Questões de Avaliação Física (Educação Física)

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Associe as técnicas de avaliação em Educação Física com suas respectivas descrições e aplicações:

1 - Teste de Cooper. 2 - IMC (Índice de Massa Corporal). 3 - Teste de Flexibilidade - Banco de Wells. 4 - Teste de Força Muscular – Dinamômetro. 5- Escala de Percepção Subjetiva de Esforço de Borg.

( ) Avalia a força muscular através da medição da força de preensão manual.
( ) Medida usada para avaliar o estado nutricional, calculada a partir da altura e do peso.
( ) Teste de resistência aeróbica que envolve corrida ou caminhada em um tempo específico para medir a capacidade cardiorrespiratória.
( ) Ferramenta que permite aos indivíduos classificar a intensidade do esforço durante o exercício.
( ) Avalia a flexibilidade geral do corpo, especialmente a dos músculos da região lombar e posterior das pernas.

A sequência correta de cima para baixo é: 
  • A 1 – 2 – 5 – 4 – 3.
  • B 4 – 2 – 1 – 5 – 3. 
  • C 3 – 4 – 1 – 5 – 2.
  • D 2 – 3 – 4 – 1 – 5.
  • E 5 – 4 – 3 – 2 – 1.
Antes do início de qualquer programa de exercício físico é de fundamental importância a realização de avaliação pré-participação e estratificação do risco cardiovascular para posterior tomada de decisão sobre a possibilidade de liberação para prática da atividade física de intensidade moderada. Um dos possíveis instrumentos utilizados nesta avaliação prévia é o questionário PAR-Q (Physical Activity Readiness). Sobre o questionário PAR-Q, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A Consiste em sete perguntas.
  • B Tem como objetivo liberar o indivíduo para a prática de atividades físicas de intensidade moderada.
  • C Deverá ser utilizado com o objetivo de determinar a necessidade de consulta médica antes do início de programas de atividades físicas ou testes de aptidão física.
  • D Se o indivíduo responder sim a duas ou mais perguntas, deverá ser encaminhado para consulta médica antes dos testes de aptidão física e/ou antes de iniciar programas de exercícios físicos.

Na Educação Física, a avaliação desempenha papel primordial e é o principal meio de compreender a condição física dos sujeitos e redefinir caminhos para melhorar sua saúde e desempenho. A avaliação física envolve o uso de procedimentos precisos e confiáveis para determinar com precisão a condição física de uma pessoa. Ao determinar o que será testado e com que finalidade a avaliação será feita, o profissional deve pesquisar, na literatura, o melhor teste para a situação. A seleção desses testes deve basear-se em nos princípios

  • A da validade, da confiabilidade e da objetividade.
  • B procedimental, informacional e de aplicação.
  • C da medição, da precisão e da sistematização.
  • D do critério, da predição e da adaptação.

Durante uma avaliação física, o Índice de Massa Corpórea (IMC) apresentado foi IMC- 24,5. Tal classificação pode ser definida como:

  • A Obesidade grave.
  • B Obesidade.
  • C Sobrepeso.
  • D Normal.
Analise as seguintes afirmativas sobre Medidas e Avaliação em Educação Física e indique se são verdadeiras (V) ou falsas (F):

( ) O teste de VO2 máximo é uma medida direta e precisa da capacidade aeróbica máxima de um indivíduo e não pode ser estimado por testes submáximos.

( ) A avaliação da composição corporal pode ser realizada através de métodos como bioimpedância e dobras cutâneas, cada um com seus próprios níveis de precisão e praticidade.

( ) Testes de agilidade e velocidade, como o teste de corrida de 50 metros, são relevantes apenas para atletas e não para estudantes em um contexto escolar.

( ) A avaliação postural em Educação Física é importante apenas para indivíduos que apresentam sintomas claros de desvios posturais.

( ) Medidas de flexibilidade, como o teste de sentar e alcançar, são úteis para avaliar a amplitude de movimento das articulações e a elasticidade muscular.

A sequência correta de cima para baixo é:  
  • A F – V – F – F – V.
  • B V – F – V – F – V.
  • C F – F – V – V – F.
  • D V – F – F – V – V.
  • E V – V – F – V – F.