Questões de Biblioteca e Outros Órgãos de Documentação (Biblioteconomia)

Limpar Busca

Apesar de toda a valorização no plano do discurso, a situação real da biblioteca escolar no Brasil continua precária, fato que tem sido reconhecido inclusive em nível governamental. O Grupo de Estudos em Biblioteca Escolar, da Escola de Ciência da Informação, da UFMG, se dispôs a elaborar parâmetros para criação e avaliação de bibliotecas escolares, justamente com o objetivo de prover a sociedade de um instrumento capaz de ajudar a melhorar um pouco essa situação. Sobre o trabalho que norteou a elaboração desses parâmetros, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A O objetivo principal dos elaboradores dos parâmetros era criar um documento capaz de apoiar as escolas no processo de implementação da Lei nº 12.244/2010.
  • B Os parâmetros deveriam oferecer aos interessados um ponto de partida para se criar bibliotecas nas escolas, além de permitir o aperfeiçoamento das bibliotecas escolares já existentes.
  • C Partiu-se do princípio de que os padrões deveriam constituir-se de referenciais rígidos, que não admitissem modificação a partir das comunidades educacionais, exceto por bibliotecários brasileiros.
  • D Para a composição do documento, apenas foram selecionados os seguintes aspectos: espaço físico, acervo, computadores com acesso à internet, organização do acervo, pessoal, serviços e atividades.

Segundo o capítulo “Planejamento de mediação de leitura na biblioteca escolar: teoria e práticas”, de Cristina Troller e Marina Marostica Finatto, presente no livro “Mediação da leitura literária em bibliotecas”, organizado por Jorge do Prado, trabalhar com leitura e literatura na biblioteca escolar pode parecer tarefa fácil, afinal, os estudantes são o público que mais lê, em comparação com quem não frequenta a escola; no entanto, deve-se pensar em qual é o papel desempenhado pela biblioteca no incentivo à leitura e, mais do que isso, na formação do leitor, para que esse estudante procure ativamente a leitura, mesmo fora da escola. Com base no enunciado anterior, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.


( ) A biblioteca escolar configura-se como o local de liberdade plena para que os estudantes escolham o que desejam ler, independente de mediação.


( ) Apenas circular em meio a materiais diversificados de leitura é o suficiente para que o estudante desenvolva o gosto pelo ato de ler.


( ) Todas as mediações de leitura devem passar por um processo de planejamento, que vai desde a escolha cuidadosa da obra até o levantamento dos recursos utilizados.


( ) A extrapolação busca que os estudantes ultrapassem o texto no sentido de que possam relacioná-lo com algo do seu dia a dia ou o relacionem com outras histórias.


A sequência está correta em

  • A F, F, V, V.
  • B F, V, F, V.
  • C V, F, V, F.
  • D V, V, F, F.
São competências gerais de um Centro de Documentação, EXCETO: 
  • A Reunir, custodiar e preservar documentos de valor permanente e referências documentais úteis ao ensino e à pesquisa em sua área de especialização;
  • B Produzir, elaborar, distribuir obras literárias;
  • C Estabelecer uma política de preservação de seu acervo;
  • D Disponibilizar seu acervo e as referências coletadas aos usuários definidos como seu público;
  • E Divulgar seu acervo, suas referências e seus serviços ao público especializado;

A infraestrutura de uma unidade de informação precisa ser acessível e segura para todos os usuários, inclusive, para aqueles que têm alguma limitação física. Considerando a existência de seis principais dimensões de acessibilidade, aquela que consiste na aplicação de mapeamento de perfil que seja acessível, por exemplo, a uma pessoa com deficiência intelectual, refere-se à:

  • A programática
  • B metodológica
  • C instrumental
  • D atitudinal

O planejamento de produtos e serviços em unidades de informação deve basear-se em algumas peculiaridades. O elemento que deve ser avaliado quanto às qualidades intrínsecas do produto, ao nível de benefícios gerados, ao poder aquisitivo da clientela e à importância no mercado consumidor é a(o):

  • A preço
  • B marca
  • C design
  • D composição dos serviços