Questões de Clima e Cultura Organizacional na Administração Geral (Administração Geral)

Limpar Busca

______ é o padrão de suposições básicas que um dado grupo inventou, descobriu ou desenvolveu ao aprender a lidar com seus problemas de adaptação externa e integração interna e que funcionou bem o suficiente para ser considerado válido e, portanto, para ser ensinado a novos membros como sendo a forma correta de perceber, pensar e sentir em relação àqueles problemas. Assinale a alternativa que preencha corretamente a lacuna.

  • A Clima organizacional
  • B Cultura Organizacional
  • C Planejamento organizacional
  • D Motivação organizacional

Considerando as transformações no mundo do trabalho e as mudanças nas organizações e nos centros de serviços compartilhados, julgue o item subsequente.


Em decorrência das mudanças rápidas e constantes impostas pela cultura digital, destaca-se a importância do desenvolvimento contínuo, representado pela expressão life long learning, uma estratégia de aprendizagem que se caracteriza pela educação linear e direcionada, com uma trilha comum a todos da organização.

  • Certo
  • Errado

Considerando as transformações no mundo do trabalho e as mudanças nas organizações e nos centros de serviços compartilhados, julgue o item subsequente.


Os centros de serviços compartilhados são importantes para evitar o retrabalho e especializar o atendimento em locais específicos, de forma a aumentar a eficiência na resolução das demandas, sendo fundamentais na atual cultura digital; entretanto, no serviço público, alguns serviços relacionados à área de recursos humanos, a exemplo da folha de pagamento, não podem ser centralizados em razão da especificidade dos cargos públicos.

  • Certo
  • Errado

A cultura organizacional é um fator fundamental que influencia o desempenho dos funcionários e o sucesso da organização. Qual das seguintes afirmações melhor descreve elementos essenciais da cultura organizacional?

  • A Sistema de controle e monitoramento de desempenho dos funcionários.
  • B Estrutura hierárquica e os níveis de autoridade dentro da organização.
  • C Estratégias de marketing e comunicação externa utilizadas pela empresa.
  • D Política de remuneração e benefícios oferecidos aos funcionários.
  • E Conjunto de valores, crenças e comportamentos que influenciam a forma como os funcionários interagem e trabalham.

No que se refere ao processo de solução de conflitos, aos aspectos comportamentais e à cultura organizacional, julgue o item seguinte.

Os padrões de influenciação e de poder, assim como as percepções e as atitudes das pessoas, constituem exemplos de aspectos informais da cultura de uma organização.

  • Certo
  • Errado