Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

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Analisando a realidade pedagógica hegemônica da educação física escolar até a década de 1980, Soares et. al. (1992) identificam um conjunto de práticas a serem superadas por uma abordagem crítica de ensino. Em relação à seleção dos conteúdos, um limite apontado é

  • A a lógica dialética na organização curricular.
  • B a inclusão de diferentes grupos culturais.
  • C o predomínio do esporte como conteúdo.
  • D a experimentação como critério definidor.
  • E a precariedade de materiais didáticos.

Leia o texto a seguir.

Para compreender o fenômeno esportivo na sociedade moderna, Bracht (2011), retoma o conceito de hegemonia do pensador Antonio Gramsci. Ao analisar os processos de disputa por hegemonia no Brasil, Bracht situa a importância da cultura popular e se apropria da produção de Marilena Chauí, ao postular "a cultura popular, não como oposta, distinta da cultura dominante ou de elite, mas como uma atividade dispersa no interior da cultura dominante".

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. 4ª edição. Ijuí. Editora UNIJUÍ, 2011, p. 64. [Adaptado].

Na perspectiva do texto, a cultura popular é compreendida como

  • A impressionismo e conservadorismo.
  • B tradicionalismo e modernismo.
  • C conformismo e resistência.
  • D lógica-filosófica e sintética.
  • E sincretismo e ateísmo.

Leia o texto a seguir.

A perspectiva crítico-superadora se posiciona em oposição a uma abordagem pedagógica da educação física que procura através da educação adaptar o homem à sociedade, e que recorre à filosofia liberal para a formação do caráter do indivíduo, valorizando a obediência, o respeito às normas e à hierarquia.

A abordagem pedagógica referida pelo texto, frente à qual a perspectiva crítico-superadora elabora sua análise e ruptura definitiva, é a

  • A sistêmica.
  • B psicomotora.
  • C aptidão física.
  • D crítico-emancipatória.
  • E interacionista-construtivista.

Sobre o processo histórico da educação física e a compreensão da corporeidade humana, qual das afirmações abaixo está correta?

  • A A educação física, durante a Antiguidade Clássica, era exclusivamente focada em práticas militares e não possuía qualquer relação com a cultura ou a formação do indivíduo.
  • B Na Idade Média, a prática da educação física foi amplamente promovida pela Igreja, que via o desenvolvimento corporal como essencial para a vida espiritual.
  • C Durante o Renascimento, houve um ressurgimento do interesse pela educação física, onde o desenvolvimento do corpo começou a ser valorizado juntamente com o desenvolvimento intelectual.
  • D No início do século XX, a educação física passou a ser vista unicamente como um meio de treinamento para atletas de elite, sem aplicação nas escolas ou no cotidiano das pessoas comuns.
  • E A corporeidade humana, na visão contemporânea da educação física, é entendida apenas como o aspecto físico do corpo, sem considerações sobre suas dimensões psicológicas ou sociais.

Sobre o conteúdo “história da educação física”, marque V para Verdadeiro ou F para Falso e assinale a alternativa que corresponde à sequência do correto julgamento feito:

( ) A abordagem sistêmica tinha como característica a seleção de talentos esportivos nas aulas de educação física.
( ) A psicomotricidade tinha como objetivo a formação integral dos estudantes, trabalhando os domínios afetivos, cognitivos e motores.
( ) A saúde renovada tinha como finalidade trabalhar conceitos como aptidão física e saúde.
( ) A abordagem crítico emancipatória tinha características do estudante sendo crítico e emancipado.

  • A V-F-F-F.
  • B V-F-V-F.
  • C F-V-V-V.
  • D F-V-F-V.
  • E V-V-F-F.