Questões de Códigos de Ética de 1947-1975 e de 1986 (Serviço Social)

Limpar Busca

Considerando o texto apresentado, analise as assertivas I e II, a seguir:
I - O Código de Ética dos Assistentes Sociais de 1986 e 1993 reflete uma evolução significativa na profissão, passando de uma abordagem mais tradicional e assistencialista para uma visão mais progressista e comprometida com a transformação social. O Código de 1986 tinha um impacto limitado em termos de envolvimento político e social, com foco mais restrito à prática assistencial, já o de 1993 consegue reforçar a importância da defesa dos direitos humanos e da justiça social, alinhando a prática do Serviço Social às demandas contemporâneas.
PORQUE
II - O código e Ética de 1986 vem de um período de redemocratização, mas ainda refletia algumas restrições do regime anterior, com menos ênfase em direitos sociais amplos e maior foco em práticas assistenciais, mas ainda assim representou um avanço e um marco no Serviço Social, pois rompeu com as concepções filosóficas tradicionais do Serviço Social, nitidamente conservadoras.
A esse respeito é CORRETO concluir que

  • A as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira.
  • B a primeira afirmativa é verdadeira, e a segunda é falsa.
  • C a primeira afirmativa é falsa, e a segunda é verdadeira.
  • D as duas afirmativas são falsas.
  • E as duas afirmativas são verdadeiras, e a segunda justifica a primeira.
Nos dias de hoje tanto se fala na efetiva garantia de uma atuação regida pelo projeto ético-político da profissão, mas por muito tempo o Serviço Social se fez engessado a uma prática contrária. Ao elencarmos o Código de Ética de 1947, primeiro a ser aprovado pela Associação Brasileira de Assistentes Sociais, identificamos sua base ideo-política pautada em quais princípios e valores?
  • A Princípios éticos religiosos e seus valores no neotomismo.
  • B Princípios positivistas e seus valores no tecnicismo.
  • C Princípios éticos religiosos e seus valores no marxismo.
  • D Princípios positivistas e seus valores na neutralidade.
  • E Princípios positivistas em oposição à discussão marxista.

Por muito tempo o Serviço Social restringiu seu fazer profissional em ajustar-se ao projeto de governo para atender ao “grande capital”, limitando-se a uma perspectiva reducionista e acrítica. A partir de lutas árduas, foi possível se formar uma bagagem teórica sólida que evidenciou a realidade antagônica aos objetivos profissionais. Sob esse viés, qual o primeiro Código de Ética que trouxe a necessidade da prática profissional estar vinculada aos interesses da classe trabalhadora e suas lutas?

  • A Código de 1938.
  • B Código de 1975.
  • C Código de 1986.
  • D Código de 1988.
  • E Código de 1993.

De acordo com o Código de Ética do Assistente Social, analise as assertivas a seguir:

I. São deveres do assistente social, nas relações com as instituições empregadoras e outras, denunciar falhas nos regulamentos, normas e programas da instituição em que trabalha quando os mesmos estiverem ferindo os princípios e diretrizes do Código de Ética Profissional, mobilizando, inclusive, o Conselho Regional, caso se faça necessário.

II. É permitido ao assistente social prevalecer-se de cargo de chefia para atos discriminatórios e de abuso de autoridade.

III. É permitido ao assistente social exercer a supervisão de aluno de Serviço Social em instituições públicas ou privadas que não tenham em seu quadro assistente social que realize acompanhamento direto ao aluno estagiário.

Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas III.
  • C Apenas I e II.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.
Fundamentado no Código de Ética Profissional - Capítulo I - Das Relações com os/as Usuários/as, é vedado ao/à assistente social: 
  • A Esclarecer aos/às usuários/as, ao iniciar o trabalho, sobre os objetivos e a amplitude de sua atuação profissional.
  • B Fornecer à população usuária, quando solicitado, informações concernentes ao trabalho desenvolvido pelo Serviço Social e as suas conclusões, resguardado o sigilo profissional
  • C Exercer sua autoridade de maneira a limitar ou cercear o direito do/a usuário/a de participar e decidir livremente sobre seus interesses.
  • D Devolver as informações colhidas nos estudos e pesquisas aos/às usuários/as, no sentido de que estes possam usá-los para o fortalecimento dos seus interesses.
  • E Democratizar as informações e o acesso aos programas disponíveis no espaço institucional, como um dos mecanismos indispensáveis à participação dos/as usuários/as.