Questões de Avaliação Escolar e suas Implicações Pedagógicas (Pedagogia)

Limpar Busca

Esse processo de avaliação é utilizado não apenas para acompanhar a aprendizagem do aluno, mas também como um instrumento para auxiliar o docente. Representa o ponto de partida/centro de uma série de interdependências com as interações nos processos de ensino e aprendizagem. Ensino, aprendizagem e avaliação são processos interligados.
Com base no trecho, assinale a opção que indica corretamente o tipo de avaliação descrita.

  • A Somativa.
  • B Formativa.
  • C Diagnóstica.
  • D Comparativa.
  • E Classificatória.

Para Luckesi (2014), não existe “avaliação quantitativa”; segundo o autor, para ser efetivamente avaliação, implica que ela seja qualitativa, pois avaliar significa __________ um determinado objeto.
Assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna do trecho acima. 

  • A medir
  • B classificar
  • C atribuir valor a
  • D impor hierarquias a
  • E julgar as capacidades de

Em sua análise das três gerações de avaliação da educação em larga escala, Bonamino e Sousa (2012) afirmam que há evidências de que o uso de resultados das avaliações de terceira geração pode

  • A incentivar a inovação no currículo escolar, com destaque para a prática do ensino integrado, pois os educadores, sabendo que as avaliações em larga escala interligam diferentes áreas do conhecimento, procurarão enriquecer constantemente o currículo.
  • B envolver riscos para o currículo escolar, sendo um deles a situação conhecida como ensinar para o teste, que ocorre quando os professores concentram seus esforços preferencialmente nos tópicos que são avaliados e desconsideram aspectos importantes do currículo.
  • C ampliar a visão sobre o currículo escolar, levando os professores a ajustarem seus planos de aula para abranger integralmente os tópicos avaliados e os não avaliados, inclusive de caráter não cognitivo, reforçando a importância de cada aspecto do currículo.
  • D levar ao fim do currículo escolar tal como tem sido adotado nas redes de ensino público, devido à constante fragmentação dos tópicos avaliados, que cada vez mais contemplam aspectos específicos e detalhados sem o esforço de se buscar a interdisciplinaridade.
Considerando o trecho destacado:
"Para que a avaliação educacional escolar assuma o seu verdadeiro papel de instrumento dialético para o crescimento, terá de se situar e estar a serviço de uma pedagogia que esteja preocupada com a transformação social e não com a sua conservação" (Adaptado de LUCKESI, 2005) 
Fonte: LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005. Site: Avalia%E7%E3o%20da%20aprendizagem%20Escolar_Cap%EDtulo%20II.pdf (ufrrj.br) (Acesso em 18 de abril de 2024).
Assinale a alternativa que apresenta corretamente o tipo de avaliação escolar defendido no trecho.
  • A Avaliação em larga escala, pois o educando deverá ser observado em sua integralidade.
  • B Avaliação classificatória, como instrumento organizador e classificador dos educandos a partir de seus méritos.
  • C Avaliação Diagnóstica, como instrumento do reconhecimento dos caminhos percorridos e da identificação dos caminhos a serem perseguidos.
  • D Avaliação somativa, a qual visa verificar o alcance do que foi ensinado e as possibilidades de avanço dos conteúdos.
  • E Avaliação comparativa, instrumento dialógico de verificação do desempenho dos estudantes por um padrão externo ou com outro grupo de alunos.

Luckesi, em Avaliação da aprendizagem escolar (1999), define “avaliação da aprendizagem como um ato amoroso, no sentido de que a avaliação, por si, é um ato acolhedor, integrativo, inclusivo” (p 172), o que nos remete à compreensão da importância da avaliação pedagógica, para o professor do atendimento educacional especializado, porque é através dela que se pode realizar o Plano de AEE e efetivar as intervenções pedagógicas adequadas às necessidades de aprendizagem do(a) estudante, estabelecendo parâmetros reais de desenvolvimento.

No entanto, para que seja efetivo, o plano deve obedecer a quatro etapas fundamentais abaixo descritas.

Relacione as etapas listadas a seguir ao respectivo tipo de avaliação necessária a ser utilizada.


1. Avalição diagnóstica
2. Avaliação processual ou formativa
3. Avaliação de resultados ou somativa

( ) detectar novas possibilidades de intervenção e abordagem pedagógica

( ) elaboração do perfil de entrada e estudo de caso do(a) estudante para a estruturação do plano de trabalho AEE

( ) orientação à família e colaboração com o(a) professor(a) da sala de aula comum

( ) elaboração do perfil de saída do(a) estudante


A relação correta, na ordem dada, é

  • A 3 – 2 – 3 – 1.
  • B 1 – 2 – 3 – 1.
  • C 2 – 3 – 1 – 3.
  • D 3 – 1 – 3 – 2.
  • E 2 – 1 – 2 – 3.