Questões de Charlot (Pedagogia)

Limpar Busca

“O fato de o horizonte ser hoje o futuro da espécie humana, do planeta Terra e das novas tecnologias de divulgação da informação deveria levar a uma redefinição dos conteúdos e das formas de transmissão, de avaliação e de organização da escola. Não é isso, porém, que está acontecendo. Observa-se hoje uma contradição entre os novos horizontes antropológicos e técnicos da educação, por um lado, e, por outro, as suas formas efetivas.”

Adaptado de CHARLOT, Bernard. “Educação e Globalização: uma tentativa de colocar ordem no debate”. Sísifo/Revista de Ciências da Educação, nº 4, out/dez, 2007.

O trecho acima descreve a situação da escola em meio às transformações contemporâneas do mundo. 

De acordo com o texto, é correto afirmar que

  • A há um conflito inerente à relação entre as tecnologias informacionais e o ambiente escolar.
  • B as tecnologias contemporâneas tornam obsoleta a necessidade do aprendizado escolar.
  • C a escola tem falhado em acompanhar o ritmo das mudanças culturais e planetárias.
  • D é preciso adaptar os atuais recursos tecnológicos às metodologias tradicionais de ensino.

Charlot (2013) estabelece comparações entre a pedagogia tradicional e o Construtivismo, defendendo que este último opera uma ruptura fundamental em relação aos métodos tradicionais empregados pelos professores na educação escolar.
Sobre as pedagogias em foco, assinale a afirmação correta.

  • A O exercício prático do Construtivismo consiste em ser dinâmico, moderno e inovador.
  • B A proposta da pedagogia tradicional consiste em dar aulas expositivas para alunos que se mantêm passivos.
  • C Ser construtivista é opor ao modelo tradicional da aula seguida por exercícios de aplicação um modelo em que a atividade vem primeiro.
  • D No Construtivismo, com base nos achados de Vygotsky, o papel do professor é apenas o de acompanhar os alunos em processos construtivistas.
  • E A adoção de práticas construtivistas desfaz a tensão que há no ato de ensinar entre construir saberes e herdar um patrimônio cultural.

Charlot (2002) faz distinções conceituais sobre o fenômeno da violência vivenciado no contexto escolar.

Tendo como referência essas distinções, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, fazendo a relação dos conceitos de violência a suas respectivas características, conforme descrito por Charlot.


COLUNA I

1. Violência na escola

2. Violência à escola

3. Violência da escola


COLUNA II

( ) Está ligada à natureza e às atividades da instituição escolar – os alunos se entregam às violências que têm em vista a instituição escolar e aqueles que a representam.

( ) É uma violência institucional, simbólica, suportada pelos jovens, que se dá por meio da forma como a instituição e os seus agentes os tratam.

( ) É produzida dentro do espaço escolar, sem estar relacionada à natureza e às atividades da instituição escolar.


Assinale a sequência CORRETA.

  • A 1 2 3
  • B 3 1 2
  • C 2 3 1
  • D 2 1 3

Para Charlot (2002), os incidentes violentos na instituição escolar se produzem sob um cenário de tensão social e escolar forte.

Tendo como referência as ideias desse autor sobre essa forte tensão, analise as seguintes afirmativas.


I. Para os alunos, destacam-se os golpes, ou extorsão, e os furtos como atos de violência de que foram vítimas.

II. O modo de articulação entre escola e sociedade, a partir dos anos de 1960, tendo a representação da escola como via de “inserção profissional e social”, desfez a ideia da escola como lugar de sentido e de prazer.

III. Algumas das fontes dessa tensão estão diretamente relacionadas ao estado da sociedade e do bairro: se o bairro for “presa” da violência, maior será a possibilidade de a escola ser atingida por ela – embora haja bairros violentos com escolas onde há pouca violência.


Estão corretas as afirmativas:

  • A I e II, apenas.
  • B I e III, apenas.
  • C II e III, apenas
  • D I, II e III.

Assinale a alternativa que melhor resume o texto:

  • A A escola brasileira é infinitamente mais acessível, do ponto de vista da organização, do que a francesa.
  • B Um francês não consegue, imediatamente, entender como acontece o financiamento educacional no Brasil.
  • C Professores brasileiros e franceses compartilham aspectos comuns quanto ao fato de, nos diferentes países, já estar em vigor um saláriobase em âmbito nacional.
  • D Tanto os professores franceses quanto os brasileiros participam de um sistema de avaliação de seu trabalho anualmente, mediante o qual recebem ou não aumentos em seus salários.
  • E Os franceses precisam aprender com o modo de organização da escola brasileira que é muito mais democrático.