Questões de Ciclo de Vida do Produto (Marketing)

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Da mesma forma que ocorre em qualquer outro segmento econômico, as mercadorias transportadas via marítima devem atender às necessidades do dono da carga quanto ao marketing mix. Assim, o transportador marítimo tem a obrigação de cumprir as datas e a rotação de portos previamente divulgadas, para que o contratante do frete possa honrar os compromissos por ele assumidos quanto aos quatro Ps.

O único elemento listado que NÃO faz parte dos quatro Ps é o(a)

  • A pedido
  • B produto
  • C preço
  • D praça
  • E promoção

Leia a avaliação a seguir.
Os brasileiros estão sempre entre os maiores compradores de iPhone e iPad a cada lançamento da Apple. A cada novo produto, destaca-se um novo atributo de forma a apresentar, principalmente, inovações que facilitam a interface com o usuário. Essas são questões que preocupam as demais empresas de telecomunicações que atuam no País.
Qual foi o elemento do radar ambiental avaliado neste caso?

  • A Tendências demográficas.
  • B Condições econômicas.
  • C Condições políticas.
  • D Mudanças tecnológicas.

Ao pensar na precificação de um produto, a empresa deve considerar as ameaças e oportunidades presentes no mercado em que está inserida, pois o preço indica o posicionamento da empresa e capta a percepção dos clientes. Uma vez que o preço poderá ser a força ou a fraqueza da empresa, recomenda-se ter conhecimento das variáveis econômica, societária e tributária, mercadológica e de custos, as quais interferem na estratégia de formação de preço.

Considerando a estratégia de formação de preço, avalie as afirmações a seguir.
I. Quando o enfoque é estabelecer a precificação a partir dos níveis de preços, deve-se considerar o ciclo de vida do produto.
II. A estratégia de preço de penetração possibilita maximizar o lucro logo no início das vendas e, gradativamente, fazer uma curva decrescente no preço.
III. A estratégia de preço de desnatação é a introdução de produtos a preço baixo, de modo a atingir o maior número possível de consumidores.
IV. As políticas de concessões podem ser utilizadas na negociação de espaço nas prateleiras, assim como na motivação do vendedor quanto à venda de determinado produto.


É correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D I, II e IV.
  • E II, III e IV.

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

O modelo do Ciclo de Vida do Serviço é a sua história completa através de suas fases de vendas. Considerando o Ciclo representado no gráfico abaixo, assinale a alternativa que indica a fase do Ciclo de Vida do Serviço descrita a seguir:
Atividades que antes exigiam esforço passam a ser automáticas. Sua marca já está associada a este serviço. Por ter se tornado um Expert no assunto, você começa a perceber outras ramificações possíveis deste serviço que poderiam gerar novos serviços.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Fase I.
  • B Fase II.
  • C Fase III.
  • D Fase IV.
  • E Fase V.