Questões de Behaviorismo (Psicologia)

Limpar Busca

A respeito dos diversos referenciais teóricos que contribuem com a Psicologia, avalie as afirmações a seguir e indique a CORRETA.

  • A A perspectiva analítico-comportamental de subjetividade é sustentada pela adoção de uma visão monista, que significa a negação dos sentimentos e pensamentos do cliente, com rejeição dos eventos privados.
  • B A noção de causalidade linear é fundamental para a Terapia Familiar, e sugere que os problemas são sustentados por uma série contínua de ações e reações, dentro do sistema familiar, e não apenas um.
  • C Para a Psicologia Sócio-histórica, há uma natureza humana, uma essência abstrata e universal, que é também a condição humana que se caracteriza pelo fato de todos nós, coletivamente construirmos nossos costumes e instrumentos.
  • D A neurose histérica é o campo privilegiado e inaugural da investigação freudiana, na medida em que lhe revela a dimensão da divisão subjetiva e do funcionamento inconsciente, que são determinantes da realidade psíquica do sujeito.
  • E A Gestalt Terapia aproxima-se do existencialismo e da fenomenologia, mas recebe contribuição da Psicanálise, ao opor-se à perspectiva “aqui e agora” e adotar a existência do inconsciente como determinante de reações.

Conforme Feldman (2015), Ivan Pavlov vinha estudando a secreção dos ácidos estomacais e a salivação em cães em resposta à ingestão de diversas quantidades e tipos de alimentos. Enquanto fazia isso, ele observou um fenômeno curioso: às vezes, as secreções estomacais e a salivação iniciavam-se nos animais quando eles ainda não tinham comido (1ª parte). A simples visão do experimentador que normalmente trazia o alimento ou até o som dos passos dele eram suficientes para produzir salivação nos cães (2ª parte). Ele percebeu que os cães estavam respondendo apenas com base em uma necessidade biológica (fome), sendo este um resultado de aprendizagem – ou, como ele passou a ser chamado: condicionamento físico (3ª parte).


Quais partes estão corretas?

  • A Apenas a 1ª parte.
  • B Apenas a 3ª parte.
  • C Apenas a 1ª e a 2ª partes.
  • D Apenas a 2ª e a 3ª partes.
  • E Todas as partes.

Considere o seguinte excerto de texto: “O Behaviorismo, que nasce com Watson e tem um desenvolvimento grande nos Estados Unidos, em função de suas aplicações práticas, tornou-se importante por ter definido o fato psicológico, de modo concreto, a partir da noção de comportamento (behavior)”. Sobre o behaviorismo é incorreto afirmar que:

  • A O termo inglês behavior significa “comportamento”; por isso, para denominar essa tendência teórica, usamos Behaviorismo — e, também, Comportamentalismo, Teoria Comportamental, Análise Experimental do Comportamento, Análise do Comportamento.
  • B Apesar de colocar o “comportamento” como objeto da Psicologia, o Behaviorismo foi, desde Watson, modificando o sentido desse termo. Hoje, não se entende comportamento como uma ação isolada de um sujeito, mas, sim, como uma interação entre aquilo que o sujeito faz e o ambiente onde o seu “fazer” acontece.
  • C O Behaviorismo dedica-se ao estudo das interações entre o indivíduo e o ambiente, entre as ações do indivíduo (suas respostas) e o ambiente (as estimulações).
  • D Chamamos de reforço todo antecedente que, seguindo uma resposta, não altera a probabilidade futura de ocorrência dessa resposta.
  • E O reforço pode ser positivo ou negativo.

Relacione os termos com os conceitos e marque a sequência correta:
I. Reforço negativo. II. Reforço positivo. III. Punição negativa. IV. Punição positiva.
( ) Acréscimo de estimulo reforçador. ( ) Retirada de estímulo aversivo. ( ) Acréscimo de estímulo aversivo. ( ) Retirada de estímulo reforçador.

  • A II-I-IV-III.
  • B III-II-I-IV.
  • C I-II-III-IV.
  • D IV-III-II-I.
  • E II-I-III-IV.

Existem várias perspectivas teóricas que embasam as discussões e reflexões a respeito do Desenvolvimento Humano, preencha cada perspectiva com um autor que possa fundamentá-la e marque a sequência que indica a alternativa correta:
1- Freud, 1953. 2- Skinner, 1938. 3- Piaget, 1951.
( ) A perspectiva da aprendizagem, que vê o desenvolvimento humano como resposta a eventos externos e cujo foco está nos comportamentos observáveis. ( ) As perspectivas psicológicas, que se concentram nas forças subjacentes que motivam o comportamento. ( ) A perspectiva cognitiva, que enfatiza mudanças qualitativas considerando a criança como ativa no seu próprio desenvolvimento.

  • A 2, 1, 3.
  • B 1, 3, 2.
  • C 2, 3, 1.
  • D 1, 2, 3.
  • E 3, 2, 1.