Questões de Banco de Dados (Noções de Informática)

Limpar Busca

Em relação aos conceitos de organização e de gerenciamento de informações em banco de dados, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) O tipo mais comum é o banco de dados relacional, que organiza os dados em tabelas (denominadas entidades) com colunas e linhas. 
( ) Um banco de dados autônomo fica em nuvem e executa todas as tarefas e muito mais sem intervenção humana. 
( ) O banco de dados de processamento de transações on-line (OLTP) realiza o processamento de dados em transações off-line para posteriormente efetuar o armazenamento de todo o pacote. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V.
  • B V – F – F.
  • C V – V – F.
  • D F – F – V.
  • E F – V – V.

Ao usar um Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados (SGBD) para criar uma nova tabela, qual das seguintes operações é comumente realizada para definir as colunas e tipos de dados que a tabela irá conter?

  • A Inserir registros diretamente.
  • B Remover registros desnecessários.
  • C Criar uma consulta SQL complexa.
  • D Alterar a estrutura do banco de dados.
  • E Definir a estrutura da tabela.

A criação de regras para extrair apenas as informações específicas necessárias da fonte de dados representa a técnica de transformação de dados denominada de

  • A enriquecimento de dados.
  • B derivação de dados.
  • C filtragem de dados.
  • D integração de dados.

Assinale a alternativa que apresenta a técnica de transformação de dados que consiste no processo de aumentar a precisão e a qualidade dos dados, excluindo informações imprecisas, incompletas ou desatualizadas.

  • A Bucketing
  • B Limpeza de dados
  • C Agregação de dados
  • D Desduplicação de dados

Para acessar todas as informações de uma tabela em um banco de dados, qual dos seguintes comandos SQL deve ser utilizado para recuperar todos os registros e colunas dessa tabela?

  • A Selecione uma tabela.
  • B Selecione tudo da tabela.
  • C Selecione duas tabelas e clique CTRL.
  • D Selecione asterisco da tabela.
  • E Selecione uma tabela e clique em ALT.