Questões de Código de Conduta Ética do Banco de Brasília - BRB (Ética na Administração Pública)

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No que tange ao Código de Conduta Ética do Banco de Brasília (BRB), assinale a alternativa correspondente ao valor honestidade nas práticas do BRB.

  • A Valoriza a tolerância e o bem-estar de todos sem preconceito de origem, raça, gênero, cor, idade, religião, credo, classe social e toda forma de discriminação.
  • B Compromete-se com a prestação de contas das próprias atividades conduzidas, dos recursos que gere e com a integridade dos controles.
  • C Tem compromisso permanente com o cumprimento das leis, das normas e dos regulamentos internos e externos que regem essa instituição.
  • D Condena atitudes que privilegiem fornecedores e prestadores de serviços, sob qualquer pretexto.
  • E Fomenta a preservação ambiental nos projetos dos quais participa, por entender que a vida depende diretamente da qualidade do meio ambiente.

B é gerente de determinada instituição financeira e recebe, como tarefa laboral, a responsabilidade de convencer os clientes a investirem na aquisição de ações de sociedade empresária que busca abrir seu capital em bolsa de valores. Após vários contatos, B consegue bater a sua meta pessoal, no sentido de ter conquistado um número significativo de novos clientes, decorrentes do desempenho da aludida tarefa, bem como auxiliar seus colegas de setor para que alcancem o mesmo objetivo.
A esse respeito, e de acordo com o Código de Ética do Banco do Brasil, o oferecimento de serviços e produtos deve ocorrer com

  • A individualidade
  • B comedimento
  • C parcialidade
  • D limitação
  • E diligência

A relação do código de conduta com o sistema de compliance vigente em uma organização

  • A é de subsidiariedade, pois o código de conduta é utilizado na ausência da implantação de um sistema de compliance.
  • B inexiste, pois o código de conduta é uma ferramenta de natureza exclusivamente sancionatória e aplica-se em um espectro diverso do compliance, que é preventivo.
  • C é intrínseca, eis que o código de conduta é de fundamental importância para pautar o padrão de conduta na organização e constitui, assim, ferramenta para auxiliar a atuação em conformidade, eliminando dúvidas de natureza ética.
  • D é indireta, pois a ausência do código de conduta, que estabelece um rol taxativo de penalidades, reduz o alcance do sistema de compliance.
  • E é relativa, pois a implantação de um sistema de compliance pode afastar a necessidade de código de conduta, se incorporar matriz de desvios de conduta.

De acordo com o que estabelece o Código de Conduta Ética do BRB, compete à Comissão de Combate ao Assédio Moral e Sexual

  • A orientar e realizar ações de combate ao assédio nas relações de trabalho.
  • B aplicar diretamente alerta formal aos empregados responsáveis por condutas inapropriadas, após a confirmação de tais atos, com base em provas colhidas.
  • C executar atos administrativos que preservem a integridade dos envolvidos nas denúncias e garantam a estabilidade do ambiente de trabalho.
  • D propor a instauração de processo administrativo disciplinar em desfavor do empregado responsável pelo ato de assédio, conforme a gravidade das provas colhidas ou a reincidência da ocorrência.
  • E realizar diretamente apoio ao assediado e, quando necessário, proteção, de forma a resguardar sua integridade física e mental.

Em conformidade com o que estabelece o Código de Conduta Ética do BRB, o atendimento ao cliente externo e interno deve ser pautado pelos seguintes princípios:

  • A pessoalidade, respeito, educação e cordialidade no atendimento prestado.
  • B oferta de produtos e serviços com qualidade, segurança e inovação, seguindo os interesses de mercado.
  • C garantia do sigilo das informações cadastrais dos clientes, dos serviços e das operações bancárias, sem exceção.
  • D receptividade às manifestações dos clientes, quando elas se mostrarem razoáveis e, de alguma forma, acarretarem melhoria do atendimento, menor preço, aperfeiçoamento dos produtos e qualificação nos serviços oferecidos.
  • E comercialização de produtos e serviços de maneira eficaz, fornecendo informações e respostas tempestivas, claras e confiáveis às consultas e reclamações, permitindo ao cliente a melhor decisão nos negócios e assegurando a respectiva satisfação.