Questões de Código de Ética dos Profissionais da Propaganda (Comunicação Social)

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O Código de Ética dos Profissionais de Propaganda foi aprovado pela categoria em 1957. De acordo com o Código,

  • A os veículos faturarão sempre em nome dos anun-ciantes, enviando as notas às agências por eles responsáveis para cobrança.
  • B o profissional de propaganda poderá trabalhar em duas agências, desde que ambas tenham conhecimento e aprovem tal comportamento.
  • C a publicidade remunerada não pode ser considerada propaganda porque esta última tem fins políticos.
  • D o corretor de publicidade e propaganda é um uma pessoa jurídica que representa o seu cliente na agência de publicidade.
  • E a comissão percebida pelo corretor é sempre a mes-ma concedida às agências.

Considere o seguinte caso: um profissional vai ilustrar uma reportagem que será exibida por um veículo de comunicação como a televisão ou a internet. Assinale a alternativa que apresenta um procedimento fora dos padrões éticos e de responsabilidade que devem ser adotados neste caso.

  • A Usar imagens do YouTube relacionadas à reportagem, sem checar sua veracidade.
  • B Produzir imagens por softwares de computação gráfica da equipe de produção.
  • C Usar imagens externas captadas por profissionais credenciados do veículo de comunicação.
  • D Usar imagens disponibilizadas no perfil oficial de atletas, no Twitter, comunicando a fonte à audiência.
  • E Usar imagens de arquivo pertencentes ao veículo de comunicação.

Segundo o Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária,

  • A permite-se publicidade comparativa apenas quando houver apelo para aspectos emocionais das marcas.
  • B deve-se priorizar o uso de propaganda subliminar quando o público-alvo for composto por adolescentes e jovens.
  • C independentemente da autorização da pessoa retratada ou imitada, os anúncios testemunhais permitem o uso de sósias, desde que estes sejam convincentes na apresentação das características do produto anunciado.
  • D peças publicitárias podem usar fotos de grandes grupos em que os indivíduos possam ser reconhecidos, desde que não envolvam um contexto difamatório, ofensivo ou humilhante.
  • E sem aviso prévio ao consumidor, pode-se usar a palavra “grátis” ou expressão de idêntico significado apenas quando os custos de aquisição do que foi prometido se restringirem a despesas com frete, entrega ou serviço postal.

Devido às especificidades da assessoria de imprensa, segundo o Código de Ética dos Jornalistas Profissionais, o assessor não está obrigado a

  • A preservar a identidade de pessoas ameaçadas, exploradas ou sob risco de vida, sendo permitida a identificação apenas pela voz e pelos traços físicos.
  • B rejeitar alterações nas imagens captadas que deturpem a realidade, condenando o eventual uso de recursos de fotomontagem e outras manipulações.
  • C respeitar o direito à intimidade, à privacidade, à honra e à imagem do cidadão.
  • D ouvir, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística.
  • E buscar dados que fundamentem as informações de interesse público e que reforcem a versão do assessorado.

Em relação à atuação do Conselho de Ética do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, é correto afirmar:

  • A trata exclusivamente de peças publicitárias veiculadas em redes sociais.
  • B não realiza censura prévia de peças publicitárias porque trata apenas das que estão sendo ou foram veiculadas.
  • C não leva em consideração reclamações de pessoas que se sentem lesadas ou ofendidas por alguma campanha publicitária.
  • D não trata de peças publicitárias publicadas nas redes sociais, apenas das veiculadas em emissoras de TV.
  • E todas as peças publicitárias precisam, obrigatoriamente, de aprovação prévia do órgão antes de serem veiculadas pela primeira vez.