Questões de Classificação dos Gêneros Literários (Literatura)

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Em termos de gêneros literários, qual alternativa lista corretamente os gêneros da Antiguidade?

  • A Romance, novela e conto.
  • B Épico, lírico e dramático.
  • C Ensaio, crônica e artigo.
  • D Soneto, haicai e ode.

Um(a) ………. é um gênero literário marcado por uma narrativa curta que gira em torno de uma única ação dramática. O desenrolar deste drama central possui início, meio e fim bem definidos e, em geral, há poucos personagens envolvidos na trama.


Massaud Moisés, em A Criação Literária - Prosa I, define um(a) da seguinte maneira: “(o)(a).................... é, pois, uma narrativa unívoca, univalente: constitui uma unidade dramática, uma célula dramática, visto gravitar ao redor de um só conflito, um só drama, uma só ação. (…) A ação pode ser externa, quando as personagens se deslocam no espaço e no tempo, e interna, quando o conflito se localiza em sua mente.”


O espaço de tempo em que a narrativa do(a).......................ocorre também é parte das suas características. Trata-se geralmente de um período curto — de horas, dias ou poucas semanas.


Com relação ao espaço físico da narrativa, ele também é restrito, quando se trata de uma ação externa. Moisés pontua: “começando pela noção de espaço, verificamos que o lugar onde as personagens circulam é sempre de âmbito restrito. No geral, uma rua, uma casa, e, mesmo, um quarto de dormir ou uma sala de estar basta para que o enredo se organize. Raramente os protagonistas se movimentam para outros lugares.”

   


Qual subgênero literário, pertencente ao gênero narrativo, preenche corretamente os espaços em branco do texto acima? Assinale a alternativa correta. 

  • A Romance
  • B Fábula
  • C Epopeia
  • D Conto
Leia o texto a seguir:
ATO PRIMEIRO

Sala ricamente adornada: mesa, consolos, mangas de vidro, jarras com flores, cortinas etc., etc. No fundo, porta de saída, uma janela etc., etc.

CENA 1
AMBRÓSIO
(só, de calça preta e chambre) — No mundo a fortuna é para quem sabe adquiri-la. Pintam-na cega... Que simplicidade! Cego é aquele que não tem inteligência para vê-la e a alcançar. Todo o homem pode ser rico, se atinar com o verdadeiro caminho da fortuna. Vontade forte, perseverança e pertinácia são poderosos auxiliares. Qual o homem que, resolvido a empregar todos os meios, não consegue enriquecer-se? Em mim se vê o exemplo. Há oito anos, era eu pobre e miserável, e hoje sou rico, e mais ainda serei. O como não importa; no bom resultado está o mérito... Mas um dia pode tudo mudar. Oh, que temo eu? Se em algum tempo tiver de responder pelos meus atos, o ouro justificar-me-á e serei limpo de culpa. 
(PENA, Martins. O noviço. Rio de Janeiro: Ediouro, 1998.)

De acordo com as características estruturais do texto apresentado, pode-se afirmar que:

  • A Constitui a literatura de catequese, tipo de texto escrito cujo público-alvo era os indígenas. 
  • B Tem como principal finalidade apresentar as ações que ocorrerão em um contexto de encenação.
  • C Aproxima-se de gêneros textuais, tais como o romance e a novela em relação ao narrador como elemento textual.
  • D Apresenta uma estrutura que, ao ser adaptada para o teatro, passa a ser considerada pertencente ao gênero dramático. 

Considerando a leitura do poema apresentado e os aspectos da obra de Olavo Bilac, assinale a opção correta.

  • A O poema ilustra o estilo parnasiano, contemporâneo ao Realismo/Naturalismo, e tematiza o árduo trabalho dos operários da época, conforme o emprego de palavras e expressões como “Trabalha” (v. 4), “trama’ (v. 6), “construa” (v. 6), “templo grego” (v. 8), “fábrica” (v. 9), “andaimes do edifício” (v. 11).
  • B O tema artístico do poema expõe a adesão do poeta ao estilo parnasiano, cujo lema — “Arte pela arte” — é explorado por meio da metalinguagem, ou seja, o tema do poema é a construção de um poema segundo o ideal de perfeição estética da poesia parnasiana.
  • C Na primeira estrofe, por meio do emprego do vocativo “Beneditino” (v. 2) e do polissíndeto (v.4), o poeta elege o interlocutor dos seus versos e valoriza o trabalho do monge, incansável, mas pouco valorizado, nas ruas da cidade.
  • D Na segunda estrofe, a construção do “templo grego”, rico e sóbrio, ambienta o poema no cotidiano da Antiguidade greco-romana para simbolizar o resgate dos valores clássicos da arte defendida na poesia parnasiana.
  • E Na última estrofe, a “simplicidade” (v.14), valorizada na antítese entre “Arte pura” e “artifício” (v.13), é defendida pelo poeta como a representação da realidade da vida na poesia, sem os sentimentalismos ou os exageros que marcaram o Romantismo.

Considerando aspectos estilísticos tanto da obra do poeta Antonio Gonçalves Dias quanto do movimento literário a que ele é historicamente vinculado, assinale a opção correta.

  • A Gonçalves Dias é considerado um grande poeta porque, mesmo desconhecendo as regras de composição lírica, compôs poemas combinando a forma com a expressão do sentimentalismo espontâneo dos românticos.
  • B Gonçalves Dias gostava de usar variados números de sílabas em seus versos e valorizou as redondilhas, maiores e menores, para compor poemas de apelo mais popular.
  • C As pausas e a abolição das rimas deram aos poemas de Gonçalves Dias um caráter mais solene, menos popular.
  • D Apesar de aderir ao Romantismo, o poeta em apreço ainda seguia a tradição dos árcades da poesia portuguesa, fazendo poemas nos moldes campestres, sem exageros sentimentais.
  • E Gonçalves Dias violou as regras do verso e da gramática devido à sua pouca erudição e ao seu desconhecimento da norma culta da língua portuguesa.