Questões de Avaliação Educacional (Pedagogia)

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Leia o texto a seguir. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, é oferecida em creches e pré-escolas, as quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade no período diurno, em jornada integral ou parcial, regulados e supervisionados por órgão competente do sistema de ensino e submetidos a controle social.
Resolução CNE/CEB 5/2009. Diário Oficial da União. Brasília, 18 de dezembro de 2009, Seção 1, p. 18.

Nesse sentido, a avaliação da educação infantil se dá por meio

  • A das provas e exames.
  • B do acompanhamento e registro do seu desenvolvimento.
  • C da cobrança pela leitura e escrita.
  • D dos exames de admissão.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira. Esse conjunto de avaliações abrange quais níveis da Educação Básica?

  • A Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
  • B Educação Infantil, Educação Especial e Ensino Fundamental.
  • C Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos.
  • D Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional e Tecnológica.

O IDEB é calculado considerando

  • A as médias das avaliações do SAEB e do ENEM.
  • B as médias das avaliações do SAEB e da Prova Brasil.
  • C os dados de evasão obtidos no censo escolar e os resultados da Prova Brasil.
  • D os dados de aprovação obtidos no censo escolar e as médias do SAEB.

A avaliação psicológica escolar deve ser um processo contínuo e multidisciplinar. Qual o principal objetivo dessa avaliação?

  • A Identificar alunos com dificuldades para reprová-los.
  • B Rotular os alunos com transtornos de aprendizagem.
  • C Compreender as dificuldades do aluno e propor intervenções adequadas.
  • D Comparar o desempenho dos alunos entre si.

O processo de avaliação do ensino e da aprendizagem deve ser coerente com a natureza da relação pedagógica e com os objetivos a que se propõe alcançar. Assim, a avaliação da aprendizagem do aluno tem como premissa

  • A o padrão quantitativo rígido.
  • B o padrão qualitativo rígido.
  • C a ruptura com a avaliação quantitativa.
  • D a consolidação de um modelo híbrido: qualitativo e quantitativo.