Questões de Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral (Administração Geral)

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Shein (2009) menciona um modelo para entender a cultura organizacional, comparando-a a um iceberg com três níveis distintos. Cada nível reflete uma profundidade diferente da cultura organizacional, desde os aspectos visíveis até os mais enraizados. Com base nessa teoria, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os níveis de cultura organizacional às suas respectivas descrições.

Coluna 1
1. Artefatos.
2. Valores compartilhados.
3. Pressuposições básicas.

Coluna 2
( ) Representam o nível mais profundo da cultura, formado por crenças inconscientes e "verdades inquestionáveis" que moldam o comportamento dos membros da organização.
( ) Referem-se ao nível mais visível e superficial da cultura, englobando elementos observáveis como o estilo de vestuário, linguagem, rituais e cerimônias da organização.
( ) Nível intermediário, composto por crenças e valores conscientes que orientam o comportamento das pessoas, explicando por que elas agem de determinada maneira dentro da organização.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A 1 – 3 – 2.
  • B 3 – 1 – 2.
  • C 2 – 3 – 1.
  • D 1 – 2 – 3.
  • E 2 – 1 – 3.

No que diz respeito à cultura organizacional, é correto afirmar que os valores compartilhados

  • A refletem as crenças e os sentimentos que, embora ainda inconscientes, estão presentes entre os colaboradores da empresa.
  • B são compostos pelos valores que possuem importância para a empresa e que definem a razão pela qual o time desempenha suas tarefas.
  • C representam o nível mais profundo da cultura organizacional.
  • D manifestam-se por meio de símbolos, práticas de gestão, serviços, histórias e padrões, que são visíveis para todos da empresa.

A análise de dados sobre a satisfação e condições de trabalho dos funcionários, visando identificar áreas de melhoria, pode ser realizada através de:

  • A análise de clima organizacional.
  • B análise de tendências de mercado.
  • C análise de desempenho financeiro.
  • D análise de retorno sobre investimento.
  • E análise de viabilidade econômica.

A gestão horizontal se caracteriza por promover autonomia funcional, instrui e capacita os seus colaboradores para que consigam tomar as melhores decisões possíveis, tanto para ele quanto para a empresa. Para tanto, os colaboradores necessitam ter conhecimento de todos os processos diários para que executem, da melhor maneira possível, as suas funções operacionais.
Analise os itens abaixo no que se refere às vantagens de uma gestão horizontal nas organizações:

I. Equipe multifuncional. II. Colaboradores comprometidos. III. Agilidade em resolver problemas. IV. Desenvoltura em tomar decisões.

Está(ão) CORRETO(S)

  • A I e III, apenas.
  • B I, II, III e IV.
  • C II e IV, apenas.
  • D III e IV, apenas.
  • E I e II, apenas.

Qual é o papel da cultura organizacional no planejamento estratégico?

  • A Pode atuar como facilitadora ou barreira para a mudança estratégica.
  • B É irrelevante e não afeta a implementação da estratégia.
  • C Deve ser substituída por culturas estrangeiras de sucesso.
  • D É fixa e não pode ser alterada.