Questões de Colonialismo espanhol: Ocupação e exploração do território americano (História)

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Leia o trecho a seguir.


Por milênios, o homem foi caçador. Durante inúmeras perseguições, ele aprendeu a reconstruir as formas e movimentos das presas invisíveis pelas pegadas na lama, ramos quebrados, bolotas de esterco, tufos de pelos, plumas emaranhadas, odores estagnados. Aprendeu a farejar, registrar, interpretar e classificar pistas infinitesimais como fios de barba. Aprendeu a fazer operações mentais complexas com rapidez fulminante, no interior de um denso bosque ou numa clareira cheia de ciladas. O que caracteriza esse saber é a capacidade de, a partir de dados aparentemente negligenciáveis, remontar a uma realidade complexa não experimentável diretamente.



GINZBURG, Carlo. Mitos, Emblemas, Sinais. Morfologia e História. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 151-152. (Adaptado).


Sobre o paradigma indiciário na História, com base na leitura do trecho acima, assinale a afirmativa correta.

  • A Decifra épocas passadas através da experiência do historiador, que seleciona as fontes com base em formulações preconcebidas para facilitar a investigação.
  • B Investiga os eventos históricos por meio da análise de documentos de diversas naturezas, descontruindo suas intencionalidades.
  • C Revela processos históricos ao respeitar o conteúdo da documentação oficial e primária, entendendo-a como um registro do passado inquestionável.
  • D Narra um passado a partir da observação de pistas e sinais, elaborando uma visão superficial devido à limitação de informações disponíveis.
  • E Estuda contextos históricos com base em registros seriais, que permitem uma compreensão completa do passado e de sua evolução.

Assinale a afirmativa que descreve corretamente o conceito de guerra justa, usado no Brasil Colonial.

  • A Um recurso legal utilizado para o extermínio de indivíduos, principalmente africanos, que se reuniam em quilombos no Brasil.
  • B Uma ferramenta jurídica de tradição católica que autorizava a prisão apenas de africanos mulçumanos que se rebelassem contra a escravidão no Brasil.
  • C Um direito romano que previa a troca de prisioneiros entre potências inimigas, com o objetivo de salvar e converter os capturados.
  • D Um instrumento criado pelas ordens religiosas para enfrentar a nova realidade da sociedade colonial brasileira e proteger os indígenas das investidas violentas dos bandeirantes.
  • E Um mecanismo adotado pela Coroa Portuguesa para a captura de indígenas que resistiam à sua administração, baseado no princípio da legítima defesa.

A colonização espanhola na América contou com diferentes relações de trabalho, de acordo com o período, a região e sua densidade demográfica. A respeito desse tema, analise as assertivas abaixo:
I. O trabalho livre era realizado pelos mestiços, os africanos foram escravizados em determinadas regiões, porém a principal mão de obra nas colônias foi a indígena.
II. O repartimiento foi a primeira forma de trabalho institucionalizada; os adelantados eram autorizados a cobrar impostos de um conjunto da população nativa, os quais eram pagos em forma de trabalho compulsório nas minas ou nas plantações. Em troca, ofereciam trégua nas guerras contra os indígenas.
III. A encomienda, também conhecida por mita (Peru) ou coatequitl (México), selecionava os indígenas que deveriam passar um período trabalhando para os colonizadores, recebiam um salário, independentemente de trabalharem por algumas semanas ou muitos meses, e a seleção era realizada pelos chefes indígenas.
Quais estão corretas?

  • A Apenas I.
  • B Apenas I e II.
  • C Apenas I e III.
  • D Apenas II e III.
  • E I, II e III.

Analisando o processo de colonização da América, Laura de Melo e Souza afirmou:


Se para o Novo Mundo deslocaram-se projeções do imaginário europeu, se expansão da fé e colonização caminharam juntas, nada mais natural que o descobridor da América fosse também o seu primeiro “edenizador”. [...] Colombo inaugurou assim o movimento duplo que iria perdurar por séculos em terras americanas: a edenização da natureza, a desconsideração dos homens-bárbaros, animais, demônios. Esta veemência – associar os homens da colônia a animais ou a diabos – se agudizaria posteriormente

[...].


SOUZA, Laura de Mello e. O diabo e a Terra de Santa Cruz: feitiçaria e religiosidade popular no Brasil Colonial. São Paulo: Companhia das Letras, 1986. p. 36



Um professor de História do 7º ano usou o fragmento da textual da professora Laura de Melo e Souza para mostrar aos seus alunos que

  • A uma visão mística da colonização mascarou a exploração dos recursos naturais existentes nas terras conquistadas.
  • B as ações dos mercadores portugueses privilegiaram a exploração econômica das colônias, ainda que, secundariamente, tenha sido realizado um esforço para a salvação dos povos nativos.
  • C o imaginário dos povos originários foi invadido pelas ideias do cristianismo, fazendo com que essas populações passassem a acreditar que seres monstruosos habitavam o Novo Mundo.
  • D os europeus vieram para a América com o intuito de, ao mesmo tempo e sem hierarquização, explorar as riquezas existentes e salvar as almas dos selvagens, até então entregues ao demônio.

Os astecas entraram em decadência a partir de 1519, quando os espanhóis chegaram à região do Vale do México, o conflito se estende até o ano de 1521 quando conquistam a cidade de Tenochtitlán. Este conflito foi liderado pelo espanhol:

  • A José Martin.
  • B Simon Bolivar.
  • C Hernán Cortez.
  • D Miguel de Cervantes.
  • E García Lorca.