Questões de CID-10 e DSM (Psicologia)

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De acordo com o DSM-5 TR, sobre um determinado transtorno, analise os critérios diagnósticos abaixo:

Dificuldade em entender o significado do que é lido (por exemplo, pode ler o texto com precisão, mas não entender a sequência, relacionamentos, inferências ou significados mais profundos do que é lido).
 Dificuldades com a ortografia (por exemplo, pode adicionar, omitir ou substituir vogais ou consoantes).
 Dificuldades com a expressão escrita (por exemplo, comete vários erros gramaticais ou de pontuação nas frases; emprega uma organização de parágrafos deficiente; a expressão escrita de ideias carece de clareza).
 Dificuldades em dominar o senso numérico, fatos numéricos ou cálculo (por exemplo, tem pouca compreensão de números, sua magnitude e relações; conta nos dedos para adicionar números de um dígito em vez de lembrar o fato matemático como os colegas fazem; se perde no meio de computação aritmética e pode mudar de procedimento).
 Dificuldades com raciocínio matemático (por exemplo, tem muita dificuldade em aplicar conceitos, fatos ou procedimentos matemáticos para resolver problemas quantitativos).

As características acima definem o(a):

  • A Transtorno de Tique Motor ou Vocal Persistente (Crônico).
  • B Dispraxia.
  • C Transtorno de Déficit de Atenção.
  • D Transtorno Específico de Aprendizagem.
  • E Transtorno do Espectro Autista.

Assim como ocorre com o TDAH o TEA (transtorno do Espectro Autista) vem ganhando ampla divulgação na nossa sociedade. A divulgação de forma correta e ética acerca desse transtorno colabora para o avanço de políticas pública, abertura para o tratamento e apoio em vários âmbitos da sociedade. Nesse sentido, julgue os itens a seguir como Verdadeiro (V) ou Falso (F) e em seguida marque a alternativa correta.

I. ( ) O DSM-5 considera os déficits na comunicação social e na interação social como um dos critérios principais para o diagnóstico de TEA.
II. ( ) A presença de comportamentos repetitivos e interesses restritos é opcional no diagnóstico de TEA, de acordo com o DSM-5, pois o principal critério é o da comunicação.
III. ( ) A gravidade dos sintomas de TEA pode variar ao longo do tempo e pode ser influenciada pelo suporte recebido pela pessoa.

  • A V, V,V
  • B F, V, F
  • C F, F,V
  • D V, F, V
  • E V, V, F

O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade vem crescendo em número de diagnósticos. Contudo muitas dificuldades e interpretações têm ocorrida em nossa sociedade hodierna. Com relação ao diagnóstico de (TDAH) de acordo com o DSM-5, identifique a alternativa que está INCORRETA:

  • A A intensidade dos sintomas precisa ser consistente ao longo de toda a vida adulta, sem apresentar variações.
  • B Os sintomas devem ocorrer em pelo menos dois ou mais contextos diferentes, como casa, escola ou trabalho.
  • C Os sintomas de desatenção ou hiperatividade/impulsividade devem estar presentes antes dos 12 anos de idade.
  • D Os sintomas devem interferir negativamente no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional da pessoa.
  • E É necessário que os sintomas de desatenção ou hiperatividade/impulsividade não sejam explicados por outro transtorno mental

De acordo com o DSM-5, qual das opções abaixo é uma característica essencial para o diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

  • A Presença de ataques de pânico inesperados e recorrentes, com preocupação constante sobre ter novos ataques.
  • B Medo intenso e persistente de situações sociais em que a pessoa possa ser avaliada por outras pessoas.
  • C Ansiedade e preocupação excessivas, ocorrendo na maioria dos dias por pelo menos seis meses, com dificuldade em controlar a preocupação.
  • D Comportamento repetitivo e compulsivo para reduzir a ansiedade causada por pensamentos intrusivos.
  • E Evitação persistente de locais ou situações que possam lembrar eventos traumáticos anteriores.

De acordo com o DSM-5-TR (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição - TR), o diagnóstico de TDAH não pode ser realizado sem a presença de pelo menos um dos critérios sintomáticos antes dos:

  • A 8 anos de idade
  • B 10 anos de idade
  • C 12 anos de idade
  • D 14 anos de idade