Hipertexto, hipermídia, convergência digital e virtual, redes, interatividade, compartilhamento, ciberjornalismo, não linearidade, multiplataformas, Web 2.0, Web 3.0, streaming, são muitos os termos, práticas, formas e interfaces, com os quais os jornalistas têm de lidar e especializar. A rotina de produção da profissão mudou muito e mudou rápido. Mesmo para os que já nasceram na era das redes sociais digitais e das mídias móveis, a velocidade com que as novas ferramentas aparecem exigem estado de constante atualização.
(Nádia Maria Lebedev Martinez Moreira, 2021.)
São considerados conceitos fundamentais do jornalismo digital, EXCETO:
-
A Hipertextualidade: o hipertexto representa a não linearidade, pois é composto por blocos textuais, que podem ser lidos fora de sequência e possuem estrutura variável.
-
B Ubiquidade do ciberespaço: possibilidade de acessar, independentemente da posição geográfica, qualquer tipo de informação de caráter aberto que esteja disponível no ciberespaço.
-
C Hipermídia: o hipertexto e os hiperlinks, a leitura não linear e os diversos recursos multimídia, que englobam texto, áudio, imagem estática, imagem em movimento e a infografia possibilitaram o desenvolvimento da hipermídia.
-
D Convergência ou convergência midiática: refere-se ao uso de textos, fotografias, áudios, infográficos, animações, vídeos, dentre outros, em um mesmo produto, não relacionados a uma narrativa central, de forma que, em conjunto, possibilitam o entendimento da convergência entre mídias.