Questões de Balanced Scorecard em Governança de T.I. (BSC) (Governança de TI)

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A respeito de governança de TI, julgue o próximo item.

Dada a natureza estratégica de parceira de negócios que a TI apresenta atualmente, cabe estabelecer um balanced scorecard de TI ajustado e aplicado, com o objetivo de alinhar o departamento de TI ao resto da organização, e de modo que suas métricas possam ser acompanhadas juntamente com as métricas de toda a empresa.

  • Certo
  • Errado

Yanni foi questionada pelo seu chefe sobre qual a metodologia que ela usa para mensuração do desempenho de TI. Ela respondeu que utiliza um sistema de planejamento e gerenciamento estratégico que serve para alinhar atividades de negócio à visão e à estratégia da organização.

É correto afirmar que Yanni utiliza:

  • A RACI;
  • B SWOT;
  • C value it;
  • D gap analysis;
  • E balanced scorecard.

Em relação a estratégias genéricas, planejamento tático, planejamento operacional, balanced scorecard e processo decisório, julgue o próximo item.


De acordo com a metodologia balanced scorecard, os processos críticos da organização devem ser classificados na perspectiva do cliente, com vistas ao alcance da satisfação e fidelização da clientela.

  • Certo
  • Errado

Uma empresa de serviços de informática vai implantar uma metodologia de gestão estratégica, com base na metodologia Balanced Scorecard (BSC), que visa traduzir a estratégia de uma organização em objetivos e indicadores de desempenho mensuráveis.
Essa metodologia trabalha com quatro perspectivas, sendo que a perspectiva de Processos Internos é a que

  • A aborda o relacionamento da organização com seus clientes e o valor que é entregue a eles, incluindo a medição sobre a satisfação do cliente.
  • B se concentra em resultados da organização, tais como lucratividade, crescimento de receita, retorno sobre investimento e redução de custos.
  • C garante que a organização possua os recursos humanos, organizacionais e tecnológicos necessários para sustentar seu crescimento e seu sucesso a longo prazo.
  • D foca na capacidade da organização de aprender, inovar e crescer, considerando aspectos como desenvolvimento de competências, de cultura organizacional e de infraestrutura tecnológica.
  • E analisa os processos críticos que a organização deve executar de forma eficiente e eficaz para alcançar seus objetivos e satisfazer seus clientes, trabalhando com produtividade, qualidade e tempo de ciclo.

O Balanced Scorecard (BSC) fornece uma estrutura que traduz a visão e estratégia de uma organização em um conjunto coerente de indicadores de desempenho, distribuídos em quatro perspectivas equilibradas. Assinale a alternativa que identifica corretamente as quatro perspectivas do BSC.

  • A Perspectiva Financeira, Perspectiva de Marketing, Perspectiva de Produção e Perspectiva de Recursos Humanos.
  • B Perspectiva do Cliente, Perspectiva de Inovação, Perspectiva de Processos Internos e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.
  • C Perspectiva Financeira, Perspectiva do Cliente, Perspectiva de Processos Internos e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.
  • D Perspectiva de Vendas, Perspectiva de Fornecedores, Perspectiva de Processos Internos e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.
  • E Perspectiva Financeira, Perspectiva de Mercado, Perspectiva de Operações e Perspectiva de Aprendizado e Crescimento.