Questões de Carta (Redação Oficial)

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Com base nas Normas para Padronização de Documentos da Universidade de Brasília, julgue o item a seguir, acerca de aspectos gerais da redação oficial.
O documento carta dirige-se a pessoas que pertençam à comunidade universitária interna, para tratar de assuntos institucionais. 

  • Certo
  • Errado

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE:
Define-se como ________ o registro claro e preciso das ocorrências de uma reunião, assembleia ou convenção. 

  • A memorando
  • B ata
  • C carta
  • D comunicado

A redação de comunicações, na gestão pública, é utilizada para registrar, analisar, avaliar, controlar e dinamizar diferentes processos e procedimentos da Administração Pública, um documento com valor jurídico dedicado à comunicação oficial entre órgãos públicos, empresas ou mesmo autoridades com função de solicitar, requerer etc. O documento que apresenta a seguinte estrutura: cabeçalho, identificação do expediente, local e data do documento, endereçamento, assunto, texto do documento, fechos para comunicações, identificação do signatário, numeração das páginas é conhecido como, de acordo com Manual de Redação da Presidência da República?

  • A Ata.
  • B Ofício.
  • C Cartas.
  • D Declaração.
No que se refere às características e definições dos atos oficiais, relacione as assertivas e assinale a alternativa CORRETA: I. Documento firmado por servidor em razão do cargo que ocupa, ou função que exerce, declarando um fato existente, mas que não consta em livros, papéis ou documentos em poder da Administração. II. Correspondência pública ou particular de caráter menos formal, utilizada para se fazer convites, solicitações, agradecimentos, informações. III. Documento fornecido pela administração ao interessado, afirmando a existência de ato ou assentamentos constantes de processo, livro ou documentos que se encontrem nas repartições públicas. IV. Correspondência de caráter interno da Instituição, expedida simultaneamente a diversos destinatários, com o objetivo de transmitir rotinas, orientações, procedimentos, esclarecer o conteúdo de leis, normas e regulamentos ou dar publicidade a uma informação. 
  • A I. Certidão - II. Atestado - III. Circular - IV. Carta.
  • B I. Certidão - II. Circular - III. Carta - IV. Atestado.
  • C I. Atestado - II. Carta - III. Certidão - IV. Circular.
  • D I. Atestado - II. Carta - III. Circular - IV. Certidão.
  • E I. Circular - II. Certidão - III. Carta - IV. Atestado.

Assinale abaixo o que não deve constar em uma Carta de Serviços ao Usuário:

  • A o prazo para a realização dos serviços.
  • B os padrões de qualidade do atendimento ao público.
  • C a proibição de recebimento de cópias autenticadas.
  • D o tempo de espera para o atendimento.