Questões de Código de Ética de Relações Públicas (Relações Públicas)

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O Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas proíbe que o profissional de Relações Públicas

  • A atenda cliente que esteja sendo assistido por outro colega, mesmo que o colega assim o solicite.
  • B desvie para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
  • C atenda cliente que foi assistido por outro colega, mesmo quando tiver certeza da interrupção do contrato.
  • D colabore com os cursos de formação de profissionais em Relações Públicas, notadamente no aconselhamento e orientação aos futuros profissionais.
  • E atenda clientes concorrentes sob quaisquer condições.
Na comunicação social, assinale a alternativa que apresenta a principal distinção entre moral e ética.
  • A Moral refere-se aos padrões universais de comportamento, enquanto ética é mais subjetiva, aplicando-se apenas a contextos específicos
  • B Moral é exclusivamente baseada em normas religiosas, enquanto ética é mais secular, influenciada por princípios racionais
  • C Moral se concentra nas ações individuais, enquanto ética abrange as normas de comportamento da sociedade como um todo
  • D Moral e ética são termos intercambiáveis, não havendo diferença significativa entre eles
  • E Moral é inerente à natureza humana, enquanto ética é uma construção cultural que varia entre sociedades

O Cerimonialista deve exercer suas atividades procurando elevar o prestígio, a dignidade e o aperfeiçoamento da sua classe. De acordo com o Código de Ética e Disciplina do Cerimonialista, disponibilizado pelo Comitê Nacional do Cerimonial Público (CNCP), são alguns deveres do cerimonialista:

  • A auxiliar na padronização das atividades do cerimonial, buscando a ineficiência do trabalho desenvolvido.
  • B desenvolver seu trabalho, agindo quando for possível com lealdade com os colegas cerimonialistas, tendo como objetivo maior os interesses próprios da instituição à qual presta serviços.
  • C prestar serviços de forma contrária às leis, aos decretos e a outras normas correlatas, aplicadas ao Cerimonial Público, quando requisitado formalmente pelo seu superior imediato.
  • D obedecer às normas legais e administrativas que disciplinam o Cerimonial Público e respeitar e fazerse respeitado no exercício das suas atividades.

Eventos têm como uma de suas matérias-primas as pessoas. A ética profissional, o uso do bom senso e a habilidade de manter uma boa relação interpessoal é fundamental para equipe de organização executar um evento com sucesso. Para isto, é visto como uma postura adequada do Técnico em Eventos:

  • A Manter o bom humor, com brincadeiras excessivas e respeitando o limite e espaço de cada um.
  • B Cumprimentar todos, independentemente do cargo que a pessoa ocupe, tendo cuidado com a altura da voz e não fazendo o uso de termos de baixo calão.
  • C Atender ou fazer ligações com cunho pessoal durante o horário do evento, sempre mantendo o aparelho em modo silencioso.
  • D Atender com cordialidade apenas as autoridades presentes e direcionar o atendimento da equipe de cerimonial apenas para os convidados de honra.
  • E Utilizar de rispidez e uso da força para gerenciar conflitos durante uma solenidade.

De acordo com o Código de Ética dos Profissionais de Relações Públicas, é vedado ao RP:
(1) Desviar para atendimento particular próprio, com finalidade lucrativa, clientes que tenha atendido em virtude de sua função técnica em organizações diversas.
(2) Divulgar informações negativas sobre concorrentes da organização que representa.
(3) Disseminar informações falsas ou enganosas ou permitir a difusão de notícias que não possam ser comprovadas por meio de fatos conhecidos e demonstráveis.
(4) Admitir práticas que possam levar a corromper ou a comprometer a integridade dos canais de comunicação ou o exercício da profissão.
(5) Denunciar pessoas que exerçam ilegalmente a profissão de Relações Públicas.
Estão CORRETAS as afirmativas;

  • A 1-3-4.
  • B 2-3-4.
  • C 2-4-5.
  • D 3-4-5.