Questões de Brasil Monárquico – Segundo Reinado 1831- 1889 (História)

Limpar Busca

Leia o trecho a seguir de uma carta escrita por um imigrante alemão recém-chegado na região fluminense do Rio de Janeiro, datada de 1852.

Deus esteja convosco! Queridos pais e cunhados. Nós todos nos encontramos ainda com saúde e bem, e desejamos de coração ouvir o mesmo de vocês. Depois de tudo que pudemos ver até agora, consideramos o nosso futuro mais assegurado do que aí em casa. Do porto, onde não pudemos permanecer devido à febre amarela, até a nossa fazenda são aproximadamente 20 milhas. As nossas casas ainda não estão todas prontas e, até lá, teremos que nos contentar com barracas. Agradecemos mil vezes à nossa comunidade por nos ter ajudado com a nossa emigração. Quisera Deus que todos os pobres estivessem aqui no Brasil! Depois de Pentecostes iniciaremos o nosso trabalho diário; é um trabalho fácil, durante o qual recebemos boa alimentação, por exemplo, arroz, pão de milho, feijão e, todos os dias, carne. Há também boa aguardente, até melhor do que a de vocês. Na cidade de Petrópolis, fundada há 7 anos, moram quase só alemães.

ALVES, Débora. Cartas de imigrantes como fonte para o historiador: Rio de Janeiro - Turíngia (1852-1853), Revista Brasileira de História, vol. 23, nº 45, 2003, p. 174. (Adaptado).

A respeito do uso desse material em sala de aula, assinale a afirmativa que descreve corretamente seu objetivo de acordo com os fundamentos do pensamento histórico.

  • A A atividade permite que os alunos conheçam a narrativa histórica, a partir da análise de documentos que destacam trajetórias individuais elevados à condição de heróis nacionais.
  • B A atividade permite que os alunos compreendam o conceito de tempo histórico, que é a memorização de datas significativas e sua relação com temas internacionais.
  • C A atividade permite que os alunos apliquem a imaginação e a capacidade de julgar eventos históricos a partir de valores contemporâneos.
  • D A atividade permite que os alunos deem sentido ao passado, promovendo a empatia com a situação do personagem histórico e a contextualização do tema.
  • E A atividade permite que os alunos utilizem documentos oficiais como fontes primárias, empregando-os na interpretação da história como uma estrutura factícia.

Assinale a afirmativa que apresenta corretamente uma consequência prática da aprovação da Lei Eusebio de Queirós no Brasil Imperial.

  • A Suprimiu a compra de escravizados, o que levou os proprietários a prestarem mais atenção à reprodução das mulheres escravizadas como uma estratégia para preservar e aumentar seus patrimônios materiais.
  • B Incrementou o uso de embarcações estrangeiras para continuar o tráfico transatlântico de escravizados, uma prática que continuava a ser permitida pela lei.
  • C Autorizou a liberação dos escravizados que chegavam ao Brasil após a vigência da lei, permitindo que fossem empregados em serviços particulares.
  • D Substituiu o emprego da mão de obra escravizada pelo trabalho assalariado de imigrantes europeus nas plantações de café.
  • E Intensificou o tráfico interprovincial de escravizados, uma prática que continuava a ser permitida pela legislação vigente

“Ao contrário do registrado nos estudos identificados com a história tradicional, o Segundo Reinado não foi um período caracterizado pela paz interna [...]. Na realidade, lutas sociais violentas ocorreram, refletindo o descontentamento de grupos ou camadas sociais contra a opressão das classes dirigentes” (Aquino, 2002). Dentro do contexto abordado no fragmento, pode-se destacar a Revolta dos Muckers, iniciada em 1872 e prolongada até 1989, no período Republicano. A respeito do tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.  

( ) A revolta ocorreu em Santa Cruz do Sul, no atual estado do Rio Grande do Sul; o termo mucker foi utilizado para caracterizar uma comunidade alemã, formada por imigrantes e descendentes, como beatos e fanáticos religiosos. 
( ) Os muckers eram agricultores e trabalhavam em lotes de terras, geralmente como posseiros; porém, a baixa fertilidade das terras tornava a atividade agrícola pouco rentável, tornando a vida no local ainda mais miserável.
( ) Essa revolta pode ser caracterizada como um movimento messiânico, uma vez que acreditavam ser os eleitos e agentes de Cristo para promover a chegada dos “novos tempos”.
( ) A comunidade rejeitava a pregação de sacerdotes católicos e dos pastores evangélicos, assim como as diferenças de classes; não estenderam suas contestações aos níveis políticos e/ou econômicos. 

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – V – V – V.
  • B V – F – F – V.
  • C F – V – V – F.
  • D V – V – F – F.
  • E F – F – V – F.

De acordo com Aquino (2002), “É praticamente um consenso que a Guerra do Paraguai marcou, simultaneamente, o apogeu e o declínio do Segundo Reinado. A partir de 1870, a Monarquia encontrou dificuldades crescentes em manter a estabilidade que a caracteriza desde a Maioridade. Afinal, a Guerra do Paraguai – maior conflito militar da História do país – trouxe à tona uma série de tensões e fragilidades do Estado Brasileiro, quer seja no plano econômico, quer seja no sociopolítico”. Considerando o contexto histórico do fragmento acima, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Apesar da vitória, a imagem do Império saiu abalada, não apenas pela violência ao longo das batalhas, mas também pela relutância na retirada das tropas, sendo realizada apenas após a morte do líder paraguaio, Solano López.


( ) As dificuldades orçamentárias devido ao longo período do conflito, baseadas em empréstimos com banqueiros internacionais, prioritariamente ingleses, contribuíram para agravar o cenário.


( ) A tendência no panorama político brasileiro era de que o Terceiro Reinado não aconteceria, isso porque a natural herdeira, princesa Isabel, não atendia à série de reivindicações em progresso no final do século.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

  • A V – V – V.
  • B V – F – F.
  • C F – F – F.
  • D V – V – F.
  • E F – F – V.

Julgue o item a seguir.


Após a Guerra do Paraguai, os militares brasileiros, agora estabelecidos como uma instituição profissional, tornaram-se cada vez mais insatisfeitos com a monarquia. Essa insatisfação resultou da percepção de que o Exército era responsável pela defesa do Estado, merecendo melhores condições salariais e de carreira. Além disso, os militares exigiam o direito de expressar suas opiniões políticas, reivindicando um papel mais ativo na vida política do país. Esses sentimentos contribuíram para a mobilização militar que culminou na proclamação da República em 1889.

  • Certo
  • Errado