Questões de Breve histórico da qualidade na Administração Pública (Administração Pública)

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O modelo de Administração Pública no Brasil passou por diversas fases em seu processo de desenvolvimento, cada uma delas possuindo características específicas de acordo com o momento na história. É característica marcante da Administração Pública Gerencial:

  • A A profissionalização, a hierarquia rígida, a impessoalidade, o poder racional-legal, o formalismo e o foco central na redução de custos.
  • B A visão do cidadão como beneficiário, a abertura para adoção de metodologias de gestão utilizadas na iniciativa privada e a descentralização com vistas a melhoria da eficiência organizacional.
  • C A visão do aparelho do Estado como uma extensão do poder soberano centralizado na figura de um líder, com o compartilhamento de recursos públicos em função das necessidades do líder maior.
  • D A eliminação das relações hierárquicas e dos normativos internos de distribuição de responsabilidades, conferindo de forma autônoma e independente à cada gestor público a possibilidade de promover a organização interna de seus setores e departamentos de acordo com suas preferências.

Com relação à gestão da qualidade, à gestão de projetos e à Administração Pública, julgue o item.
A teoria do defeito zero, publicada no Japão, foi a primeira a justificar teoricamente os esforços que devem ser empreendidos para atingir a qualidade industrial.

  • Certo
  • Errado

Um dos principais modelos de excelência em gestão da qualidade na Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional da Qualidade – FNQ, que apresenta diversos fundamentos e critérios, sendo que

  • A a avaliação, tomando por base os fundamentos de excelência anualmente fixados pela FNQ para as organizações, aplicase apenas para fins de pontuação no âmbito do Prêmio Nacional de Qualidade.
  • B tanto os critérios como os fundamentos de excelência podem ser divididos em subitens avaliatórios, para obtenção de pontuação quanto ao nível de qualidade da organização para fins de certificação.
  • C a avaliação do grau de excelência da organização depende da aplicação de testes de certificação por profissionais independentes, utilizando os fundamentos da metodologia correspondente.
  • D os critérios, compostos por subitens a partir dos quais são atribuídas pontuações, permitem às organizações medirem seu estágio em relação ao atingimento da excelência, independentemente de atribuição de prêmio.
  • E as organizações habilitadas a concorrer ao Prêmio Nacional de Qualidade oferecido pela FNQ são apenas aquelas que aplicam os critérios e indicadores específicos previamente fixados no processo competitivo.
Assinale a alternativa que é corretamente adequada aos princípios, aos objetivos e às características do modelo de qualidade em serviços públicos.
  • A A preocupação em satisfazer o cliente, no setor privado, é baseada no interesse, enquanto, no setor público, essa preocupação tem que ser alicerçada no dever.
  • B A gestão da qualidade, no serviço público, é uma dimensão técnica e não política, que requer liderança da burocracia em seu desenvolvimento.
  • C Os modelos de gestão da qualidade, no serviço público, requerem a construção de práticas padronizadas e homogêneas de atendimento a todos os cidadãos.
  • D O objetivo da gestão da qualidade no serviço público é garantir atendimento a normas e procedimentos.
  • E Os instrumentos e modelos de gestão da qualidade são únicos e dizem respeito tanto a serviços públicos como a serviços privados.
O Brasil, nos últimos anos, pós-Constituição Federal de 1988, passou a experimentar um conjunto de experiências voltadas ao aumento da participação social. Já se demonstra que há uma gama bem diversa de experiências que variam em termos de seus desenhos, do grau de institucionalização e dos resultados que promovem. De forma geral, no entanto, demonstra(m)-se como resultado(s) concreto(s) das experiências de participação em curso:
  • A redução de custos de transação e garantia da heterogeneidade de interesses nas decisões tomadas pelo poder público.
  • B envolvimento de mais atores no processo decisório e, assim, eliminação de pontos de veto.
  • C aceleração dos processos decisórios, reduzindo custos de transação para o poder público.
  • D promoção de decisões mais efetivas tomadas com maior rapidez pelo poder público em discussão com atores privados.
  • E heterogeneidade de atores envolvidos no processo decisório e contribuição para antecipação da contestabilidade.