Questões de Base Nacional Comum Curricular - BNCC (Pedagogia)

Limpar Busca

No documento final da Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018), as ginásticas de condicionamento físico se caracterizam

  • A pela exploração das possibilidades acrobáticas e expressivas do corpo, a interação social, o compartilhamento do aprendizado e a não competitividade.
  • B pela exercitação orientada à melhoria do rendimento, à aquisição e à manutenção da condição física individual ou à modificação da composição corporal.
  • C pela ampliação do repertório motor, competições da instituição esportiva regional, nacional e internacional, representação esportiva.
  • D pela combinação de um conjunto bem variado de piruetas, rolamentos, paradas de mão, pontes, pirâmides humanas.
  • E pelos exercícios no solo, no ar (saltos), em aparelhos (trapézio, corda, fita elástica), de maneira individual ou coletiva.

Sobre a BNCC – Língua Portuguesa, assinale a alternativa que indica um de seus objetivos principais:

  • A Uniformizar o currículo nacional sem considerar contextos regionais.
  • B Estimular a aprendizagem memorística de regras gramaticais.
  • C Promover o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e análise crítica.
  • D Focar exclusivamente no ensino de literatura brasileira clássica.

O documento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estabelece habilidades específicas a serem desenvolvidas dentro da Unidade Temática Terra e Universo na Educação Fundamental Anos Finais.
A partir deste contexto, é CORRETO afirmar que uma destas habilidades é:

  • A Avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações.
  • B Concluir, com base na análise de ilustrações e/ou modelos, que os organismos são um complexo arranjo de sistemas com diferentes níveis de organização.
  • C Diferenciar temperatura, calor e sensação térmica nas diferentes situações de equilíbrio termodinâmico cotidianas.
  • D Identificar diferentes tipos de rocha, relacionando a formação de fósseis a rochas sedimentares em diferentes períodos geológicos.
  • E Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria, tais como a constituição do átomo e a composição de moléculas simples, e reconhecer sua evolução histórica.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) define que as aprendizagens essenciais ao longo da Educação Básica estão voltadas para assegurar aos estudantes o desenvolvimento de dez competências gerais. Sobre essas competências, leia as seguintes assertivas:
I- Competência é definida na BNCC como sinônimo de habilidade, em consonância com diversos currículos de unidades escolares e sistemas de ensino. II- A BNCC propõe o desenvolvimento de competências como aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, dentre outras disposições. III- A BNCC prevê que a Educação Básica deve visar à formação e ao desenvolvimento humano global, o que implica privilegiar a dimensão intelectual para explorar habilidades cognitivas em um mundo cada vez mais conectado, que exige domínio para construir o conhecimento a partir de fontes confiáveis.
É CORRETO o que se afirma apenas em:

  • A III.
  • B I.
  • C II.
  • D I e III.
  • E II e II.

A BNCC destaca a importância da investigação científica no ensino de Ciências da Natureza para as Séries Iniciais. Qual das alternativas está CORRETA quanto a um dos objetivos desta prática?

  • A Explorar habilidades de pesquisa, em situações de observação, questionamento, experimentação e proposição de intervenções, com publicações.
  • B Desenvolver habilidades de registro e descoberta sempre por meio de desenhos, principal registro de conteúdos nesta área, especialmente para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental.
  • C Propiciar a aquisição de conhecimentos científicos deve acontecer somente nos Anos Finais, considerando a amplitude de conceitos e a abstração exigidas neste processo.
  • D Tal como em várias propostas de investigação científica, as atividades desta área devem seguir um conjunto de etapas pré-definidas.
  • E É essencial promover situações para a memorização de conteúdos científicos, de modo que possam compreender teorias e princípios sobre a vida e a natureza.