Questões de Bases Sócio-Históricas da Educação Física (Educação Física)

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Os diferentes significados atribuídos às artes marciais e às lutas têm possibilitado a sua circulação e a apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, essas práticas são consideradas atividades de lazer, defesa pessoal, prática esportiva, entre outras. No contexto acadêmico, especialmente na Educação Física, são entendidas tanto como uma atividade milenar, atrelada a orientações filosóficas e religiosas, quanto como práticas apropriadas a diferentes ambientes.
Com base nas informações apresentadas, analise as assertivas a seguir:

I- As artes marciais e as lutas devem ser reconhecidas como práticas que vão além da atividade física, englobando aspectos culturais, sociais e filosóficos.
II- Os estudos sugerem que essas práticas podem ser nomeadas como artes marciais, lutas e modalidades esportivas de combate.
III- A variedade de significados das artes marciais e lutas evidencia a necessidade de uma reflexão crítica sobre essas práticas, evitando definições rígidas e unidimensionais.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Os diferentes significados atribuídos às artes marciais e às lutas têm possibilitado a sua circulação e a apropriação por várias esferas da sociedade. Atualmente, essas práticas são consideradas atividades de lazer, defesa pessoal, prática esportiva, entre outras. No contexto acadêmico, especialmente na Educação Física, são entendidas tanto como uma atividade milenar, atrelada a orientações filosóficas e religiosas, quanto como práticas apropriadas a diferentes ambientes. Com base nas informações apresentadas, analise as assertivas a seguir:

I- As artes marciais e as lutas devem ser reconhecidas como práticas que vão além da atividade física, englobando aspectos culturais, sociais e filosóficos.
II- Os estudos sugerem que essas práticas podem ser nomeadas como artes marciais, lutas e modalidades esportivas de combate.
III- A variedade de significados das artes marciais e lutas evidencia a necessidade de uma reflexão crítica sobre essas práticas, evitando definições rígidas e unidimensionais.

Está CORRETO o que se afirma em

  • A I e III, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C II, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

A Educação Física escolar no Brasil é influenciada por diferentes tendências pedagógicas, cada uma com abordagens e objetivos distintos. Essas tendências refletem mudanças nas concepções de ensino e no papel da Educação Física no desenvolvimento integral dos alunos. Professores de Educação Física devem ser capazes de identificar essas correntes e adotar práticas que estejam alinhadas com o contexto pedagógico e social da escola. Analise as afirmativas abaixo sobre as tendências pedagógicas da Educação Física e determine se são verdadeiras (V) ou falsas (F).

(___) A tendência desenvolvimentista foca exclusivamente no desempenho esportivo, buscando formar atletas de alto rendimento.
(___) A tendência crítico-superadora visa à transformação social por meio da Educação Física, utilizando o movimento corporal para conscientizar os alunos sobre as desigualdades sociais.
(___) A tendência construtivista preza pela autonomia do aluno, propondo atividades que desenvolvam sua capacidade de resolver problemas motores, com foco no processo de aprendizagem.
(___) A tendência higienista, predominante nas primeiras décadas do século XX, associava a prática de exercícios físicos à prevenção de doenças e à promoção da saúde pública.

A sequência correta é:

  • A F-V-V-V.
  • B F-V-F-V.
  • C V-F-V-F.
  • D V-F-F-V.

A Educação Física no Brasil passou por várias fases, desde a sua introdução nas escolas, no final do século XIX, até o momento atual, em que os aspectos pedagógicos e sociais ganham destaque. As transformações que ocorreram ao longo das décadas refletiram mudanças na sociedade e na compreensão do papel da Educação Física no desenvolvimento integral do aluno. Em qual fase da história da Educação Física no Brasil o enfoque militarista, voltado para a formação de corpos disciplinados e saudáveis para a defesa do país, foi predominante?

  • A Na fase higienista, no início do século XX.
  • B Na fase esportivista, nas décadas de 1950 e 1960.
  • C Na fase militarista, durante a década de 1930.
  • D Na fase pedagógica, a partir da década de 1980.

Leia o texto a seguir.

Para compreender o fenômeno esportivo na sociedade moderna, Bracht (2011), retoma o conceito de hegemonia do pensador Antonio Gramsci. Ao analisar os processos de disputa por hegemonia no Brasil, Bracht situa a importância da cultura popular e se apropria da produção de Marilena Chauí, ao postular "a cultura popular, não como oposta, distinta da cultura dominante ou de elite, mas como uma atividade dispersa no interior da cultura dominante".

BRACHT, Valter. Sociologia Crítica do Esporte: Uma Introdução. 4ª edição. Ijuí. Editora UNIJUÍ, 2011, p. 64. [Adaptado].

Na perspectiva do texto, a cultura popular é compreendida como

  • A impressionismo e conservadorismo.
  • B tradicionalismo e modernismo.
  • C conformismo e resistência.
  • D lógica-filosófica e sintética.
  • E sincretismo e ateísmo.