Questões de Ciências Auxiliares: Antropologia, Arqueologia e História (Museologia)

Limpar Busca

De acordo com o desenvolvimento da Antropologia Cultural, é correto afirmar que ela:

  • A visa explicar o comportamento humano a partir de experimentos controlados, semelhante às ciências físicas, para validar hipóteses sobre a natureza das sociedades
  • B se concentra na análise das sociedades a partir de sua estrutura biológica, semelhante ao que ocorre nos estudos de Biologia Humana.
  • C utiliza experimentos laboratoriais para observar como as influências culturais modificam o comportamento humano em condições controladas.
  • D tem como objetivo central o estudo da humanidade como um todo, enfatizando o uso de métodos comparativos e a observação direta para entender as práticas culturais em seu contexto específico.

A Etnografia teve grande impacto no campo museológico, especialmente no que se refere à maneira como as culturas são representadas e interpretadas nos museus. Considerando as contribuições de antropólogos como Franz Boas e Bronislaw Malinowski, além do desenvolvimento da Etnografia como uma ciência da alteridade, qual das afirmativas abaixo reflete de forma mais precisa essa evolução nas práticas museológicas?

  • A A abordagem etnográfica nos museus contemporâneos, influenciada por Malinowski, consolidou-se pela valorização da pesquisa evolutiva, que permite a comparação objetiva entre diferentes estágios de desenvolvimento cultural, reafirmando a relevância da cultura ocidental sobre as demais.
  • B Os museus etnográficos modernos, influenciados pela metodologia de campo de Boas e Malinowski, passaram a incorporar a observação participante como princípio central, enfatizando uma abordagem êmica que busca representar a totalidade das culturas estudadas e promover o entendimento a partir da perspectiva dos próprios grupos sociais, em vez de meramente expor objetos descontextualizados.
  • C A influência de Franz Boas nos museus etnográficos não limitou-se à catalogação e descrição meticulosa de artefatos, promovendo uma integração efetiva entre a pesquisa etnográfica de campo e as práticas expositivas, ancoradas em uma abordagem externa e descritiva
  • D A revolução metodológica trazida por Malinowski no início do século XX foi responsável por introduzir nos museus etnográficos uma visão positivista, na qual os dados de campo são tratados de forma objetiva, e os museus atuam como receptores e organizadores de informações fornecidas por observadores externos.

A musealização, enquanto processo de atribuição de valor e significado a objetos e práticas culturais, envolve uma série de etapas e procedimentos que:

  • A Priorizam a conservação e restauração de objetos, visando a sua preservação física e a manutenção da sua integridade material.
  • B Enfatizam a pesquisa e a documentação do acervo, buscando contextualizar os objetos e as práticas culturais em seus contextos históricos e sociais.
  • C Privilegiam a comunicação e a educação, visando a difusão do conhecimento sobre o acervo e a promoção da participação do público.
  • D Integram diferentes áreas do conhecimento, como história, antropologia, sociologia e arte, para uma compreensão mais ampla e complexa do patrimônio cultural.

A interdisciplinaridade na Museologia, embora fundamental para a compreensão da complexidade do patrimônio cultural, apresenta desafios na sua aplicação prática. Um desses desafios é:

  • A A dificuldade de estabelecer um diálogo horizontal entre diferentes áreas do conhecimento, muitas vezes marcadas por hierarquias e disputas de poder no campo acadêmico.
  • B A falta de recursos financeiros e humanos para desenvolver projetos interdisciplinares, que demandam equipes multidisciplinares e investimentos em pesquisa e formação continuada.
  • C A resistência de alguns profissionais da área, que defendem a especificidade da Museologia e a autonomia de seus métodos e teorias em relação a outras disciplinas.
  • D A necessidade de adaptar a linguagem e os formatos de comunicação para públicos diversos, que possuem diferentes níveis de conhecimento e interesse em relação aos temas abordados.

Sobre os processos de higienização em negativos em acetato ou triacetato de celulose, esta ação deverá ser realizada com o auxílio de

  • A uma pera de sopro, uma vez que ela não toca a superfície do objeto, eliminando o risco de provocar abrasões durante o procedimento.
  • B um técnico que deverá utilizar luvas de látex, para não deixar marcas na emulsão.
  • C uma trincha, uma vez que ela toca minimamente a superfície do objeto, eliminando o risco de provocar abrasões durante o procedimento.
  • D pó de borracha, pois permite a retirada de sujidades que já foram agregadas à camada superficial da imagem.