Questões de Cinema (Comunicação Social)

Limpar Busca

Os limites de enquadramento para fotografia e planos de cinema são importantes linguagens de edição de imagens. O enquadramento que, por exemplo, capta a imagem de uma modelo, da cabeça até a altura da cintura, corresponde ao seguinte plano:

  • A Plano Americano.
  • B Primeiro Plano.
  • C Plano de Detalhe.
  • D Primeiríssimo Plano.
  • E Plano Médio.

“Inicia-se com a Primeira Guerra Mundial a decadência do cinema europeu e o estabelecimento da supremacia norte-americana. (...) É nos Estados Unidos, porém, que o cinema deixa de arruinar empresários e se destaca do espaço teatral para desenvolver sua própria linguagem.” (MARTÍN-BARBERO, 2001).
Sobre o meio cinema é correto afirmar, EXCETO:

  • A O público majoritário do cinema americano durante o período citado provinha das classes populares e era composto pelas massas de imigrantes.
  • B Em Hollywood foram inventados alguns gêneros cinematográficos e outros foram recriados, finalizando com a mera transposição de gêneros teatrais para o cinema.
  • C Através do folhetim, o cinema recebe por herança o melodrama e o reinventa: transforma-o no grande espetáculo popular que mobiliza as grandes massas.
  • D O melodrama cinematográfico traz o uso dramático do primeiro plano, um dos elementos que contribuiu para o sucesso da linguagem do cinema.
  • E O cinema americano desenvolveu linguagem própria a partir da Primeira Guerra Mundial, tornando-se um importante instrumento da elite, distanciando-se das massas.

A produção de um roteiro é fundamental para o desenvolvimento de todo o processo de produção. Sobre o roteiro, associe o termo ao seu conceito.

TERMOS
1 – Ideia 2 – Plot 3 – Argumento 4 – Roteiro literário 5 – Escaleta 6 – Roteiro técnico 7 – Conflito
CONCEITOS
( ) esquema que define a estrutura de um programa ou roteiro. ( ) definido (a) pelo diretor, garante a linguagem do vídeo/filme. ( ) texto base para motivação da produção do vídeo/ filme. ( ) torna a história do filme/vídeo interessante. ( ) apresenta informações importantes sobre o enredo. ( ) faz a história do filme/vídeo acontecer. ( ) escrito (a) sem informações técnicas, foco nas ações e descrições.

A sequência correta é: 

  • A 5, 4, 3, 2, 1, 7, 6.
  • B 6, 5, 1, 2, 3, 7, 4.
  • C 7, 6, 2, 1, 4, 5, 3.
  • D 5, 6, 1, 7, 3, 2, 4.
  • E 3, 5, 2, 6, 7, 1, 4.

Analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.

I - A produção de filme é divida em etapas: pré-produção, produção e pós-produção. A produção é a etapa mais importante de qualquer produto audiovisual, e com o vídeo publicitário não é diferente

PORQUE,

II - nessa etapa de produção, tudo o que foi planejado anteriormente, alinhado em reuniões e aprovado será executado. Todas as checagens, procedimentos e organização devem ser feitos de forma ágil, procurando atingir o objetivo do projeto e do briefing.

Sobre as asserções, é correto afirmar que

  • A I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
  • B I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
  • C I é verdadeira, e a II é falsa.
  • D I é falsa, e a II é verdadeira.
  • E I e II são falsas.
Segundo Syd Field, em seu livro Manual do Roteiro, “o roteiro é uma história contada em imagens, diálogos e descrições, localizada no contexto da estrutura dramática”. E para se contar essa história o roteiro é decomposto em três atos que são denominados como:
  • A Apresentação; barriga; e, epílogo.
  • B Início; apresentação; e, dissolução.
  • C Captação; disseminação; e, epílogo.
  • D Protagonismo; antagonismo; e, solução.
  • E Apresentação; confrontação; e, resolução.