Questões de Canais de Comunicação com Clientes (Marketing)

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Entender as marcas como ativos desloca os esforços de marketing em ações táticas, focadas principalmente em estimular as vendas, para ações estratégicas, mais amplas, e que também contemplem a(s)

  • A adequação das embalagens e as imagens dos produtos ao seu preço de venda.
  • B observação do posicionamento da marca nos diversos pontos de venda.
  • C ações que estimulem os colaboradores a serem embaixadores da marca.
  • D promoções, relacionando produtos diferentes de uma mesma família.
  • E associações de marca, baseadas no que liga o consumidor a elas.

O sucesso de uma estratégia de marketing envolve a construção de relacionamento com os agentes próximos à empresa, o chamado microambiente, e, com ações externas, o macroambiente.
O macroambiente é constituído por

  • A fornecedores, intermediários de marketing, mercados de clientes e concorrentes.
  • B vetores demográficos, econômicos, naturais, tecnológicos, políticos e culturais.
  • C grupos financeiros ligados à mídia e voltados para a ação cidadã e ações locais.
  • D públicos gerais, internos, investidores, equipes de design e vendas.
  • E gerentes, designers, publicitários e responsáveis por pesquisas de mercado.

De modo geral, pode-se simplificar o processo de marketing em etapas, nas quais as empresas procuram entender seus clientes, criar valor para eles e estabelecer sólido relacionamento para, enfim, capturar valor do cliente em troca. Nessa última, é comum o reconhecimento dessa captura na forma de vendas, de lucro, ou mesmo, de customer equity de longo prazo.
Sobre esse pensamento de longo prazo, define-se customer equity como um(a)

  • A momento das vendas atuais
  • B retrato do passado das vendas
  • C medida do valor futuro
  • D parte da participação de mercado
  • E oposição entre valor e vendas

A empresa X fabrica bijuterias de prata há mais de dez anos e conseguiu um empréstimo bancário que será usado em ações para ampliar as suas vendas. A diretora de marketing decidiu que parte dos recursos será gasto em novas estratégias de comunicação da empresa e solicitou que a equipe de marketing desenvolvesse uma proposta de inbound marketing.
A proposta que atende à solicitação da diretora e corresponde a uma ação de inbound marketing é a seguinte:

  • A Contratar consultores para a avaliação de todo o processo produtivo, visando à redução dos custos de produção e, consequentemente, à redução dos preços.
  • B Reunir os revendedores espalhados por todo o país via videoconferência e promover um treinamento focado em argumentos de persuasão.
  • C Produzir vídeos que ensinam como manter e customizar bijuterias de prata e disponibilizar esse material para livre acesso em redes sociais.
  • D Solicitar aos engenheiros de produto que eles desenvolvam ligas de prata mais resistentes e apresentar essa nova característica do produto em propagandas.
  • E Montar uma rede própria de lojas e tratar internamente de todo o processo de comercialização das bijuterias para fortalecer o marketing de relacionamento.

Considere o texto a seguir.

“O ato de comunicação é cíclico, bipolar: o emissor transmite, por meio de canais, informações ao receptor, e este recebe a mensagem, realimentando o sistema por meio de feedbacks, complementando-se dessa maneira o processo da comunicação. Urge frisar que tal processo constitui uma via de duas mãos. Se não houver resposta à mensagem transportada, teremos um processo unilateral de transmissão de informação. Também no marketing político o mesmo modelo se desenvolve.”
(TORQUATO, Guadêncio. Novo manual do marketing político. São Paulo: Saraiva, 2014.)

É correto afirmar que

  • A as estratégias de marketing e os estímulos de comunicação são definidos em uma campanha política após minuciosa análise do perfil dos eleitores; apenas assim é possível ter certeza absoluta das reações desse público aos estímulos.
  • B o eleitor recebe diversos estímulos durante uma campanha política. O próprio candidato pode ser considerado um estímulo, uma vez que o eleitor pode ser atraído por sua fisionomia, sua história de vida, sua ideologia.
  • C a estrutura de uma campanha política, o custo, o material utilizado durante a campanha não podem ser considerados estímulos, uma vez que não impactam o eleitor diretamente.
  • D o uso de discurso social em uma campanha política não constitui um estímulo eficaz, pois falar dos problemas da sociedade pode afastar os eleitores do candidato.
  • E os aspectos visuais do candidato, sua postura, seus gestos, sua forma de falar não possuem relevância em uma campanha política, pois a sociedade é estimulada apenas pelas propostas apresentadas pelo candidato para melhoria de segurança, saúde e educação.