Questões de Classificação de Processos Técnicos em Biblioteconomia (Biblioteconomia)

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Segundo Nascimento (2021, p.) “aquele que nomeia, manifesta sobre o que é nomeado, uma ação de poder, que consequentemente lança luz sobre o lugar ocupado por cada um dos sujeitos na hierarquia social”.

Diante disso, ao voltar-se para o poder de nomear do indexador (Olson, 2001) e tendo em vista a teoria da desclassificação de Garcia-Gutiérrez (2010), assinale a alternativa CORRETA.

  • A O poder de nomear do indexador refere-se à capacidade técnica de classificar documentos, sem envolver aspectos culturais ou sociais, enquanto a desclassificação é puramente uma questão de atualização de acervos.
  • B O poder de nomear influencia diretamente a forma como a informação é organizada e acessada, sendo que a desclassificação pode ser utilizada como ferramenta de controle social, restringindo o acesso a determinados conhecimentos.
  • C Hope Olson defende que o processo de indexação é neutro e objetivo, enquanto Garcia-Gutiérrez considera a desclassificação um processo sem impacto social ou político.
  • D A desclassificação, segundo Garcia-Gutiérrez, é sempre aplicada de maneira imparcial e transparente, enquanto Hope Olson argumenta que o poder de nomear do indexador raramente afeta o acesso à informação.
  • E As duas teorias consideram que os processos de classificação e desclassificação são imutáveis e universais, sem influência do contexto social ou cultural.

A partir das opções retiradas da Tabela de Cutter, qual é a notação de autor correta para o livro “Um amor para a vida toda”, de Archer Jodie? 

62 Jo 63 Joc 64 Joe 65 Joh 66 Johnso

  • A J63a.
  • B J62u.
  • C J64a.
  • D J63u.
  • E J62a.

Em 1912, a American Library Association (ALA) criou um comitê especial com o objetivo de elaborar um código para classificadores. Esse trabalho foi coordenado por Wiliam Stetsom Merrill. Em 1914, foi publicada a primeira edição do Code for Classifiers, que foi sendo aperfeiçoada ao longo de 27 anos. Apesar de mais de cem anos desde a sua primeira edição, o seu conteúdo permanece atual e pertinente. Segundo o Code for Classifiers, obras destinadas ao público infantojuvenil devem:


I. Ser classificadas por assunto.


II. Fazer uso de números de classificação mais simplificados.


III. Ser classificadas em forma de “ilustração”, quando houver gravuras e outras ilustrações.


IV. Ser classificadas pela subdivisão geográfica, e depois pelo assunto, quando traduções.


V. Destacar o público para o qual se destina, por cor ou por um indicativo de coleção, por exemplo, introduzir “j” para juvenil e “i” para infantil, antes do número de chamada.


Está correto o que se afirma apenas em

  • A IV e V.
  • B III e IV.
  • C I, II e V.
  • D I, II e IV.

Assinale a alternativa correta sobre sistemas de classificação.

  • A São exemplos de sistema de classificação: a Classificação Decimal Universal, a Classificação Decimal de Dewey e o Código de Catalogação Anglo Americano.
  • B Número de chamada é o código que representa os conceitos em uma classificação e que, em geral, expressa sua ordenação.
  • C É um conjunto de regras e princípios utilizados para organizar e categorizar os assuntos existentes em bibliotecas. As classificações mais utilizadas dividem o conhecimento de forma consecutiva, partindo do geral para o específico.
  • D Em um sistema de classificação, um índice é uma lista alfabética de termos e seus sinônimos, indicando números alfanúmericos, sinais, desenhos, letras e palavras de classificação do assunto.
  • E Faz parte da natureza humana e compõe parte de sua personalidade, auxiliando-a cotidianamente na organização mental e na classificação de coisas que lhe interessam.

Julgue o item que se segue. 


Toda obra contém informações, mesmo aquelas que não estão em formato físico de papel. Assim como em livros, podemos identificar elementos como autor, título, local de publicação, editora, ano de publicação, número de páginas e dimensões. A folha de rosto, em especifico, é o objeto informacional essencial para uma descrição detalhada do conteúdo. Essa etapa, conhecida como análise de conteúdo, requer técnicas específicas para entender o que a obra aborda, sua área de conhecimento, e então determinar sua classificação e termos-chave que melhor representem seu conteúdo.

  • Certo
  • Errado