Questões de Avaliação Institucional de Desempenho e de Aprendizagem (Pedagogia)

Limpar Busca

Em sua análise das três gerações de avaliação da educação em larga escala, Bonamino e Sousa (2012) afirmam que há evidências de que o uso de resultados das avaliações de terceira geração pode

  • A incentivar a inovação no currículo escolar, com destaque para a prática do ensino integrado, pois os educadores, sabendo que as avaliações em larga escala interligam diferentes áreas do conhecimento, procurarão enriquecer constantemente o currículo.
  • B envolver riscos para o currículo escolar, sendo um deles a situação conhecida como ensinar para o teste, que ocorre quando os professores concentram seus esforços preferencialmente nos tópicos que são avaliados e desconsideram aspectos importantes do currículo.
  • C ampliar a visão sobre o currículo escolar, levando os professores a ajustarem seus planos de aula para abranger integralmente os tópicos avaliados e os não avaliados, inclusive de caráter não cognitivo, reforçando a importância de cada aspecto do currículo.
  • D levar ao fim do currículo escolar tal como tem sido adotado nas redes de ensino público, devido à constante fragmentação dos tópicos avaliados, que cada vez mais contemplam aspectos específicos e detalhados sem o esforço de se buscar a interdisciplinaridade.

Qual das seguintes afirmações é FALSA em relação à avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental?

  • A As avaliações devem ser usadas como uma ferramenta para melhorar o ensino e a aprendizagem.
  • B Feedback construtivo e oportuno é essencial para o desenvolvimento dos alunos.
  • C A avaliação deve ser um processo contínuo e multifacetado.
  • D As avaliações devem focar exclusivamente em testes escritos e notas.

As taxas de rendimento escolar são informações produzidas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio dos dados coletados pelo Censo Escolar da Educação Básica, e são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados da escola e do município. As três taxas de rendimento escolar são:

  • A aprendizagem, repetência e retenção.
  • B aprovação, reprovação e abandono.
  • C avanço, desistência e avaliação.
  • D evasão, matrícula e duração.

Finalidade principal da avaliação mediadora nos processos de ensino e aprendizagem:

  • A Levantar dados e informações acerca das aprendizagens dos alunos apenas para decidir acerca da progressão ou não destes.
  • B Aplicar e corrigir atividades circunscritas ao desempenho cognitivo dos estudantes e registrar os resultados de modo a possibilitar o replanejamento, sempre que necessário.
  • C Verificar se o aluno desenvolveu competências e habilidades cognitivas, atinentes ao mercado de trabalho, a fim de identificar dificuldades de aprendizagem a serem superadas.
  • D Conhecer, compreender e acolher os alunos em suas diferenças e estratégias próprias de aprendizagens para planejar e ajustar ações pedagógicas que favoreceram a cada um e ao grupo como um todo.
  • E Tem a função de levantar dados e informações, levando-se em consideração a verificação das aprendizagens adquiridas, ao final de cada período letivo (bimestre, semestre ano, por exemplo).

Tendo em vista os conhecimentos acerca da Psicopedagogia Institucional, preencha as lacunas.

A Psicopedagogia Institucional acontece nas _________ e tem por objetivo prevenir as ___________, auxiliando os ____________, os _________ e a equipe __________ no trabalho com a ___________.

A alternativa, que contém a sequência na ordem e CORRETAMENTE, é:

  • A clínicas, limitações de movimento, médicos, pacientes, multifuncional, doença.
  • B casas, problemáticas de socialização, indivíduos, familiares, escolar, humanização.
  • C empresas, demandas de relacionamento, consumidores, colaboradores, gestora, convivência.
  • D escolas, dificuldades de aprendizagem, professores, pais, educativa, inclusão.