Questões de Características Dos Meios De Comunicação (Publicidade e Propaganda)

Limpar Busca
A linguagem publicitária utiliza diversos meios narrativos para persuadir seu consumidor, utilizando-se de diferentes estratégias e atuando em diversos contextos. A esse respeito, assinale a alternativa correta quanto a esse tema.
  • A A estratégia racional é a mais eficaz para a linguagem publicitária, pois se baseia em argumentação lógica e objetiva, destacando claramente os atrativos do produto
  • B A estratégia emocional na linguagem publicitária busca convencer o público por meio de apelos sentimentais, excluindo elementos visuais, pois distraem o público-alvo
  • C A estratégia inconsciente ou subliminar utiliza exclusivamente elementos verbais da linguagem publicitária para impactar o telespectador, promovendo uma conexão mais profunda
  • D Na construção da narrativa audiovisual, a linguagem publicitária segue, geralmente, um roteiro clássico de enredo, com início, meio e fim, apresentando personagens heróis e anti-heróis
  • E A linguagem publicitária é desvinculada de elementos culturais e ideológicos, visando atingir um público mais amplo e diversificado

A utilização de impressões em grandes formatos – mesmo que a presença de telas digitais em espaços externos esteja ganhando terreno – levanta questões sobre a resolução e a qualidade dos arquivos originais.

Considerando-se a preparação de arquivos para essas situações, constata-se que

  • A painéis digitais exigem o uso de uma combinação de formatos.
  • B arquivos vetoriais permitem qualquer escala de utilização.
  • C grandes formatos de impressão exigem alta resolução.
  • D imagens bitmap não apresentam qualidade suficiente.
  • E impressões de grande formato limitam a escala de cores.

Flávio, técnico da área de publicidade do IFSULDEMINAS, foi convidado para definir um Plano de Mídia para uma campanha, cujo objetivo é sensibilizar os servidores da instituição sobre a necessidade de frequentar regularmente o médico para se prevenir e evitar o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. Para atingir a meta da campanha de maneira eficiente e econômica, Flávio decidiu veicular as peças publicitárias elaboradas por ele em 3 tipos de mídia. Assinale a alternativa que indica os tipos de mídia que melhor atendem à divulgação de uma campanha publicitária com essas características:

  • A Busdoor; Email Institucional; Jornal impresso com tiragem regional.
  • B Sistema Interno de TV; Email Institucional; Grupos de Whatsapp de Servidores.
  • C Sistema Interno de TV; Propaganda em Rádios Comerciais; Stories nas Redes Sociais.
  • D Propaganda em emissora de TV regional; Busdoor; Jornal impresso com tiragem local.

Assinale a alternativa que pode ser relacionada ao plano de mídia de uma campanha publicitária.

  • A Enquadramentos de imagens propostos no roteiro de um comercial para TV.
  • B Busca de recursos para financiar a veiculação da campanha publicitária.
  • C Ações que envolvem exclusivamente a edição de imagens de uma campanha.
  • D Definição dos dias, horários e veículos em que a campanha será veiculada.

No planejamento de mídia, o primeiro elemento a ser decidido é o objetivo. Este deve indicar claramente a quantidade de pessoas que se pretende atingir, com qual intensidade e durante quanto tempo.
PÚBLIO, M. A. Como Planejar e executar uma campanha de Propaganda. 2. ed. São Paulo: ed. Atlas, 2012 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. O período e a continuidade da campanha são variáveis importantes no planejamento de mídia: a primeira refere-se à extensão de tempo de determinada campanha; a segunda, à época do ano mais propícia para se anunciar um produto ou um serviço, considerando-se aspectos como sazonalidade e ciclo de vendas.
II. A frequência média ideal de uma campanha é a indicação do número de vezes em que o público-alvo deverá entrar em contato com as peças da campanha para que a mensagem se fixe em sua mente, e, em conjunto com a capacidade de alcance da veiculação programada, é responsável por determinar a intensidade da campanha publicitária.
III. A cobertura geográfica de uma campanha abrange as áreas de atuação do anunciante ou mercados novos prospectados, podendo ser ela um bairro, uma cidade, um estado, um país ou global; além disso, ela revela a quantidade de pessoas que deverão ser expostas pelo menos uma vez à mensagem publicitária da campanha.

É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.