Questões de Balanced Scorecard em BPM (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

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A busca pela excelência no serviço público pode ser impulsionada por ferramentas de gestão, como o Balanced Scorecard (BSC). visando melhorar a eficiência e a qualidade dos serviços prestados a implementação dessas ferramentas de gestão, entretanto, pode limitar a autonomia e afetar a saúde mental dos servidores, comprometendo a própria excelência almejada.
Com a adoção dessa ferramenta, um efeito observado na produtividade e na qualidade dos serviços públicos é a

  • A total independência dos servidores, permitindo-lhes ajustar as metas conforme suas necessidades pessoais.
  • B eliminação da necessidade de avaliações de desempenho, com foco na inovação dos processos.
  • C maior liberdade criativa para os servidores, permitindo-lhes explorar novas formas de realizar suas tarefas. 
  • D garantia de que todas as metas estabelecidas sejam facilmente alcançadas sem causar qualquer impacto na saúde dos servidores
  • E redução da autonomia dos servidores, impactando negativamente sua saúde mental e potencialmente causando sofrimento psíquico.

De acordo com o Balanced scorecard, as perspectivas do scorecard são:


I. Perspectiva financeira: as medidas financeiras de desempenho indicam se a estratégia de uma empresa, sua implementação e execução estão contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros.

II. Perspectiva do cliente: permite que os executivos identifiquem os segmentos de clientes e mercados nos quais a unidade de negócios competirá e as medidas de desempenho da unidade nesses segmentos-alvo.

III. Perspectiva do aprendizado e crescimento: identifica a infraestrutura que a empresa deve construir para gerar crescimento e melhoria a longo prazo.


Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas II.
  • C Apenas III.
  • D Apenas I e II.
  • E I, II e III.

Ao adotar a metodologia do Balanced Scorecard, o diretor de uma empresa anunciou aos funcionários: “É um novo tempo em nossa organização! Agora saberemos se as estratégias executadas estão contribuindo para a melhoria do lucro e do retorno sobre o investimento. Vamos também saber se nossa proposição de valor gera satisfação dos clientes e aumenta a sua retenção. Finalmente, vamos poder identificar se os processos definidos na cadeia de valor da empresa estão contribuindo para a geração de valor percebido pelos clientes”.
Como se pode perceber, o diretor deixou de fora de seu discurso uma das perspectivas do Balanced Scorecard, aquela que é denominada perspectiva

  • A financeira
  • B do cliente
  • C econômica
  • D dos processos internos
  • E de aprendizagem e crescimento

De acordo com a metodologia do balanced scorecard, a obtenção de novos conhecimentos e o domínio de competências no nível do indivíduo, do grupo e das áreas de negócios estão relacionados à perspectiva

  • A financeira.
  • B de aprendizagem e crescimento.
  • C dos clientes.
  • D da satisfação interna.
  • E dos processos internos.

Analise as informações a seguir:



I. O Balanced Scorecard apenas contempla os resultados financeiros da organização, não sendo do seu alcance a projeção do sucesso esperado no futuro, avaliado dentro de perspectivas clássicas como: do cliente, financeira, dos processos internos e do aprendizado e do crescimento.

II. Na perspectiva do cliente, é monitorado se a estratégia da instituição está contribuindo para a melhoria dos resultados financeiros. As metas financeiras se relacionam com a rentabilidade e o crescimento.

III. Na perspectiva financeira, a instituição deverá traduzir em medidas específicas os fatores importantes para os clientes, obtendo assim a satisfação e fidelização.



Marque a alternativa CORRETA:

  • A Todas as afirmativas estão corretas.
  • B Nenhuma afirmativa está correta.
  • C Apenas uma afirmativa está correta.
  • D Apenas duas afirmativas estão corretas.