Questões de Avaliação Sistêmica: SAEB, ANEB, Prova Brasil, Provinha Brasil (Pedagogia)

Limpar Busca

A avaliação da aprendizagem na educação básica está vinculada à qualidade do ensino, interligando uma diversidade de fatores e dimensões que evidenciam a qualidade da educação básica no Brasil. Com o propósito de avaliar a qualidade da educação no país, foi criado o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), em

  • A 1991, cujo foco é a educação básica, composta por ensino fundamental e ensino médio.
  • B 1990, cujo foco é a educação básica, composta por ensino fundamental, ensino médio e ensino superior.
  • C 1990, cujo foco é a educação básica, composta por educação infantil, ensino fundamental e ensino médio.
  • D 1991, cujo foco é a educação básica, composta por educação infantil e ensino fundamental.

A respeito do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), dadas as afirmativas,
I. Em 1998, foi criado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para avaliar os estudantes que concluem o ensino médio.
II. O Enem permite ao estudante concorrer a uma bolsa pelo Prouni e requisitar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para frequentar uma IES privada.
III. O Enem pode ser a prova de conclusão do ensino médio para os estudantes da educação de jovens e adultos (EJA).
verifica-se que está/ão correta/s

  • A I, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.
Julgue o item que se segue.

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico do fluxo de alunos na Educação Básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante
  • Certo
  • Errado

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. O Saeb permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. O resultado da avaliação é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro e oferece subsídios para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais com base em evidências. Realizado desde 1990, o Saeb passou por uma série de aprimoramentos teóricometodológicos ao longo das edições. A edição de 2019 marca o início de um período de transição entre as matrizes de referência utilizadas desde 2001 e as novas matrizes elaboradas em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A fim de atender aos normativos educacionais vigentes, a transição para as novas matrizes está acontecendo de maneira gradual. Analise as afirmativas abaixo em relação aos os principais marcos:

I. 2005: a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação.

II. 2019: estudo-piloto para a avaliação da educação infantil; testes de língua portuguesa e de matemática para o 2º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 9º ano do ensino fundamental já alinhados à BNCC.

III. 2021: implementação da avaliação da educação infantil, realizada por meio da aplicação de questionários eletrônicos para professores e diretores de creches e pré-escolas, bem como gestores das redes.

IV. 2023: testes de linguagens e matemática para os 5º e 9º anos do ensino fundamental alinhados à BNCC; testes de ciências humanas e de ciências da natureza para o 5º ano do ensino fundamental alinhados à BNCC.

V. 2025: testes para o ensino médio alinhados à BNCC.

Estão corretas as afirmativas:

  • A I, II, III, IV e V
  • B I e IV apenas 
  • C II, III, IV e V apenas 
  • D II e III apenas 
  • E II, III e IV apenas 

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) compreende

  • A uma avaliação formativa elaborada pelo professor com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos ao longo do ano letivo, construindo um processo pedagógico mais humano e inclusivo.
  • B um conjunto de avaliações externas que tem o objetivo de diagnosticar a aprendizagem dos alunos da educação básica e identificar fatores que possam interferir em seus desempenhos.
  • C uma prática avaliativa intencional e sistematizada, elaborada pela equipe escolar (direção, coordenação e professores), que tem o objetivo de balizar o projeto político-pedagógico da escola.
  • D um projeto de avaliação elaborado em âmbito estadual e municipal que ambiciona mapear a aprendizagem dos alunos da Educação Básica, fornecendo informações úteis para as famílias, para a escola e para o poder público