Questões de Campanhas (Relações Públicas)

Limpar Busca

As relações públicas têm como objeto as organizações e seus públicos que, embora sejam distintas, se relacionam dialeticamente. Analise as afirmativas a seguir, relacionadas à área relações públicas como atividade profissional.


I. Identificam os públicos, suas reações, percepções e pensam em estratégias comunicacionais de relacionamentos de acordo com as demandas sociais e o ambiente organizacional.

II. Supervisionam e coordenam programas de comunicação com os públicos.

III. Prevêem e gerenciam conflitos e crises que porventura podem despontar dentro de muitas categorias.

IV. Identificam e criam mercados para os produtos e serviços das organizações.


Estão corretas as afirmativas: 

  • A I, II e III apenas
  • B II, III e IV apenas
  • C III e IV apenas
  • D I, II, III e IV

A implementação do processo de relações públicas em apoio à alta administração de uma organização tem em vista

  • A envolver a participação das esferas estratégicas da empresa ao incentivar a prática de conceitos e ideias mais elevadas.
  • B possibilitar um comportamento sinérgico entre os níveis funcionais e os objetivos da organização.
  • C permitir à empresa realizar a segregação do ambiente, a fim de promover uma evolução de desempenho menos reagente, amoldável e conservadora.
  • D transformar a organização agente em uma entidade reativa.

A pesquisa em comunicação organizacional e em relações públicas requer do pesquisador conhecimento em metodologia científica para facilitar a identificação de questões relativas às organizações e ao ambiente onde atuam. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente.  


A fase de levantamento de dados faz parte da pesquisa e da construção do diagnóstico estratégico, o que possibilita formular o plano estratégico de comunicação.

  • Certo
  • Errado

A pesquisa em comunicação organizacional e em relações públicas requer do pesquisador conhecimento em metodologia científica para facilitar a identificação de questões relativas às organizações e ao ambiente onde atuam. Acerca desse assunto, julgue o item subsequente. 


A pesquisa de opinião pública é influenciada por fatores controláveis pela organização. 

  • Certo
  • Errado