Questões de Avaliação Psicológica (Psicologia)

Limpar Busca

As avaliações psicológicas são uma área central na psicologia que envolve a medição de diferentes aspectos do comportamento humano, traços de personalidade, habilidades cognitivas e estados emocionais. A eficácia dessas avaliações depende da utilização de medidas psicológicas fundamentadas em princípios científicos.

Assinale a alternativa que contém apenas os fundamentos principais das medidas psicológicas.

  • A Validade • fenômeno psicológico • especificidade • estudo randomizado
  • B Validade • confiabilidade • padronização • escalas de medida
  • C Confiablidade • fenômeno psicológico • escala de medida • estudo randomizado
  • D Confiabilidade • peso • especificidade • escala de volume
  • E Padronização • peso • especificidade • fenômeno psicológico

Hutz et al. (2016) destacam a importância da entrevista inicial em um processo de psicodiagnóstico. Sobre a entrevista inicial, assinale a alternativa correta.

  • A Entende-se por entrevista inicial somente o primeiro encontro com o paciente, cuja finalidade é conhecê-lo e compreender o motivo do psicodiagnóstico.
  • B É relevante questionar ao paciente, exceto quando se trata de crianças, se ele sabe a razão pela qual foi encaminhado à avaliação.
  • C A entrevista inicial é sempre semiestruturada, visando coletar o maior número de informações possíveis.
  • D Um dos objetivos da entrevista inicial é a investigação da queixa do problema a ser avaliado, permitindo o maior número de informações que auxiliarão no entendimento do caso.
  • E A entrevista inicial investiga somente o problema em si, ficando a avaliação da realidade atual do paciente para um momento posterior do processo de psicodiagnóstico.

Analise as assertivas abaixo sobre o psicodiagnóstico e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É limitado no tempo e visa um diagnóstico psicológico.


( ) Não pressupõe a adoção de um ponto de vista científico sobre o fenômeno avaliado, podendo ser descritivo ou dinâmico.


( ) Se baseia na coleta de múltiplas informações que possibilitem a elaboração de uma hipótese diagnóstica.


( ) Necessita de uma teoria psicológica que o fundamente, uma vez que os fenômenos são observados e analisados na perspectiva de um pressuposto teórico.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A F – F – V – F.
  • B V – V – V – F.
  • C V – F – V – V.
  • D F – V – F – F.
  • E V – F – F – V.

Para que um teste psicológico atenda aos requisitos mínimos delineados na Resolução CFP nº 9/2018 e receba um parecer favorável, é necessário que o manual do teste forneça informações coerentes sobre a fundamentação teórica, as características psicométricas e as técnicas do teste psicológico, bem como priorize a justiça e a proteção dos direitos humanos na avaliação psicológica. Entre os requisitos mínimos indicados que o teste deve apresentar de forma satisfatória, estão:
I. Especificação do construto que ele pretende avaliar.
II. Pelo menos um estudo satisfatório de análise dos itens (inclusive para testes projetivos). III. Possuir sistema de correção e interpretação de escores baseados na literatura. 
Está CORRETO o que se afirma:

  • A Apenas no item I.
  • B Apenas no item II.
  • C Apenas nos itens I e III.
  • D Apenas nos itens II e III.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as fontes de informação para a realização de avaliação psicológica aos seus respectivos métodos, técnicas e instrumentos.
Coluna 1 1. Fontes fundamentais de informação. 2. Fontes complementares de informação.
Coluna 2 ( ) Testes psicológicos aprovados pelo CFP para uso profissional da psicóloga e do psicólogo. ( ) Entrevistas psicológicas e anamneses. ( ) Protocolos ou registros de observação de comportamentos obtidos individualmente ou por meio de processo grupal e/ou técnicas de grupo. ( ) Documentos técnicos, tais como protocolos ou relatórios de equipes multiprofissionais.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 1 – 2 – 2.
  • B 1 – 2 – 2 – 1.
  • C 2 – 2 – 1 – 2.
  • D 1 – 1 – 1 – 2.
  • E 2 – 1 – 2 – 1.