Questões de Classificação de Documentos (Arquivologia)

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Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte. 


A classificação estrutural é a mais adequada para a elaboração de planos de classificação de organizações institucionalmente instáveis. 

  • Certo
  • Errado

Considerando as normas de descrição arquivística, elaboração de instrumentos de pesquisa e RiC (records in contexts), bem como a difusão de documentos, julgue o seguinte item. 


A utilização de planos de classificação para a organização dos documentos nos arquivos correntes e quadros de arranjo nos arquivos permanentes integra a função arquivística de classificação. 

  • Certo
  • Errado

Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte. 


Os princípios de classificação comumente utilizados na elaboração do plano de classificação são função, atividade e tarefa. 

  • Certo
  • Errado

Em relação aos instrumentos de gestão de documentos (plano de classificação e tabela de temporalidade), julgue o item seguinte. 


A menor unidade de classificação na estrutura de um plano ou código de classificação corresponde ao item documental. 

  • Certo
  • Errado

Uma organização pública está enfrentando dificuldades para gerenciar o grande volume de documentos que produz diariamente. Decidiu-se implementar um programa de gestão documental. Durante o diagnóstico inicial, identificou-se que não há classificação adequada dos documentos, prazos de guarda definidos ou procedimentos padronizados para a eliminação de documentos desnecessários. Com base nessa situação, qual seria a sequência lógica de passos que a organização deve seguir para implementar efetivamente o programa de gestão documental, assegurando conformidade com as melhores práticas arquivísticas?

  • A Definir prazos de guarda, eliminar documentos antigos e, em seguida, classificar os documentos restantes.
  • B Digitalizar todos os documentos, armazená-los em um sistema eletrônico e eliminar os originais em papel.
  • C Criar uma tabela de temporalidade, classificar os documentos de acordo com um plano de classificação e estabelecer procedimentos de avaliação e destinação final.
  • D Contratar um arquivista para reorganizar o arquivo físico sem alterar os processos existentes.