Questões de Cinema, Televisão e Animação (Áudio e Vídeo)

Limpar Busca

O autor Michel Chion argumenta que a música acrescenta valor a uma narrativa cinematográfica, gerando uma emoção específica em relação à situação mostrada.
Nesse sentido, uma música que gera um efeito empático é aquela que

  • A constitui a paisagem sonora da cena.
  • B dá o ritmo, o tom da emoção da cena, em função de códigos culturais.
  • C é indiferente à ação que se desenrola na cena.
  • D emana de fonte sonora visível no campo da ação.
  • E possui função de ambiência, sem ressonância emocional.

Por ocasião da edição dos episódios de uma série educativa para serem exibidos na televisão, foi solicitada a criação de uma vinheta de abertura, com uma seleção de diversas imagens da série acompanhadas por uma trilha musical.
Esse tipo de vinheta tem a função específica de

  • A apresentar os patrocinadores e as leis de incentivo à cultura que fomentaram a realização da obra.
  • B estabelecer uma dialética entre ordem e novidade, a partir da repetição.
  • C explorar diferentes temáticas, classificando a série por semelhança retórica.
  • D pontuar a presença da série dentro do fluxo televisual contínuo, sinalizando o início de cada episódio.
  • E relacionar o tema central com perfis psicológicos dos protagonistas da série para gerar expectativa e atrair telespectadores.

Saber dosar a criatividade com a funcionalidade na linguagem audiovisual, em produções de conteúdo televisivo, cinematográfico, para mídias sociais e/ou multimídia, é uma matriz importante para se comunicar bem com o público em geral. Em todas essas áreas, é possível encontrar a busca por padrões da indústria cinematográfica. A opção que melhor sistematiza essa ideia chave é

  • A A busca por uma iluminação criativa, enquadramentos e movimentação de câmera com passagens suaves, correção de cor atraente e dinâmicas de corte em sincronia com trilhas sonoras.
  • B Em geral, a falta de preocupação com a iluminação e o uso de enquadramentos e regras de composição sem levar em consideração movimentação de câmera.
  • C Há uma busca apenas para o uso de enquadramentos e regras de composição com base na fotografia estática e despreocupação com a qualidade estética dos movimentos.
  • D O uso exagerado de iluminação natural, múltiplas câmeras e edição com grandes takes.

Conexões em players profissionais de estúdio de televisão são fundamentais para garantir uma transmissão de sinal de alta qualidade. Um tipo de conexão frequentemente preferido para esse ambiente é

  • A USB.
  • B FireWire.
  • C Mini Jack.
  • D SDI (Serial Digital Interface).

Grandes emissoras de televisão são formadas por uma gama de profissionais distribuídos em equipes de produção (técnicas, administrativas e operacionais). A opção que melhor apresenta a formação de uma equipe, resumida, para transmissões audiovisuais ao vivo de sessões de uma Câmara Municipal é

  • A cinegrafistas, cenógrafo, diretor de fotografia e artista gráfico digital.
  • B diretor de corte, cinegrafistas, técnico de áudio e operador de GC.
  • C técnico de áudio, técnico de imagem, operador de GC e editor de imagens.
  • D diretor de fotografia, caboman, gerador de caracteres e editor de imagens.