Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

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Com base nas definições das DCNs e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As DCNs estabelecem a base nacional comum, responsável por orientar a organização, a articulação, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas de todas as redes de ensino brasileiras. Considerando-se a educação como um direito público, subjetivo e inalienável.
( ) As modalidades da Educação são: Educação de Jovens e Adultos, Educação Especial, Educação Profissional e Tecnológica, Educação Básica do campo, Educação Escolar Indígena, Educação a Distância, Educação Escolar Quilombola e Educação de Jovens privados de liberdade.
( ) O conjunto da Educação Básica deve se constituir em um processo orgânico, sequencial e articulado, que assegure à criança, ao adolescente, ao jovem e ao adulto de qualquer condição e região do País a formação comum para o pleno exercício da cidadania, oferecendo as condições necessárias para o seu desenvolvimento integral. Estas são finalidades de todas as etapas constitutivas da Educação Básica, acrescentando-se os meios para que possa progredir no mundo do trabalho e acessar a Educação Superior.
( ) A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O documento estabelece conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica e superior.
( ) Orientada pelos princípios éticos, filosóficos e didáticos traçados pelas DCNs, a BNCC soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – V – V – V.
  • B F – V – F – V – V.
  • C V – F – V – F – V.
  • D F – V – V – V – F.
  • E V – F – V – F – F.

Assinale a alternativa que reflete corretamente o papel da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) na educação brasileira.

  • A A BNCC é um documento opcional, sem obrigatoriedade para as escolas públicas ou privadas, podendo ser substituído pelos parâmetros curriculares da educação básica para facilitar a aplicabilidade dos conteúdos.
  • B A BNCC se aplica apenas à educação infantil e ao ensino fundamental, sem contemplar o ensino médio, visto que o ensino médio e superior ainda são regidos pela LDB 9394/96, que precisa ser regulamentada.
  • C A BNCC é um documento normativo que define os direitos de aprendizagem e desenvolvimento para todos os estudantes da educação básica, garantindo um currículo comum e respeitando as especificidades regionais.
  • D A BNCC impõe um currículo fixo, sem flexibilidade para as realidades regionais, para garantir que todos os estudantes tenham os mesmos conteúdos e possam disputar a mesma vaga na universidade pública gratuita.
  • E A BNCC tem como principal objetivo a preparação dos estudantes para exames internacionais para aumentar e escalonar nossos índices avaliativos na Língua Portuguesa, das ciências e da Matemática.

De acordo com a Resolução CNE/CP nº 2, de 22/12/2017, em seu artigo 4º da Base Nacional Comum Curricular, em atendimento à LDB e ao Plano Nacional de Educação (PNE), aplica-se à Educação Básica, e fundamenta-se nas seguintes competências gerais, expressão dos direitos e objetivos de aprendizagem e desenvolvimento, a serem desenvolvidas pelos estudantes:

1. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões, com base em princípios morais, democráticos, inclusivos, capacitistas e solidários.
2. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também para participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.
3. Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que lhe possibilitem entender as relações próprias do mundo do trabalho e fazer escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida, com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
5. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências, incluindo a investigação, a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções (inclusive tecnológicas) com base nos conhecimentos das diferentes áreas.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas as afirmativas 1, 2, 3, 4 e 5.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2, 3, 4 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 2 e 4.

A avaliação escolar, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular, tem como objetivo:

  • A Identificar estudantes com altas habilidades.
  • B Fazer uma análise global e integral do estudante.
  • C Segregar os estudantes de acordo com suas aptidões.
  • D Preparar os estudantes para o mercado de trabalho.
  • E Classificar os estudantes de acordo com seus desempenhos acadêmicos.

Aponte CORRETAMENTE os Campos de Experiência da Educação Infantil, preconizados na BNCC (2017):

  • A O eu, o outro e o nós, corpo, gestos e movimentos, traços, sons, cores e formas, escuta, fala, pensamento e imaginação, espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
  • B Português, Matemática, História e Geografia.
  • C O eu, o outro e o nós, traços, sons, imagens e Língua Portuguesa.
  • D Ciências exatas, ciências biológicas, psicomotricidade, português e matemática.
  • E Escuta, fala, pensamento, imaginação e transformações.