Questões de Benchmarking (Administração Geral)

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Leia o texto a seguir.

Benchmarking é uma técnica que consiste em acompanhar processos de organizações concorrentes ou não, que sejam reconhecidas como representantes das melhores práticas administrativas. É um processo de pesquisa, contínuo e sistemático, para avaliar produtos, serviços e métodos de trabalho, com o propósito de melhoramento organizacional, procurando a superioridade competitiva. Isto é, o benchmarking consiste na procura de melhores práticas de administração, como forma de ganhar vantagens competitivas. Faz uso de pontos de referências que funcionam em vez de criar algo novo.

KOTLER, Philip. Administração de marketing: análise, planejamento, implementação e controle. 12ª ed. São Paulo: Atlas, 2009. [Adaptado]. 


Com base no texto, benchmarking é

  • A uma investigação que fornece respostas curtas.
  • B um processo de aprendizado com outros.
  • C um evento isolado.
  • D um modismo da administração.
  • E uma cópia ou imitação.

Para garantir o sucesso do planejamento, é essencial identificar os fatores críticos que influenciam diretamente o alcance dos objetivos estabelecidos. Esses elementos determinantes são fundamentais para o progresso da organização, pois estão diretamente ligados ao seu êxito.
Assinale a opção que apresenta, corretamente, o fator crítico que visa a descobrir o que distingue as organizações bem-sucedidas das organizações malsucedidas e analisar as diferenças entre elas.

  • A Benchmarking.
  • B Brainstorming. 
  • C Matriz Swot.
  • D Gráfico de Ishikawa.
  • E Balanced Scorecard. 

As organizações procuram a melhor maneira de realizar suas atividades produtivas (the best way), a fim de, constantemente, ampliar sua produtividade e suas vantagens competitivas. Uma forma muito usual de verificar quais são as melhores práticas para a realização de uma atividade ou processos, é o uso da técnica do benchmarking.

Com relação ao benchmarking, analise os itens a seguir.

I. Tem por objetivo copiar as melhores práticas e adaptar o que for de melhor para a organização que realiza a pesquisa.
II. Consiste em comparar as melhores práticas com benchmarks empresas consideradas excelentes no mercado.
III. É possível avaliar qualquer área funcional, como recursos humanos, vendas, controladoria, logística, entre outras.

Está correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Conhecer o que está funcionando ou não no mercado ajuda os gestores a avaliarem o desempenho de suas organizações e a tomarem as melhores decisões. O processo em que uma organização identifica e avalia as práticas e estratégias adotadas por outras organizações do mercado, a fim de incorporar novas práticas organizacionais e gerar melhores resultados, é denominado de

  • A benchmarking.
  • B just in time.
  • C six sigma.
  • D canvas.

A comunicação organizacional integrada é composta por três pilares, que devem ser exercidas em conjunto. Assinale a alternativa em que esses pilares estejam corretamente indicados.

  • A Comunicação Mercadológica, Marketing e Relações Públicas
  • B Comunicação Administrativa, Comunicação Interna e Comunicação Institucional
  • C Comunicação Mercadológica, Comunicação Administrativa e Comunicação Institucional
  • D Comunicação Administrativa, Relações Públicas e Comunicação Institucional
  • E Comunicação Institucional, Marketing e Comunicação Mercadológica.