Questões de Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, ANA (Pedagogia)

Limpar Busca

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante.
Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

Com base nas provas que são aplicadas pelo Saeb, assinale a afirmativa correta.

  • A Os testes e questionários são aplicados, a cada dois anos, de forma censitária, na rede pública e na rede privada, cabendo aos docentes preparar os estudantes para as provas junto a coordenação da escola.
  • B As médias de desempenho dos estudantes, apuradas no Saeb, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
  • C O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) surgiu em 2000 e tem como foco a educação básica, que é composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • D Em 2023, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) aplicou, de forma amostral, apenas testes de ciências da natureza e ciências humanas no ensino médio.
  • E Alunos público-alvo da educação especial não participam do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Saeb surgiu em 1990 e tem como foco a educação básica, que é composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Ele foi feito para:

I- Avaliar a qualidade da educação, saber se todos têm condições iguais de acesso à escola e de permanência nela, e investigar a qualidade do ensino no país.
II- Estimular que as pessoas da escola conheçam a área da avaliação e desenvolvam projetos sobre o tema para alcançar a meta prevista.
III- Fornecer dados e evidências para que o governo crie políticas públicas a fim de melhorar a educação.

Está CORRETO o que se afirma em:

  • A I apenas.
  • B I e III apenas.
  • C I, II e III.
  • D II apenas.
  • E I e II apenas.

A avaliação SAEB compreende que a qualidade do ensino está ligada a vários fatores e busca informar sobre sete dimensões de qualidade da educação básica: 1 Atendimento escolar; 2 Ensino e aprendizagem; 3 Investimento; 4 Profissionais da educação; 5 Gestão; 6 Equidade; 7 Cidadania, Direitos Humanos e valores. Concernente ao Saeb há interesse em avaliar:

  • A A educação Infantil em escolas exclusivamente públicas e conveniadas com o poder público.
  • B O ensino médio em turmas de 3ª e 4ª séries de escolas públicas e privadas.
  • C O ensino fundamental em turmas de 2º, 5º e 9º anos exclusivamente de escolas públicas.
  • D Todas as escolas participam da avaliação, inclusive as escolas ou turmas que atendem apenas estudantes público-alvo da educação especial, pois para este público é garantido o direito as provas em formato específico.
  • E Todas as Turmas de EJA (Educação de Jovens e Adultos), do magistério e multisseriadas.

As taxas de rendimento escolar são informações produzidas anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), por meio dos dados coletados pelo Censo Escolar da Educação Básica, e são fundamentais para a verificação e o acompanhamento dos dados da escola e do município. As três taxas de rendimento escolar são:

  • A aprendizagem, repetência e retenção.
  • B aprovação, reprovação e abandono.
  • C avanço, desistência e avaliação.
  • D evasão, matrícula e duração.

Conduzido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) representa

  • A uma prática de avaliação descentralizada, concebida e implementada por estados e municípios, que visa a promover um acurado levantamento da educação básica na esfera da educação sob sua responsabilidade.
  • B um modelo de avaliação institucional, cuja ideia central é a participação dos agentes da unidade escolar na sua concepção e implementação, permitindo assim a mobilização da comunidade escolar.
  • C uma avaliação diagnóstica, de caráter censitário e obrigatório para a escolas públicas e privadas, cuja promoção, concepção e implementação ocorre sob responsabilidade dos municípios.
  • D um conjunto de avaliações externas em larga escala que permitem ao poder público promover o diagnóstico da educação básica e compreender os fatores que interferem no desempenho do aluno.