.
  • C Tem como foco a progressão do aluno ao longo dos diversos níveis do processo de aprendizagem.
  • D Usa o resultado final para atribuir gratificações de acordo com a performance de cada um.
  • E Permite a comparabilidade entre os rendimentos de vários alunos e otimiza o processo de ensino.

Há a avaliação da aprendizagem dos estudantes, em que o professor tem um protagonismo central, mas há também a necessária avaliação da instituição como um todo, na qual o protagonismo é do coletivo dos profissionais que trabalham e conduzem um processo complexo de formação na escola, guiados por um projeto político-pedagógico coletivo. E, finalmente, há ainda a avaliação do sistema escolar, ou do conjunto das escolas de uma rede escolar, cuja responsabilidade principal é do poder público.
Com base no texto acima, podemos pensar que a avaliação é um processo importante para todas as ações e processos educativos. Nesse caso, marque a alternativa que representa a concepção de avaliação progressista.

  • A É um “certo modo” de ver o mundo imbricado somente sob a responsabilidade do professor e traz para as ações reflexos de nossa cultura e de nossas práticas vividas individualmente, impregnadas pela lógica da classificação e da seleção.
  • B A avaliação é um processo que acontece de forma individual, coletiva e institucional e, por isso, necessita estar em regime de permanente troca, respeitando os protagonistas, de forma que se obtenha legitimidade técnica e política.
  • C Privilegia o uso das notas escolares que colocam os avaliados em uma situação classificatória tendo como única desculpa a cultura meritocrática naturalizada pelo uso das notas a fim de classificar os melhores e os piores avaliados.
  • D É uma prática que, de modo geral, é bastante comum de as pessoas entenderem que não se pode avaliar sem que os estudantes recebam uma nota pela sua produção, já que comumente, para o senso comum, ela é sinônimo de medida e produção.
  • E A avaliação é uma das atividades que ocorre isolada do processo pedagógico e exclui ações que implicam a formulação dos objetivos da ação educativa, a definição de seus conteúdos e métodos é isolada de um processo distante de ações educativas.