Questões de Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 (História)

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Leia o trecho a seguir de uma carta escrita por um imigrante alemão recém-chegado na região fluminense do Rio de Janeiro, datada de 1852.

Deus esteja convosco! Queridos pais e cunhados. Nós todos nos encontramos ainda com saúde e bem, e desejamos de coração ouvir o mesmo de vocês. Depois de tudo que pudemos ver até agora, consideramos o nosso futuro mais assegurado do que aí em casa. Do porto, onde não pudemos permanecer devido à febre amarela, até a nossa fazenda são aproximadamente 20 milhas. As nossas casas ainda não estão todas prontas e, até lá, teremos que nos contentar com barracas. Agradecemos mil vezes à nossa comunidade por nos ter ajudado com a nossa emigração. Quisera Deus que todos os pobres estivessem aqui no Brasil! Depois de Pentecostes iniciaremos o nosso trabalho diário; é um trabalho fácil, durante o qual recebemos boa alimentação, por exemplo, arroz, pão de milho, feijão e, todos os dias, carne. Há também boa aguardente, até melhor do que a de vocês. Na cidade de Petrópolis, fundada há 7 anos, moram quase só alemães.

ALVES, Débora. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro - Turíngia (1852-1853), Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, p. 174. (Adaptado).

A respeito do uso desse material em sala de aula, assinale a afirmativa que descreve corretamente seu objetivo de acordo com os fundamentos do pensamento histórico.

  • A A atividade permite que os alunos conheçam a narrativa histórica, a partir da análise de documentos que destacam trajetórias individuais elevados à condição de heróis nacionais.
  • B A atividade permite que os alunos compreendam o conceito de tempo histórico, que é a memorização de datas significativas e sua relação com temas internacionais.
  • C A atividade permite que os alunos apliquem a imaginação e a capacidade de julgar eventos históricos a partir de valores contemporâneos.
  • D A atividade permite que os alunos deem sentido ao passado, promovendo a empatia com a situação do personagem histórico e a contextualização do tema.
  • E A atividade permite que os alunos utilizem documentos oficiais como fontes primárias, empregando-os na interpretação da história como uma estrutura factícia.

O movimento abolicionista no Brasil, durante o Segundo Reinado, foi essencialmente uma mobilização das elites intelectuais e jurídicas das cidades, sem participação significativa dos setores populares, como escravizados e libertos, que tinham pouco ou nenhum papel nas discussões sobre o fim da escravização.

  • Certo
  • Errado

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma consequência prática da aprovação da Lei Eusebio de Queirós no Brasil Imperial.

  • A Suprimiu a compra de escravizados, o que levou os proprietários a prestarem mais atenção à reprodução das mulheres escravizadas como uma estratégia para preservar e aumentar seus patrimônios materiais.
  • B Incrementou o uso de embarcações estrangeiras para continuar o tráfico transatlântico de escravizados, uma prática que continuava a ser permitida pela lei.
  • C Autorizou a liberação dos escravizados que chegavam ao Brasil após a vigência da lei, permitindo que fossem empregados em serviços particulares.
  • D Substituiu o emprego da mão de obra escravizada pelo trabalho assalariado de imigrantes europeus nas plantações de café.
  • E Intensificou o tráfico interprovincial de escravizados, uma prática que continuava a ser permitida pela legislação vigente

Com relação ao período regencial, julgue o item seguinte: 


O Ato Adicional de 1834, que modificou a Constituição de 1824, concedeu maior autonomia às províncias brasileiras, mas manteve a centralização econômica, com todas as decisões fiscais e arrecadatórias sendo exclusivamente controladas pelo governo central.

  • Certo
  • Errado

A economia cafeeira durante o Segundo Reinado não só contribuiu para o enriquecimento das elites do Sudeste, mas também foi um dos principais fatores que atrasaram a industrialização do Brasil, devido ao foco quase exclusivo no setor agrícola e à resistência dos cafeicultores em investir na indústria.

  • Certo
  • Errado